Perfil e Gerenciamento Como Fatores de Sucesso no Teletrabalho. O Teletrabalhador Perfil e Gerenciamento Como Fatores de Sucesso no Teletrabalho.
Introdução Principais fatores de sucesso no Teletrabalho. Necessidade de competências e características pessoais específicas ? A relação com o gerente. Formas de controle clássicas. Características da nova relação.
Sumário Objetivo. O teletrabalhador e seu perfil. Impactos psicológicos no teletrabalhador. Deve o teletrabalhador possuir um perfil diferenciado ? O gerenciamento do teletrabalhador. É possível controlar quem não está fisicamente presente ? O gerenciamento no teletrabalho. Conclusão.
Impactos psicológicos Cuidados especiais com os impactos sociais e psicológicos. Relações interpessoais formais e informais. Interações e sentimentos. “Socialização eletrônica”. Isolamento social. Reconhecimento social. Demonstração de status.
Impactos psicológicos - cont. Abandono de certezas e referências antigas. O compromisso entre as pessoas não é físico. Encontros regulares. “Longe do corpo, longe do coração”. Serviço médico-social. A “Carta do Teletrabalhador”. Obstáculos mais importantes em um projeto de Teletrabalho.
Perfil diferenciado ? Teletrabalhador e “trabalhador convencional”. Características necessárias ao teletrabalhador. Testes psicológicos ? Antiguidade na empresa e domínio de informática. Auto-motivação e gerenciamento do tempo. Organização pessoal. Adesão voluntária ?
É possível controlar quem não está fisicamente presente ? Compreensão da personalidade humana visando maior produtividade. Sistemas de controle e coerção, sanções e recompensas. Estilos de controle: punição, supervisão, por resultados. Processos de mediação: domínios econômico, ideológico, político e econômico.
Controle: cont. Mesmos mecanismos de controle no Teletrabalho ? Controle clássico: presença física e controle do tempo. Teletrabalho: confiança, controle e eficiência. Incerteza de tempo e lugar: administração por objetivos e autocontrole.
O gerenciamento: outros aspectos. Tecnologia e dinâmica social. Relação gerente - teletrabalhador. Planejamento cuidadoso / padrões de comunicação. Confiança x controle / animador x controlador. Horários pré-estabelecidos. Liderança.
Conclusão. Competências e características do teletrabalhador. Nova forma de gerenciamento. Importante grau de adaptação.
OBRIGADO