GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
Escola Técnica em Saúde
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Educação Permanente em Saúde :
Componente curricular: Modelos de Gestão VALMIR APARECIDO CUNHA
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Educação no contexto do Trabalho
Gestão Competente da Escola Pública
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Contexto de atuação do CME
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Antônio Ivo de Carvalho
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA

Fortalecimento Institucional Componentes de Desenvolvimento Institucional: Gerencial – adoção de modelo de gestão organizacional, Normas, Regimento Interno e outros instrumentos Estrutural: Infra-estrutura física, equipamentos, material, etc... Pessoal: Pessoas para desempenhar as funções que atendem à atribuições definidas pela instituição.

No componente Pessoas destacam-se: Definição clara de atribuições e de níveis de responsabilidade; Competência técnica necessária para o desempenho da função; Qualificação adequada.

Qualificação de Trabalhadores Importância da formação para os serviços de saúde, agregando resolutividade, eficácia, eficiência, efetividade, qualidade e segurança técnica; Força de trabalho em saúde: nível médio responsável por mais de 50%;

Contexto de Inserção das ETSUS Escolas voltadas ao atendimento das demandas de formação dos trabalhadores de nível médio; RETSUS – Rede de Escolas constituída pelo Ministério da Saúde para implementação da estratégias de educação em saúde; Proposta Pedagógica Diferenciada;

Características da Formação para o SUS Alunos que são trabalhadores; Currículos por competências; Integração aos serviços de saúde; Metodologias ativas; Adequação da formação ao contexto regional; Docentes que são profissionais da saúde.

Impactos da Formação nos serviços Organização e reorganização dos serviços; Melhoria da qualidade do atendimento; Humanização do processo de trabalho; Otimização de recursos materiais, físicos e outros; Aproximação da gestão com a formação e a possibilidade de construir processos de educação permanente tendo como resultado a mudança de práticas