Escola Municipal Dona Cotinha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Integrado Pacaembu
Advertisements

Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
O TRABALHO COM PROJETOS
Etapas de uma Sequência Didática
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Professora: Isabel Cristina Lima
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
Escola Municipal Dona Cotinha
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Escola Municipal Aída Andrade Chaves
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
III Encontro de Boas Práticas
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
III Encontro de Boas Práticas
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Sandra Regina Santos dos Santos
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
Relatório de Proposta de Projeto
O Professor: 1. Propõe que diferentes grupos de alunos desenhem a silhueta de um deles em um papel grande disposto no chão 2. a seguir pergunta: “O que.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
CURSO DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Metodologia e técnicas para a capacitação de adultos
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Descrevendo a atividade
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Odilei Avelino dos Santos
Histórias em Quadrinhos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Roteiro básico para Plano de Aula
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
Proposta de atividade, esboço inicial
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Formação continuada ANO 2015
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Dona Cotinha - Eliane Eleutério – Professora – 5º ano Sandra Francisco – Profesora – 4º ano Waldete Barbosa – Cordenadora Pedagógica Pará de Minas

PROJETO TEMÁTICO SAÚDE Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Eliane PROJETO TEMÁTICO SAÚDE Problematização: Por que a pessoas algumas pessoas tem denças e outras não? Debate sobre a problematização. Texto: O que é saúde? Atividade de pesquisa em casa: Análise do cartão de vacina, Doenças que já tive, Por que?,Qual o objetivo da vacina? Debate sobre a pesquisa realizada Palestra: Saúde Bucal Atividades: Cárie

Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Eliane

Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Eliane INTERVENÇÃO A professora sugeriu a consulta no dicionário para descobrir o significado das palavras e pesquisa na biblioteca para saber os sintomas SITUAÇÃO Os alunos questionaram sobre o significado e sintomas de algumas doenças Ligação do Projeto Temático Saúde com o tema Saúde Bucal

SEQUENCIA DIDÁTICA: MEDIDA DE TEMPO Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Sandra SEQUENCIA DIDÁTICA: MEDIDA DE TEMPO Problematização: Em que situações precisei medir o tempo? Como medir esse tempo? Debate sobre a problematização: Quando o tempo demora para passar? Quando é tão rápido que lamentamos? Por quê precisamos medir o tempo que passa? Será que podíamos viver sem medir o tempo? Atividades – Artes: Registro através de desenhos sobre situações significativas em que precisei medir o tempo. Resolução: Permitiu que os alunos refletissem que o dia tem 24 horas.

Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Sandra PRODUÇÃO DO ALUNO

Escola Municipal Dona Cotinha – Professora Sandra INTERVENÇÃO Texto Informativo com gravuras. Comparação das diferentes respostas, com demonstração através de relógio digital. SITUAÇÃO Os alunos questionaram como surgiu a idéia de medir o tempo. Na socialização das respostas surgiu a dúvida: “Se o dia tem 24 horas, como poderia marcar a hora das dosagens corretamente?”

TRABALHO DESENVOLVIDO PELO CP Escola Municipal Dona Cotinha – CP- Waldete Barbosa TRABALHO DESENVOLVIDO PELO CP Pesquisa, seleção, organização e repasse de material (atividades, textos, revistas, jornais e outros); Encontros semanais; Análise de produções de alunos e professores; Troca de experiências entre os professores da escola e entre os professores envolvidos no programa da Escola Estadual Coronel João Ferreira.