Sustentabilidade no Grupo Boticário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Projeto - Plano de Negócios
Contexto da Informação
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
A Responsabilidade Corporativa Natura
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Área de Negócios de Exploração e Produção
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Modelo de Excelência da Gestão
O Boticário.
Implantação de Marketing
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
RESPONSABILIDADE SOCIAL
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
Aula 04 Processo Administrativo
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Comitê de Qualidade e Gestão de Projetos Setembro/2014.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
4º Período Ciências Contábeis
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Planejamento e Responsabilidade Social
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Balanced Scorecard.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Disciplina: Controladoria
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Contabilidade Gerencial
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade no Grupo Boticário

BELEZA É O QUE A GENTE FAZ O Grupo Boticário é brasileiro e tem orgulho disso Está entre as maiores empresas mundiais nos segmentos de cosméticos e perfumaria Tem visão de ser referência no mercado da beleza E quer deixar um legado às futuras gerações: contribuir para um mundo mais belo

Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), com 8.730 hectares de Cerrado FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO Mantém duas Reservas Naturais do Patrimônio Natural: Entidade sem fins lucrativos fundada em 1990 Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), com 2.253 hectares de Mata Atlântica Realiza e promove ações de conservação da natureza Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), com 8.730 hectares de Cerrado Já apoiou mais de 1.300 projetos, com descoberta de 67 novas espécies, entre fauna e flora

INSERÇÃO EMPRESARIAL POSICIONAMENTO Estimulados pelos valores do Grupo e orientados pela rentabilidade, implementaremos constante e crescentemente as medidas necessárias para melhorar nossos impactos sociais e ambientais nos negócios, em suas respectivas cadeias de valor e na sociedade.

1% Valores INSERÇÃO EMPRESARIAL Risco Retorno Crença Cenários e tendências Induções sociais Base legal Retorno Mercado Eficiência Valores Crença Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza Inserção da sustentabilidade observando questões sociais e ambientais junto com aspectos econômicos e financeiros

1 2 3 ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE 16 temas críticos identificados e analisados em profundidade 2 Pesquisa de Mercado: melhores práticas ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE 3 Identificação de expertises do Grupo e necessidades de know-how

Matérias Primas e Embalagens Canais de Vendas Ecoeficiência Ciclo de vida dos produtos Logística Reversa Revendedores Pontos de Venda Unidade produzida Cadeia ampla 4 Três frentes com atuação previstas até 2024: ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE 5 Análise de tendências (riscos e oportunidades) para pautar decisões e retroalimentar a estratégia

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MODELO DE GOVERNANÇA CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA EXECUTIVA SPONSOR Diretor de área relacionado ao tema LÍDER Gerente de área relacionado ao sponsor PONTO FOCAL Colaborador da área de Sustentabilidade FOCOS DE ATUAÇÃO Ecoefi-ciência Canais de Venda MP e Embala-gens GRUPO DE TRABALHO Colaboradores de diversas áreas

Mais de 80 colaboradores tem metas de sustentabilidade em seus acordos MODELO DE GOVERNANÇA 1 4 unidades de negócio, 3 áreas corporativas e mais de 40 gerências participam dos focos de atuação Mais de 80 colaboradores tem metas de sustentabilidade em seus acordos Mais de 90 indicadores compõe a análise dos processos e performance dos focos

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE Ferramenta interna, que mensura a evolução da inserção da sustentabilidade nos processos e permite comparar a performance do Grupo ao longo do tempo; Baseado em indicadores externos (GRI + ISE + performance em prêmios e rankings) e indicadores internos. Capilaridade da atuação e engajamento dos públicos Transparência Sustentabilidade na gestão/processos Reputação / Expressão Avalia o nível de transparência da organização na disponibilização das informações de sustentabilidade para o mercado e sociedade. Avalia a inserção da sustentabilidade nos níveis estratégicos e operacionais, e na gestão e processos da organização. Avalia a extensão da inserção da sustentabilidade, considerando presença e capilaridade da organização, e a extensão de sua cadeia de valor. Avalia os resultados e reconhecimentos obtidos para imagem e reputação da empresa e a percepção pelos diferentes públicos. BLOCO DESCRIÇÃO

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE 1 Empresa A Empresa B Grupo Boticário Empresa C Empresa D 77,2 65,4 62,4 100 45,5 42,1 Desempenho do mercado mensurado nos critérios definidos como relevantes para o Grupo Boticário; Construído com base em informações públicas, disponibilizadas no Relatório de Sustentabilidade e/ou sites institucionais das empresas, na mídia em geral, ou por simulações/estimativas de resultados.

Obrigado sustentabilidade@grupoboticario.com.br