Módulo 4 - O Processo do Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Práticas de Apoio à Gestão
PETI Planejamento Estratégico de TI
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
ANÁLISE SWOT Análise Interna Análise Externa
O Processo Administrativo
Planejamento Estratégico AULA 4 Fevereiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
A importância do Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Estratégia Organizacional
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Planejamento estratégico de carreiras
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Planejamento de Recursos Humanos O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Alinhamento Estratégico de
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento e estratégia
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. GESTÃO ESTRATÉGICA DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO INTERNO.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Disciplina: Direção Estratégica
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

Módulo 4 - O Processo do Planejamento Estratégico 4.1. Fundamentos do Planejamento Estratégico - 2013 Prof. MsC Wilter Furtado

Fundamentos do Planejamento Estratégico A palavra mágica é: IF = e se... O estrategista não se apega a paradigmas (nem tudo que deu certo ontem dará certo, necessariamente, amanhã). Há de ser assertivo, não discutir as decisões que já foram tomadas. O sucesso de qualquer negócio, consiste em fazer o que os outros não fazem – É a vantagem competitiva; Historicamente, existem dois tipos de organizações: aquelas que mudam e aquelas que fecham as portas... É só perder o referencial competitivo; A estratégia é um insight; É a luz que gera a sombra....E...Mas, cuidado com as “Crises” (Não há milagres, não há provas de que muitos ganham com uma crise sistêmica) Não use o tempo, use o time

Fundamentos do Planejamento Estratégico Se ligue nas megatendências...Fuja do operacional e comece a pensar estrategicamente. Faça um plano para o mundo e não para você. Há de ser exeqüível e quanto mais simples melhor; Lembre-se, que sempre estaremos recebendo cada vez menos para fazer o que os outros fazem; Um plano deve nivelar conhecimentos ; Qualquer empresa pode desenvolver um Planejamento Estratégico. Ter a consciência de que estamos vivendo um período de grandes mudanças. Os ativos intangíveis, já se configuram como os mais importantes.

O Processo do Planejamento Estratégico Ambiente Interno Informações Estratégicas Diretrizes Organizacionais (Missão e Objetivos) Ambientes Externos Ações Estratégicas Formulação da Estratégia Implementação da Estratégia Res. Estratégicos Competitividade Estratégica Retorno acima da média Feedback ou Realimentação Adaptado de Hitt et al – Administração Estratégica, 2ª – SP, Cengage Learning 2008 pg. 5

Etapas do Planejamento da Administração Estratégica (Certo & Peter 1993:6) Análise dos Ambientes Estabelecimento da diretriz da organização Formulação e implementação da estratégia organizacional Controle estratégico.

Fases da Administração Estratégica (Wright, et al (2000:46) Análise do ambiente externo (geral) - Macroambiente (geral) - Ambiente setorial (operacional) 2. Análise do ambiente interno - Recursos 3. Definição das Diretrizes Organizacionais - Missão - Objetivos 4. Formulação de estratégias - Estratégias empresariais, - Estratégias de unidades de Negócios - Estratégias Funcionais. Implementação de Estratégias Controle Estratégico

Análise dos ambientes É o monitoramento dos ambientes organizacionais, com o objetivo de identificar as ameaças e as oportunidades, presentes e futuras, para a empresa e para os negócios, assim como, levantar e avaliar as forças e fraquezas dos fatores internos .

Fundamentos de Análises Tipos de Ambientes S.W.O.T. - Strenghts = pontos fortes - Weakenesses = pontos fracos - Opportunities = oportunidades - Threats = ameaças Ambiente Geral - Ameaças oportunidades Ambiente Operacional - Ameaças e oportunidades Ambiente interno - Forças e fraquezas)