PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação Ambiental - GPEEA
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Universidade Federal do Amapá
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comunidade de Aprendizagem
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Orientações sobre o Estágio II
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Tecnologias / Produção de texto
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docência universitária: repensando a aula
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Consciência e Competência Profissional Pró-Cidadania COORDENADORAS: Alzinete Maria Rocon Biancardi (Ciências da Informação) Desirée Cipriano Rabelo (Comunicação Social) Teresinha Maria Mansur (Serviço Social)

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO - Objetivo: Desenvolver consciência e competência profissional nos processos pró-cidadania. - Disciplinas envolvidas: - Seminário de atuação profissional (9º Bib) - Comunicação Comunitária em Jornalismo (6º COS) - Metodologia em Serviço Social III (5º SSO) - Período: dezembro 2003 a 20 abril 2004

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Metas ESCUTAR - a si mesmos, as várias tradições e conhecimentos, as áreas profissionais e os atores sociais envolvidos no processo. INTERAGIR - no contexto de cada sala de aula, com os grupos interdisciplinares e nos campos de atuação. EXPRESSAR - conhecimentos, novas propostas, diversas linguagens, habilidades e competências.

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Atividades desenvolvidas: Em sala de aula: aulas expositivas; oficinas; estudos dirigidos; produção de textos; debate com convidados. Entre turmas: encontros extra-classe para  conhecimento mútuo e socialização;  apresentação dos processos vivenciados  audiência à palestra  apresentação cultural

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Oficinas

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontros Extra-classe

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontros Extra-classe Ação cultural

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontro Extra-classe: Gibiteca

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontro Extra-classe: Público

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontro Extra-classe: Público

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontros Extra-classe: Coordenadoras

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Trabalho de campo: grupos interdisciplinares identificaram possibilidades de ação profissional nas instituições selecionadas Critérios de avaliação do trabalho de campo  Envolvimento com o tema  Interação entre os membros dos grupos  Integração dos saberes  Interação com o campo

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Trabalhos individuais: - Leitura e produção de textos. - Memorial descritivo com o relato e análise do processo, em formato e linguagem livres.  Critérios de avaliação do memorial  Originalidade na elaboração e apresentação.  Capacidade de refletir sobre a experiência vivenciada.

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Campos de atuação ONG’s e MOVIMENTOS Associação de Moradores do Jardim da Penha Associação de Mulheres: AMUS (Serra) e Amucabuli (Cariacica) SERVIÇO PÚBLICO Hospital Infantil de Vitória Biblioteca Pública Estadual

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Trabalho de campo: Hospital Infantil

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Campos de Atuação PROGRAMAS/PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFES Balcão Social Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati)  Projeto Girassol PESQUISA ALUNOS SERVIÇO SOCIAL Paulo Freire na África

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Unati Amus BPE Amjap Neja Balcão Social Hospital Infantil África Amucabuli Girassol

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Como o projeto aprimorou a capacidade de escutar, interagir e expressar dos estudantes e professores?

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Encontro Extra-classe: Avaliação

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Possibilitou interação grupal; compreensão e vivência da interdisciplinaridade; colaboração de professores (CCJE, CCHN, CEFD), de representantes dos campos de atuação; busca do conhecimento em fontes diversas; expressão das habilidades pessoais; expressão das competências profissionais com compromisso ético-político; descoberta/valorização de novas áreas de atuação;

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO conexão entre a leitura da palavra e do mundo; coerência entre a teoria e fazer pedagógico; fortalecimento dos vínculos estudantes-professores; qualificação do espaço da sala de aula; sistematização e divulgação do processo vivenciado (congresso, imprensa, relatórios, etc); Redescoberta do prazer ensinar e aprender.

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Questões a resolver: estratégias de incentivo à prática de leitura; período letivo X dinâmica do projeto; educação bancária X educação dialógica; espaços e tempo para trocas pedagógicas no âmbito da universidade; aprimoramento da comunicação interna; redimensionamento da carga horária de estudantes e professores;

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Desdobramentos Indicações de continuidade nos projetos (Girassol, Hospital Infantil, Amjap, Amus, Biblioteca Pública e Amucabui). Busca espontânea de estágios, palestras e leituras e pesquisas nas temáticas sociais. Sistematização, avaliação do projeto. Reavaliação e potencialização do processo pedagógico no ensino universitário. Participação no Seminário I da Graduação.

PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e à esperança. A esperança de que professor e alunos, juntos, podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos, igualmente, resistir aos obstáculos à nossa alegria. (Paulo Freire)