SISTEMA DE CONSUELO AMORIM PRESIDENTE NACIONAL ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE CONSUELO AMORIM PRESIDENTE NACIONAL ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS

Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS PRESTADORA DE SERVIÇOS OBJETO EXCLUSIVO LEI 5.768/71 – AUTORIZAÇÃO OBRIGATÓRIA LEI 7.492/86 – ATUAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO = CRIME VALOR MÍNIMO DE CAPITAL REALIZADO E PLA –R$ BENS MÓVEIS E SERVIÇOS –R$ PARA IMÓVEIS 369 ADMINISTRADORAS EM 2003

ENVIO MENSAL DE DONSTRAÇÕES FINANCEIRAS AO BANCO CENTRAL AUDITORIA INDEPENDENTE PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENVIO MENSAL AOS CONSORCIADOS - VALORES COLETADOS, UTILIZADOS E APLICADOS - RENDIMENTOS DE APLICAÇÃO FINANCEIRA - % AMORTIZADO E A AMORTIZAR... ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS

O que é o Consórcio? UM SISTEMA COOPERATIVADO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS UM MECANISMO NÃO INFLACIONÁRIO QUE SOCIALIZA O CONSUMO E ESTIMULA A FORMAÇÃO DE POUPANÇA INTERNA POSSIBILITA A PROGRAMAÇÃO DA COMPRA E O DESENVOLVIMENTO PROGRAMADO DA INDÚSTRIA EM 2002, REPRESENTOU 1% DO PIB

ASSEMBLÉIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS SUBSTITUIÇÃO DA ADMINISTRADORA FUSÃO DE GRUPOS DE CONSÓRCIOS DILAÇÃO DO PRAZO DE DURAÇÃO DO GRUPO DISSOLUÇÃO DO GRUPO SUBSTITUIÇÃO DO BEM REFERENCIADO NO CONTRATO ORDINÁRIAS CONSTITUIÇÃO DO GRUPO CONTEMPLAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS

BENS OU SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VEÍCULOS AUTOMOTORES, AERONAVES, EMBARCAÇÕES, MÁQUINAS AGRÍCOLAS, EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIOS; OUTROS BENS MÓVEIS DURÁVEIS, SERVIÇOS TURÍSTICOS, NACIONAIS OU INTERNACIONAIS; BENS IMÓVEIS (CONSTRUÇÃO OU REFORMA). FONTE: ABAC

A EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO NO BRASIL

Veículos Automotores Eletroeletrônicos Imóveis Cotas Comercializadas de Jan a Set/03 Total: Fonte: Banco Central do Brasil

Nº de Participantes Ativos - Set/03 Total: Fonte: Banco Central do Brasil Veículos Automotores Eletroeletrônicos Imóveis

Automóveis, Utilitários e Camionetas (Fabricação Nacional) Setor Automobilístico Fonte: (*) ANFAVEA (**) BACEN (***) ABRACICLO Motocicletas e Motonetas

ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS Distribuição por Região Administradoras no Brasil: 369 Fonte: Banco Central do Brasil Posição: 30/09/2003

20 MAIORES ADMINISTRADORAS 20 MAIORES ADMINISTRADORAS Fonte: Banco Central do Brasil

IDENTIFICAR CONHECER BEM O CLIENTE DIFERENCIAR VALOR E NECESSIDADES DO CLIENTE INTERAGIR EFICÁCIA E EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO PERSONALIZAR ADAPTAR O PRODUTO ÀS NECESSIDADES GERAÇÃO DE VALOR

ESTRATÉGIA ACRESCENTAR VALOR PARA O CLIENTE SEGMENTAÇÃO IDENTIFICAR E CLASSIFICAR COMPRADORES PROCESSOS CICLO DE RELAÇÃO COM CLIENTE TECNOLOGIA HARDWARE, WAREHOUSE E SOFTWARE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SERVIR O PROPÓSITO LUCRATIVIDADE

AUMENTO DE PREOCUPAÇÃO COM RELACIONAMENTO OBSTÁCULOS PARA MEDIR RESULTADOS E RETORNO DE INVESTIMENTOS PESQUISA NO BRASIL CONCEITO DE CRM LUCRATIVIDADE, RETORNO OU RENTABILIDADE CRESCIMENTO DA LUCRATIVIDADE META: SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DO CLIENTE PESQUISA REALIZADA E PUBLICADA POR PEPPERS AND ROGERS GROUP

