Nelson Savioli VI FÓRUM DE RH ABRH-Londrina - Agosto /2007 DE RECURSOS HUMANOS À GESTÃO DE PESSOAS.

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Transcrição da apresentação:

Nelson Savioli VI FÓRUM DE RH ABRH-Londrina - Agosto /2007 DE RECURSOS HUMANOS À GESTÃO DE PESSOAS

* O profissional de RH tem evoluído dentro das organizações * O profissional de RH tem evoluído dentro das organizações * Mas não o suficiente * Continua reativo, a reboque de outras áreas mais inovadoras

As empresas têm sido obrigadas a se transformar :  mercado interno mais competitivo  internacionalização  dinâmica de aquisições, fusões, alianças estratégicas  marcos regulatórios

Empresas foram parar em um hipotético “divã de psicanalista” : :  dilema entre comportamento ético (exigido por consumidores –cidadãos) e pressão por seguir práticas de corrupção institucionalizadas  sentimento mais presente de “morte organizacional”

B) Profissionais assalariados, cooperados, consultores devem assumir nova postura frente a seus empregadores (de postura filho – pai para adulto – adulto) A) Empregadores (empresas privadas, funcionalismo público, Terceiro Setor etc.) tendem a ter seu poder diminuído em relação aos assalariados

Com a nova realidade para os empresários, o profissional perde :  sensação de que se trabalhar bem terá emprego “por toda a vida” (as empresas não tem mais certeza de que estarão vivas/independentes por muito tempo)  conforto de ter um “paizão, que cuida do seu presente e do seu futuro

Com a nova realidade para os empresários, o profissional ganha :  estímulo para cuidar da sua carreira, dentro da empresa que o emprega ou preparando-se para o mercado  mais força para negociar remuneração e desenvolvimento, desde que acrescente valor à empresa para que esta domine as mudanças  consciência de que somente o autodesenvolvimento pode capacitá-lo para não perder a dinâmica das mudanças no mercado

Competências que o profissional precisa desenvolver neste cenário de mudança constante :  entender o setor econômico em que sua empresa está  leitura de cenários  conhecer a estratégia de sua empresa – para poder acrescentar valor no seu trabalho  atenção à diversidade – em todos os aspectos

Comportamentos obrigatórios para o profissional ter sucesso e conseguir dormir bem à noite :  cuidar de todos os aspectos que podem influenciar sua carreira (e não apenas o profissional)  atuar com ética, pessoal e profissionalmente  valorizar-se constantemente, para estar pronto a despedir seu patrão a qualquer momento

O profissional de RH deve influenciar a diretoria executiva e, se possível, os acionistas em :  gestão da cultura organizacional  comportamento ético da empresa  antevisão de quais competências a organização precisará nos próximos cinco anos