Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas

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Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas Metodologia e Técnicas de Diagnóstico

Aula 7 - Metodologia e Técnicas de Diagnóstico QUESTIONAMENTO CONSULTIVO Quais os principais sintomas? Em que estágio está? Como se interligam a missão, os objetivos e os projetos da empresa? Como percebe o ânimo da equipe? O que devo fazer para aprofundar os questionamentos? Os sintomas demonstrados são preocupantes?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico ENTREVISTA Fase de preparação: Selecionar os entrevistados, tipos de informações desejadas, técnicas de abordagem, agendar entrevistas, informar sobre objetivos da entrevista. Fase da Entrevista: Ressaltar a confiança e sigilo das informações, criar clima agradável, fazer perguntas claras e objetivas, não sugerir respostas, estar atento as informações, não interromper o entrevistado. Registro das Informações: fazer anotações discretamente, mostrar as anotações no final, pode usar gravação desde que o entrevistado permita.

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Questionário Perguntas: abertas, fechadas ou de múltipla escolha; O Conteúdo: de fatos, de ação, de intenção e de opinião

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico REUNIÕES Preparação: Definir antecipadamente o assunto, os participantes, local, data, os métodos, a pauta, o que se espera de cada participante, material de apoio e consulta; Execução: ressaltar os pontos relevantes

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico TRABALHO DE GRUPO Definição do Problema Promoção de Idéias Análise Crítica Escolha de Soluções Estratégias de ação OBSERVAÇÃO: sistemática, livre e espionagem

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Tipos de Questões: (Gerência) Como a empresa é vista pelos funcionários, clientes, fornecedores e sociedade? Como a empresa se organiza para analisar as influências do macroambiente em seu ramo de negócio? A empresa conhece e aplica as leis trabalhistas, de poluição ambiental, defesa do consumidor, relações com concorrência em seu ramo de negócio? A empresa conhece o perfil de seus clientes, suas necessidades e desejos, localização, segmento, potencial de mercado para adequação de seus produtos ou serviços?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Tipos de Questões (Gerência) Em Relação aos fornecedores: Quais são os critérios de escolha para comprar de um fornecedor? Qual o peso dos fatores custo e qualidade na decisão de compra? Existe planejamento de compras? Como são tratados os problemas de fornecimento? Há dependência de um único fornecedor para dados produtos?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Em Relação a Concorrência: Como a empresa obtém informações sistemáticas sobre a atuação dos concorrentes sobre: inovação, vantagens e diferenciais, preços, prazos de entrega e pagamento, assistência pós-venda? O que a empresa faz para aumentar ou manter a sua participação no mercado? EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA Como a empresa faz para se manter atualizada em termos de instalação, processo produtivo?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico Em Relação aos Objetivos e Metas: A empresa define levando em conta os lucros, crescimento da empresa, satisfação dos empregados e responsabilidade pessoal? Os objetivos estão bem claros para todos os níveis? EM RELAÇÃO AOS LUCROS: Qual a filosofia da empresa quanto a importância do lucro a curto prazo em relação a sobrevivência a longo prazo, participação de mercado, satisfação do clientes?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico EM RELAÇÃO A PRODUTIVIDADE Existem padrões de produtividade estabelecidos e conhecidos por toda a equipe? Esses padrões são utilizados para treinar, promover ou remanejar os funcionários? A empresa faz o registro dos índices de devolução, defeitos, faltas e atrasos dos funcionários? QUANTO AO PLANEJAMENTO A empresa faz planos globais e setoriais bem estruturados, com definição de objetivos e metas, prioridades, prazos e responsáveis? O planejamento leva em conta a opinião e experiências dos funcionários envolvidos em sua execução?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico TECNOLOGIA GERENCIAL É oferecido treinamento para os gerentes, supervisores sobre tecnologia da informação, planejamento e controle, relações interpessoais? AÇÃO GERENCIAL é feito acompanhamento sistemático do desempenho dos gerentes, supervisores e funcionários quanto ao atingimento de metas, atualização profissional, relacionamento com outras áreas, relações com equipe?

Metodologia e Técnicas de Diagnóstico ORGANIZAÇÃO E CONTROLE Como se dá a integração dos diversos departamentos para atender aos objetivos e metas da empresa? O controle é feito mais com o objetivo de acompanhamento ou punição? Todos os funcionários são responsabilizados pelos resultados, segurança e bem estar no trabalho? Existe reuniões periódicas para apresentar e discutir resultados? Discutir sugestões e melhorias e tomada de decisão?