Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
Seminário de Análise e Produção Textual III
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação Literatura Infantil: Experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  Oseane Silva Bastos Orientador: Fabricio Soares 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade de Cruz Alta /RS

Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Metodologia Resultados Parciais e Discussão Considerações Finais Referências 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Introdução A educação básica enfrenta vários problemas no que se refere a aprendizagem principalmente no campo da leitura. A leitura e interpretação de textos são os maiores desafios a ser enfrentado por educadores desde os anos iniciais do ensino fundamental até o final do ensino médio, uma vez que são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de todo cidadão. Neste trabalho buscamos identificar e refletir a respeitos dos problemas que envolvem a aprendizagem da Literatura infantil no âmbito das atividades do PIBID.  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Objetivos Identificar e refletir a respeito das experiências que envolvem a literatura infantil vivenciada em sala de aula durante as atividades do PIBID.    3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Metodologia O seguinte trabalho foi baseado em observações realizadas na Escola Estadual Venâncio Aires, em Cruz Alta,  vinculada ao PIBID com alunos do terceiro e quinto anos do ensino fundamental. Portanto, foi usada como metodologia a pesquisa de campo.  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussões Relatamos que nas experiências vividas no PIBID com o quinto ano do Ensino  Fundamental ficou notório que os alunos têm dificuldades em ler, escrever e por conseqüência interpretar o que leem. Ao trabalharmos com o gênero  Fábulas ficou evidente que os educados fazem uso da imaginação ao produzirem seus próprios textos, mas a escrita é deficiente e na maioria das vezes não conseguem ordenar suas ideias, o uso da pontuação tanto na escrita quanto na oralidade é limitada.No terceiro ano a situação apresenta-se ainda mais agravante ,se levado em consideração o fato de que neste ano os alunos já deveriam estar alfabetizados ,porém a grande maioria tem dificuldades em ler e escrever. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussões Sem estarem devidamente alfabetizados a introdução da literatura implica em dificuldades ao se trabalhá-la em sala de aula ,visto que o processo de escrita e leitura não podem ser separados ,pois um precede o outro.Em ambas as turmas a hiperatividade de  alguns alunos ,a inquietação e falta de disciplina também são fatores que contribuem para o déficit de aprendizagem. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e discussões No Ensino Fundamental a literatura deve ser usada como instrumento para aprimorar e enriquecer a leitura e a escrita.a literatura infantil ,quando introduzida de forma lúdica tende a chamar mais  atenção dos alunos ao remetê-los a situações inusitadas bem como a situações já vivenciadas por eles,trazendo para a sala de aula a” magia “ de se viajar através da leitura,de se identificar com os personagens ampliar o vocabulário,conhecendo e decifrando palavras novas e seus significados,  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussões nesta perspectiva buscamos novas maneiras de trabalhar trazendo para a sala de aula propostas sempre atuais e inseridas no cotidiano dos educando e assim conseguindo fazer com que os alunos sejam envolvidos pela literatura acreditamos conseguir reduzir os problemas com leitura ,interpretação e produção textual.   3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Considerações Finais A Literatura é necessária para a formação do indivíduo pensante e neste sentido é preciso que os educadores busquem em sala de aula meios diversificados para que os alunos se tornem leitores críticos e autônomos, desenvolvendo a capacidade de ler, interpretar e relacionar o texto com o mundo em que vivem, tornando essa leitura mais prazerosa . Nas crianças a dificuldade de leitura é um fator que afeta seu desenvolvimento e aprendizagem,sendo assim,faz-se necessário uma revisão por parte dos educadores no que diz respeito ao método com o qual a leitura vem sendo abordada em sala de aula e se os resultados atingidos com essa abordagem vem alcançando os objetivos almejados pelo educador , 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Considerações Finais educador ,caso isso não aconteça é primordial rever esse método,adotando formas mais dinâmicas e satisfatórias,pois não basta “passar conteúdo” ,o fato de o professor ensinar nem sempre significa que o aluno aprendeu,é preciso estar em constante avaliação para que o professor saiba que rumo deve tomar para propiciar a real aprendizagem do aluno.  Atentos a esta problemática tentamos introduzir formas lúdicas de  transmitir nossos conhecimentos literários ,fazemos uso constante da participação dos alunos nas atividades propostas ,e encontramos  na produção teatral um aliado , 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Considerações Finais tendo em vista que esta atividade aguça a criatividade e o interesse dos alunos ,bem como a produção de cartazes referentes aos temas trabalhados e a produção de textos dos próprios alunos ,estes trabalhos são realizados geralmente em grupos ,pois dessa forma um aluno pode socializar com os outros e nessa interação ensinar e aprender ,pois as experiências vividas pelos educando devem ser consideradas em sala de aula como importante fator de aprendizagem.  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Obrigado(a)! e-mail: 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS