O sentimento da infância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil Profa. Dra
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Visões históricas da infância e das crianças
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Gestão da Educação Infantil
Perfil do Profissional
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
John Dewey ( ).
FROEBEL ( ) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
O trabalho de Jean Piaget
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Alfabetização e Letramento
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Prof. José Roberto Medina
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

O sentimento da infância História da Infância e abordagens multiculturais O sentimento da infância Prof(a). Deise de Brito

Ser criança Por que ser criança na sociedade contemporânea é muito diferente de ser criança nos períodos históricos anteriores?

Infância A ideia de infância passou por várias etapas: Desde não ter uma palavra para defini-la até a descrição detalhada das suas características.

Pestalozzi( 1746 – 1827) Alemão, protestante, influenciado pelo movimento naturalista, tornou-se um revolucionário, juntando-se aos que criticavam a situação política do país. Defendia para a infância a aquisição dos primeiros elementos do saber, de forma natural e intuitiva. Entendia que a educação deveria estar a serviço das necessidades de crescimento e desenvolvimento da infância.

Friedrich Froebel (1782 -1852) Educador protestante alemão; Desenvolveu suas teorias baseadas em pressupostos idealistas inspirados no amor a criança e a natureza. Criador do jardim da infância. Objetivo: cultivar a alma infantil por meio de atividades infantis. Valorizava o brinquedo e as atividades lúdicas.

Ovide Decroly ( 1871 – 1932) Metodologia: a) A criança e as suas necessidades; b) A criança e o meio. O ensino deve ser desenvolvido a partir dos centros de interesse, expresso por atividades voltadas a observação, associação e linguagem.

John Dewey ( 1859 – 1952) Educador norte-americano, maior expressão da Escola Nova. Propunha uma educação não diretiva e experimental. Influenciou didaticamente a educação infantil, através da proposta de projetos.

Maria Montessori ( 1870-1952) Médica italiana, procurou construir um método de educação infantil fundamentado no desenvolvimento biológico e psicológico da criança. Em seu método, existia uma preocupação moralizadora da criança. Propunha a formação de uma autodisciplina, por meio da ocupação definida do espaço, bem como da utilização de material pedagógico específico.

Diferentes Concepções... [...]Alguns valorizam aquilo que a criança já é e que já sabe fazer, de fato, uma criança; outros, pelo, contrário, enfatizam o que lhe falta e o que ela poderá (ou deverá) vir a ser. Uns insistem na importância da iniciação ao mundo adulto; outros defendem a necessidade da proteção face a esse mundo. Uns encaram a criança como um agente de competências e capacidades; outros realçam aquilo de que ela carece.

Cultura Infantil A “cultura” infantil ganhou uma nova conotação na sociedade contemporânea, alterando, inclusive, características próprias como a vestimenta, a alimentação, a linguagem e as brincadeiras

Quem são os sujeitos da infância?

Invisibilidade da condição infantil Infâncias Será que temos diferentes infâncias coexistindo em um mesmo tempo e lugar? Invisibilidade da condição infantil

Construção social do conceito de infância Pensar infância pode ser buscar algumas evidencias articuladas à família e, também, no mundo moderno, à escola. A construção social da infância se concretiza pelo estabelecimento de valores morais e expectativas de conduta para ela.

Referências Bibliográficas ARIES, Philippe. História Social da Criança e da família. Rio de Janeiro. Zahar. 1981. (páginas 33-41 e 99-105). CASTRO, M.G.B.de. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. UFF/RJ. Artigo apresentado em Seminário do 16º COLE vinculado: 13) BRANCHER, Vantoir Roberto; NASCIMENTO, Cláudia Terra do; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. VIDYA, v. 27, n. 1, p. 55-65, jan./jun., 2007 - Santa Maria, 2009. ISSN 0104-270X. Acesso em: http://www.ufsm.br/gepeis/infancias.pdf