Jogos Pedagógicos Formação em Ação 2013 – 1º Semestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Parâmetros Curriculares Nacionais
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Cristiane Jonas Francisconi
Para não esquecer Marita Martins Redin.
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
Por que o jornal na escola?
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Jogos Pedagógicos Formação em Ação 2013 – 1º Semestre

Jogos educativos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiantes. O jogo pode ser um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também ser um rico instrumento para a construção do conhecimento.

Objetivos -Desenvolver o raciocínio e a concentração do aluno; -Mediar o acesso ao conhecimento, a partir da observação, da análise, da organização e execução do jogo.

- Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Fundamental: visam desenvolver no aluno as suas potencialidades intelectuais, físicas e criativas, permeadas pelo desenvolvimento social e interpessoal. - Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Médio: visam a participação, a solidariedade, a cooperação, o respeito do aluno a si mesmo e ao outro, a análise crítica, a reflexão, a motivação e a participação em sala de aula e o prazer de aprender a aprender.

Qual seu “potencial educativo”? Qual seu “potencial lúdico”? O jogo centra-se na atividade em si ou na finalidade educativa? Qual a intencionalidade do estudante frente à estratégia de jogo?

COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Baseia-se em uma metodologia que favorece o contínuo pensar do estudante. Favorece o processo de pesquisa envolvendo fenômenos naturais no interior da sala de aula e fora dela. Possibilita maior interação com o meio através de experiências de aprendizagem que envolvem a resolução de problemas.

Os jogos são instrumentos educacionais dinamizadores da relação de ensino/aprendizagem. A utilização de jogos possibilita aos alunos “não serem somente ouvintes das explicações dos docentes, mas poderão desempenhar um papel de interação com seus colegas de sala, contribuindo, assim, para as suas convivências sociais” (RIBEIRO, E.; TORRES, E., 2008, p.61).

O lúdico Ludicidade refere-se aos jogos pedagógicos; brincadeiras; dinâmicas de grupo; recorte e colagem; dramatizações; exercícios físicos; cantigas de roda; atividades rítmicas e atividades nos computadores.

Para Piaget (1975), por meio de jogos a criança constrói conhecimento sobre o mundo físico e social, desde o período sensório-motor até o período operatório formal. Brandes e Philips (1977), afirmam que os jogos criam interesse quando postos em prática com finalidade e com eficiência, podendo se tornar a moldura na qual se desenvolvem todas as outras atividades.

A ludicidade está associada com algo alegre e prazeroso, com características básicas que levam o aprendiz à plenitude da experiência, à valorização interpessoal, à liberdade de expressão, à flexibilidade e ao questionamento dos resultados, com abertura para a descoberta e a relevância do processo- produto das atividades (SANTIN, 1994).

Obviamente, um jogo ou uma técnica recreativa nunca devem ser aplicados sem ter em vista um benefício educativo. Nem todo jogo, portanto, pode ser visto como material pedagógico. Em geral, o elemento que separa um jogo pedagógico de um outro de caráter apenas lúdico é que, este se desenvolve com a intenção explícita de provocar aprendizagem significativa.

Estimular a construção de um novo conhecimento e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória, ou seja, o desenvolvimento de uma aptidão ou capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a construir diferentes tipos de conexões.

A Geografia propicia a utilização de diversos tipos de jogos A Geografia propicia a utilização de diversos tipos de jogos. Todo o interesse que ocorre nos diferentes espaços seja nos bairros, cidades ou países do mundo, podem acarretar na criação de jogos estratégicos, sejam eles de mercados ou geopolíticos.

Trilhas O jogo de trilha é um instrumento didático pedagógico de fácil confecção, é lúdico, envolvente e pode ser um dos meios para levar os alunos a terem uma ação participativa em sala de aula. Objetivos: Desenvolver o senso reflexivo, a interatividade, além de levar o aluno a compreender o conteúdo geográfico.

Dominó  Na China, o dominó tornou-se um jogo conhecido por volta do ano de 1900. Alguns estudiosos acreditam que a origem do nome "dominó" vem da expressão latina Domino gratias (graças a Deus), comparando o termo com a gola das vestes dos sacerdotes. A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade.  

As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas. A utilização do dominó na disciplina de Geografia oferece informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, a interpretação das perguntas e o aprofundamento dos conteúdos.

AVALIAÇÃO COM JOGOS EDUCATIVOS Qual o objetivo desse jogo? - Aprender com a aplicação; - Revisar conteúdo; - Reforçar conteúdo; - Avaliar aquisição de conteúdo;

REFERÊNCIAS BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard. Manual de jogos educativos. Lisboa: Moraes, ed.1028,1997. PIAGET. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. RIBEIRO, E; TORRES, E.C. Trilha Geográfica: uma proposta de instrumento de ensino de Geografia. In: ARCHELA, R.S. SANTIN, Silvino. Educação física: da opressão do rendimento à alegria do lúdico. Porto Alegre: ed. EST/ESEF – UFRGS, 1994. Portal Dia a dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89- 4.pdf> Acesso em: 06 jun. 2013.