Perguntas de Modelação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Porque ensinar Ciências na Escola?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Pedagogia da pesquisa-ação
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Aulas Práticas no ensino de Ciências
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Educação no contexto do Trabalho
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Diferentes Posturas Curriculares
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Procedimentos de Ensino
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Docência universitária: repensando a aula
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aprendizagem da matemática
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Documentos e Propostas legais
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Perguntas de Modelação Matemática Mestrado do 1º e 2º CEB

Pergunta 1 O que é a modelação? A modelação é um processo para produzir um modelo adequado à situação. É uma metodologia de ensino que possibilita interligar conteúdos à realidade. Através da modelação prepara-se os alunos para o futuro na medida em que os alunos desenvolvem uma competência crítica e a investigação permitindo-os formar o juízo crítico sobre qualquer situação do seu quotidiano.

Pergunta 4 Quais serão as principais características da modelação matemática? A modelação matemática apresenta características ligadas ao método científico, como tal, estão presentes “propriedades ligadas à descoberta de relações entre objectos matemáticos conhecidos ou desconhecidos”, como afirmou Ponte e colaboradores (2005:13). Assim, as características poderão centrar-se nos seguintes pontos: exploração e formulação de questões, organização de dados e formulação de conjecturas, realização de testes e reformulação das conjecturas, justificação e avaliação. Identificam-se estes processos através do estudo que é desenvolvido neste âmbito da modelação.

Pergunta 4 (cont.) Poderemos ainda considerar uma das características da modelação matemática é fazer com que o aluno entenda a importância da matemática na sua formação, como aluno e cidadão, porque este serve de suporte para outras aplicações e teorias. Possibilita uma melhor aprendizagem de conhecimentos e habilidades para se usar a matemática em diferentes contextos.

Pergunta 7 O que se poderá referir acerca da modelação como um ambiente de aprendizagem?  Para se poder usar a modelação como um ambiente de aprendizagem é necessário criar determinadas condições próprias que propiciem acções e discussões necessárias à investigação e à problematização. É importante referir que deve haver articulação entre a investigação e a problematização através da matemática tendo como referência situações da realidade.

Pergunta 10 Quais serão as principais razões para a inclusão da modelação no currículo? A modelação matemática propícia a construção e manipulação destes modelos de forma clara e concisa. O uso da modelação matemática no ensino das ciências, em qualquer nível, pode ser uma forma de fazer questões a alunos e a professores, despertando a reflexão e o espírito crítico tão necessários para ter educação científica ao invés de treino para resolução de problemas padronizados. Consideramos importante incluir a modelação nos diversos temas do currículo, numa perspectiva transversal e contínua.

Pergunta 10 (cont.) Assim, as principais razões para a inclusão são as seguintes (Blum, 1995):   Motivação: os alunos sentir-se-iam mais estimulados para o estudo de matemática, já que vislumbrariam a aplicabilidade do que estudam na escola; Facilitação da aprendizagem: os alunos teriam mais facilidade em compreender as ideias matemáticas, já que poderiam conectá-las a outros assuntos; Preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas: os alunos teriam a oportunidade de desenvolver a capacidade de aplicar matemática em diversas situações, o que é desejável para moverem-se no dia-a-dia e no mundo do trabalho; Desenvolvimento de habilidades gerais de exploração: os alunos desenvolveriam habilidades gerais de investigação; Compreensão do papel sócio-cultural da matemática: os alunos analisariam como a matemática é usada nas práticas sociais.

Pergunta 13 Quais deverão ser os principais motivos para levar um futuro professor à implementação da modelação matemática na sala de aula? Utilizar, elaborar e interpretar modelos e representações matemáticas para análise de situações-problema; Identificar regularidades para estabelecer regras, algoritmos e propriedades; Analisar os noticiários e artigos relativos à ciência e tecnologia, identificando o tema em questão e interpretando, com objectividade, seus significados; Expressar as ideias com clareza, utilizando a linguagem matemática; Página 475, 450 – Livro em Inglês O principal motivo é o professor conseguir trazer para a sala de aula, problemas da realidade dos alunos e integrá-los no ensino da matemática em contexto escolar.

Pergunta 13 (cont.) Reconhecer a contribuição do conhecimento matemático, físico, químico e biológico no desenvolvimento da tecnologia, nas relações sociais de cada época, nas transformações e na criação de novas necessidades, nas condições de vida e suas implicações no mundo quotidiano; Compreender a responsabilidade social associada à aquisição e uso do conhecimento matemático, fazendo-o sentir mobilizado para diferentes acções.