A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Expressão e Educação Físico-Motora
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Factores psicomotores
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
Área dos Conhecimentos
Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas
Currículo /Educação Física
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Professora: Camila G. Peres
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Pauta: Capacidades Físicas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Ginástica Geral.
Ginástica Geral.
PSICOMOTRICIDADE.
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Sequência Pedagógica da Dança
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Rosana Fachada Daniela Marcondes
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Conteúdos PSS/PAS/ENEM
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
RME – Secretaria Municipal de Educação – Três Corações
ASPECTOS TÉCNICOS FUNDAMENTOS:
Conceitos de Treinamento por Categoria.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira
Capacidades Físicas Coordenativas
O porquê das lutas enquanto tema/conteúdo da Educação Física Escolar “Para além dos conteúdos tradicionais”.
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - II
Ensino Fundamental, 7º ano
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani

nenhuma outra parte (Yvonee Berge) Nada está separado de nada, e o que não compreenderes em teu próprio corpo, não compreenderás em nenhuma outra parte (Yvonee Berge)

Os objetivos e atividades dos conteúdos de cada eixo deverão ser definidos conforme a idade de cada turma e é importante lembrar que um eixo de trabalho não exclui o outro durante a prática pedagógica, eles se complementam... MOVIMENTO Educação Física

Autonomia e Identidade Corporal Habilidades motoras Movimentos de locomoção (andar, correr, saltar, rolar…) Movimentos de equilíbrio (apoiar, empurrar, girar…) Movimentos de manipulação (lançar, chutar, pegar…) Capacidades Físicas Força Velocidade Coordenação Ritmo Flexibilidade Equilíbrio Agilidade Resistência Relaxamento Capacidades perceptivo-motoras Discriminações sensoriais Esquema corporal Lateralidade Organização e orientação espacial Organização e orientação espaço-tempo Capacidade de coordenação

Ampliação das práticas corporais infantis Quais são as práticas corporais que compõe a educação física escolar?

O esporte na educação escolar é uma linguagem!!! Esporte - práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional... O esporte na educação escolar é uma linguagem!!! Jogo – os jogos são atividades estruturadas com regras e podem ter adaptadas conforme as condições de espaço, materiais disponíveis, número de participantes, entre outros. Podem ser competitivos, cooperativos e recreativos...

Dança – são manifestações da cultura corporal que tem como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal Ginástica – são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caratér individualizado com finalidades diversas, como por exemplo: a preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de recreativa, competitiva e de convívio social. Envolvem ou não a utilização de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaços fechados, ao ar livre e na água

Lutas – são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjulgados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio (...), imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Mas como estas práticas devem ser sistematizadas para os anos iniciais?