MÉTRICAS AUSÊNCIA DE FERRAMENTAS E PROCESSOS NECESSÁRIOS JUNTO AO CLIENTE CRESCIMENTO DA LUCRATIVIDADE META: SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DO CLIENTE DATA: SETEMBRO E OUTUBRO 2003 COLABORAÇÃO DE SOLANGE CARVALHO E MARIA EDNA DE SOUZA LIMA EMPRESAS VOLTADAS PARA O CLIENTE MÉDIA OBTIDA: 3,8 (CLASSIFICAÇÃO ENTRE 1 E 5)

CONHECIMENTO EMBORA O GRAU DIFICULDADE NÃO SEJA ALTO PERFIL DO CLIENTE RESTRIÇÕES AO COMPARTILHAMENTO BASE DE DADOS DENTRO DA EMPRESA INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS DADOS CADASTRAIS E VENDAS

CLIENTE FIEL CLIENTE QUE VOLTA FIDELIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS REPETE COMPRAS COM REGULARIDADE PROPAGA PRODUTOS E SERVIÇOS COM OUTROS PRESSÃO DA CONCORRÊNCIA TOLERA PROBLEMAS DE ATENDIMENTO DEFINIÇÕES PROSPECTS SHOPPERS CLIENTES EVENTUAIS CLIENTES REGULARES DEFENSORES MÉDIA: 1,9

CRM NA PRÁTICA

RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA CUSTO PARA ATRAIR UM NOVO CLIENTE É CINCO VEZES MAIOR QUE O CUSTO PARA MANTER UM CLIENTE ATUAL SATISFEITO

CUSTO DAS DESPESAS DE VENDA SALÁRIO, PROPAGANDA, TELEFONE, ESPAÇO, INFRAESTRUTURA, OUTROS O PORQUÊ DA IMPORTÂNCIA DESPESAS IMEDIATAS RECEITA A LONGO PRAZO DESISTÊNCIA DO CLIENTE RECEITA DEIXA DE EXISTIR - PREJUÍZO EXEMPLO: CRÉDITO DE R$ ,00 GRUPO DE IMÓVEIS DE 120 MESES TAXA DE ADMINISTRAÇÃO DE 20% RECEITA MENSAL: 0,1666% - R$ 166,60 DESPESAS DE 5% - R$ 5.000,00 30 MESES PARA RECUPERAÇÃO

DESISTÊNCIA MOTIVOS ALHEIOS COMPROMISSO DE CONTINUIDADE SOMENTE APÓS A CONTEMPLAÇÃO DIFICULDADE IDENTIFICAÇÃO DA TENDÊNCIA DO ABANDONO CONHECIMENTO DO CLIENTE PARA NEGOCIAÇÃO CONTINUIDADE DO PAGAMENTO DO CONSÓRCIO SOLUÇÃO

FORÇA DE VENDAS ABORDAGEM DE CLIENTES COM RENDA ALTA PERDA MENOR DE NEGÓCIOS ATRAÇÃO DE PROSPECTS QUALIFICADOS MAIOR CAPACIDADE DE LIDAR COM PRODUTOS DIFERENTES GESTÃO EFICIENTE MARKETING MAIOR EFICÁCIA NA COMUNICAÇÃO MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO REALIZAÇÃO DE PESQUISA ESTREITAMENTO DE RELAÇÕES CUSTOMIZAÇÃO DE SERVIÇÕS

COM BASE NOS RESULTADOS BAIXA APLICAÇÃO DO CRM GESTÃO DO RELACIONAMENTO POUCA EXERCIDA MAIOR DESAFIO DO SEGMENTO NECESSIDADE DE DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA E METAS ESPECÍFICAS PROCESSO DEMANDARÁ NOVAS DISCIPLINAS PRÁTICAS VISAM GERAR EFEITOS POSITIVOS NA RENTABILIDADE E ATÉ MESMO NA VIABILIDADE CONCLUSÃO

OBRIGADA