Consultoria Etapas do processo de Consultoria

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Transcrição da apresentação:

Consultoria Etapas do processo de Consultoria Material produzido pelas prof. Ms. Lidia Mancia e Ms. Clarissa Cervo

POR QUE PENSAR EM ETAPAS? As etapas da consultoria auxiliam a estruturar formas mais estratégicas de trabalho.

Fase 1: Entrada Momento para conhecimento mútuo; Sonda-se as expectativas, necessidades, problemas, objetivos, comprometimento, etc.;

Fase 1: Entrada Precisa-se avaliar o quanto o cliente está ciente de sua realidade e problema; Deve-se avaliar a cultura, os valores da Organização; O consultor deve verificar sua capacidade para agir nessa situação, seus conhecimentos, motivação e habilidades.

Fase 2: Contrato Busca estabelecer qual a forma de intervenção e construir uma relação de confiança entre cliente-consultor. Contrato Formal Contrato Psicológico

Fase 3: Diagnóstico Utilização do conhecimento sistematizado através do uso de métodos e técnicas. Procura levantar e colher o maior número de dados possível e que seja necessário para a intervenção em si.

Fase 3: Diagnóstico: Necessidade de Olhar Multidisciplinar Personalidade e características das pessoas e grupos Adaptação a mudança, expectativas futuras, metas e objetivos Clima Político da Organização Aspectos históricos, culturais e funcionais

Fase 4: Feedback A natureza do problema, a metodologia empregada na coleta de dados e o estilo técnico da consultoria serão os fatores que determinarão o momento do feedback.

Fase 5: Implementação Coloca-se em prática ou a campo as alternativas de soluções para os problemas detectados na fase do diagnóstico.

Fase 6: Finalização Como fazer??? Término do trabalho de consultoria. Essa fase deve ser prevista já no momento do contrato. Essa etapa depende da abrangência e natureza da intervenção. O consultor deve saber lidar com dificuldades psicológicas de desligamentos e saber manejar simbolicamente a finalização do vínculo.

Natureza da Intervenção Primária Prevenção Secundária Curativa Terciária Reabilitativa

Abrangência da Intervenção Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching Individual

Abrangência da Intervenção Esclarecimento de Papéis Administração de Conflitos Saber trabalhar em grupo Grupal

Abrangência da Intervenção Atinge a organização como um todo. Precisa-se identificar se há dificuldades em função de mudanças estratégicas ou são questões de cultura ou clima. Organizacional

Abrangência da Intervenção Avaliação de Desempenho Treinamento em Serviço Coaching Individual

Modelos de Consultoria Conjunto sistematizado de ações que visam organizar a atividade com o objetivo principal de ajudar o cliente a resolver problemas de diferentes naturezas e aumentar a efetividade pessoal, grupal ou organizacional.

serviços especializados Diagnóstico feito pelo cliente MODELO COMPRA E VENDA Compra e venda de serviços especializados Diagnóstico feito pelo cliente Consultor corresponde a uma assistência especializada Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA

Foco no consultor/ cliente passivo MODELO CLÍNICO Enfoque prescritivo Foco no consultor/ cliente passivo Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA

Estímulo ao comprometimento Consultor – facilitador e educador. MODELO DE PROCESSO Trabalho em parceria Cliente é reeducado Estímulo ao comprometimento Consultor – facilitador e educador. Schein (1978) MODELOS DE CONSULTORIA

FORMAÇÃO E TREINAMENTO MODELO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO Informação através de Treinamentos Intervenção pontual Abrange maior número de pessoas Consultor como professor, formador e treinador MODELOS DE CONSULTORIA

MODELO CAPLAN cliente consultando programa administrador do MODELOS DE CONSULTORIA

MODELO BEHAVIORISTA Alterações substanciais no ambiente para promover mudanças no nível individual e organizacional MODELOS DE CONSULTORIA