Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
tecnológicos e profissionais
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Pós-Graduação em Saúde
Programa Especial de Treinamento
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
2009.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso: Docência do Ensino Superior
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
O PERFIL DO TUTOR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PETIANOS FERREIRA, M. V. B.¹; SILVA F. B¹.; AMARAL, G. M. S.¹; PAULA, J. N.¹; REZENDE, M. B.² ¹ Acadêmicas.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Apresentação da disciplina:
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Discentes Os escores de ingresso no curso caracterizam candidatos de alto nível? Avaliação Externa: A Sim Avaliação Interna Sim
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Universidade Federal de Alagoas
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB Anderson Vinícius Alves Ferreira, Adriano da Silva Marinho, José Rogério Bezerra Barbosa Filho, Eduardo Freire Santana, Leonardo Vidal Batista (Prof. Orientador)

Índice Introdução Motivação de se fazer uma auto-avaliação Fundamentação e Metodologia Órgãos, medidas e conceitos utilizados na pesquisa. Resultados Gráficos e porcentagens das respostas adquiridas. Conclusão Análise dos dados obtidos. Trabalhos Fututos Referências Agradecimentos

Introdução Falta de uma auto-avaliação desde a criação do curso Identificar necessidades e possíveis problemas Conhecer melhor o perfil do corpo discente, sejam eles alunos matriculados ou egressos

Introdução Objetiva evidenciar os pontos fortes do curso Auxiliar o Projeto Político Pedagógico e restruturação do curso Instaurar uma cultura de auto-avaliação no DI

Fundamentação e Metodologia SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação do Ensino Superior) – Institui dois tipos de avaliações: Interna e Externa [1] Plataforma Lattes [2]

Fundamentação e Metodologia MEC e o IQCD[3] IQCD = %Doutores x5 + %Mestresx3 + %Especialistasx2 + %Graduadosx1) 100

Fundamentação e Metodologia Corpo Discente: aplicação de questionários distintos para alunos matriculados, egressos e evadidos Corpo Docente: Verificação das produções científicas e seus Qualis[4] bem como dos projetos de pesquisas de cada professor através da plataforma Lattes

Resultados Corpo Docente

Resultados

Resultados

Resultados Produção Científica por ano Produção Científica com Qualis por ano

Resultados Alunos Matriculados Tipo de escola no segundo grau Média das respostas objetivas Alunos vindos de escola pública

Resultados Opinião sobre sistema de cotas Opinião dos alunos de escola pública sobre sistema de cotas Obs.: Todos os alunos vindo de ensino público que concordaram com as cotas são do CEFET-PB

Resultados Pretensão em fazer pós-graduação

Resultados Alunos Egressos Média das respostas objetivas Realização profissional Cursando ou cursa algum curso de pós-graduação

Resultados Fez pesquisa durante a graduação Fez ou está fazendo pós-graduação

Resultados Alunos Evadidos Motivo de evasão Percentual de alunos evadidos que optaram pelo CEFET-PB em detrimento de outras instituições

Conclusão Grande aumento de produção científica e de projetos acadêmicos Boa avaliação dos alunos perante o curso Conhecimento da opinião do corpo discente sobre o sistema de cotas bem como da quantidade de alunos vindos de escolas públicas e de suas origens

Conclusão Confirmação da boa aceitação dos alunos egressos no mercado de trabalho

Trabalhos Futuros Procura dos alunos que ainda não responderam o questionário Implantação de um sistema de cadastro dos alunos Implantação de um sistema de Data Mining para extração automática dos dados

Referências [1] SUANNO, M. V. R. Auto-Avaliação Institucional: Princípios e Metodologia do Grupo Focal. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/avinst01.htm>. [2] PLATAFORMA LATTES. Disponível em <http://lattes.cnpq.br/index.htm>. [3] ARAÚJO, P. F. C. de; SILVA, A. M. da; OLIVEIRA, J. P. de; MACHADO, S. A.; BORELLI, V. Padrões e indicadores de qualidade para avaliação de projetos de novos cursos de graduação em Ciências Agrárias. MEC/Sesu/CEE/CA. [4] QUALIS. Qualificação de periódicos, anais, revistas e jornais. Disponível em: < http://qualis.capes.gov.br/webqualis/>. Acesso em: 18/08/2007.

Agradecimentos Ao MEC/SESu; Aos alunos da disciplina Pesquisa Aplicada à Computação do período 2007.1; Ao Prof. Tutor Dr. Leonardo Vidal Batista; A todos os que participaram e/ou participam, direta ou indiretamente, deste trabalho;

Fim www.xkcd.com