Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
Não há docência sem discência
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Aprendizagem Significativa
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Desenvolvimento Curricular
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Análise de uma ferramenta ou recurso
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
DISCIPLINA : INFORMÁTICA EQUIPE : ANDRESSA MARIA, BRENDA SUELLEN E LUÍSA GABRIELA. Escola : São Matheus Professora : Claúdia Coutinho.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Como educador e educando Franciscano Aparecida
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Família, escola e sociedade.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Didática do Ensino Superior
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Aprendizagem da matemática
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Quem é reconhecido um bom tutor?

Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a aprendizagem dos educandos através da ferramenta do computador

Como se forma um tutor?

Experiência em educação, titulação acadêmica Experiência no ensino presencial Entender o encantamento do processo ensino-aprendizagem e as diferentes teorias Formação que sustente a compreensão da prática educativa em que seus elementos fundantes se inspirem na concepção do belo, da unidade, da estética

Como avaliar um tutor?

O tutor pode ser avaliado, considerando quatro aspectos fundamentais: -capacidades -valores -atitudes -disposição

Capacidades - domínio dos conhecimentos básicos da informática - capacidade de expressão - competência para a análise e resolução dos problemas - conhecimentos (teóricos e práticos) - capacidade para buscar e interpretar informações Valores - responsabilidade social - solidariedade - espírito de Cooperação - tolerância - identidade Cultural

Atitudes - promoção da educação de outros - defesa da causa da justiça social - proteção do meio ambiente - defesa dos direitos humanos e dos valores humanistas - apoio à paz e à solidariedade Disposição - para tomar decisão - para continuar aprendendo

O tutor é imprescindível na EAD?

É IMPRESCINDÍVEL porque ele é alguém que deve:  Ajudar o aluno a acreditar em si, a sentir-se seguro, a valorizar-se como pessoa, a aceitar-se plenamente em todas as dimensões da vida.  Se o aluno acreditar em si mesmo, será mais fácil trabalhar os limites, a disciplina, o equilíbrio entre os direitos e deveres, a dimensâo, pessoal, grupo e social.