AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Consultoria Empresarial
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
REGISTRO DE PREÇOS.
Implementação de Sistemas
Estrutura da cadeia logística
Metodologia Versão 2 FSRS.
Subgrupo X: Fernando Leon Filipe Tolentino Subgrupo Y: Rodrigo Caseca Rafael Braz Turma: 14 Grupo: 46 Atividade : R07.
Estratégias de suprimento
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
LUCAF - Representação Comercial
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
GS manutenção.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Mudanças trazidas pelo eSocial
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM
MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA. ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para.
Qualidade de Produto de Software
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
Estoque - Gestão, análise e monitoramento. Reduza seus custos!
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Qualidade de Produtos de Software e Instruções Normativas Viviane Souza.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Planejamento Organizacional Integrado
Instrutor: Objetivos:.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
PREMISSAS PARA REVISÃO DA PLANILHA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Terceirização: Comprar ou Fabricar?
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gerenciamento da Qualidade
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
COMO SE TORNAR FORNECEDOR DA PETROBRAS FABIFABI FABIANO GONÇALVES MARTINS GERENTE DO MATERIAIS/CDBS/ ATF.
Recursos Patrimoniais
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
Introdução Workshop Belo Horizonte - 09/08/2006. Agenda  Apresentação do programa  Ferramentas  Conceito da capacitação piloto  Cronograma.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Lisboa  06 de janeiro de 2016 Novo Sistema de Gestão de Desempenho IP Direção de Capital Humano Unidade de Desenvolvimento e Gestão do Talento.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
PMBoK 5ª Edição Acadêmicos: André Salies Marcos Calil.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DESFOR AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES 1

OBJETIVO Assegurar a qualidade dos MATERIAIS e SERVIÇOS adquiridos pela ITAIPU BINACIONAL, incentivando a melhoria contínua das fontes supridoras, estabelecendo um sistema único de avaliação e desenvolvimento com base em requisitos específicos de compras (normas, especificações técnicas e requisitos legais)

MERCADO REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL VISÃO EMPRESAS FORNECEDORAS DE BENS E SERVIÇOS Saúde e Segurança Sistema Integrado de Gestão: Qualidade Meio Ambiente Responsabilidade Social Sustentabilidade Planejamento Estratégico MERCADO REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL Necessidades Expectativas DESFOR Programa de Desenvolvimento de Fornecedores - ITAIPU DESENVOLVIMENTO ITAIPU

CAMPO DE APLICAÇÃO Fomentar o desenvolvimento da rede de fornecedores de MATERIAIS e SERVIÇOS da ITAIPU BINACIONAL, levando a estes a possibilidade de adotarem as melhores práticas de gestão estratégica e de produção, de modo a atenderem adequadamente aos requisitos de aquisição e licitação preconizados pela Itaipu.

ETAPAS DO PROGRAMA Desenvolvimento e implantação de Sistema de Avaliação de Fornecedores(MA1 - cenário interno): Estabelecimento de Critérios Elaboração do Procedimento Criação de Portal de Relacionamento com Fornecedores integrado com Sistema informatizado específico (SAP) Desenvolvimento da cadeia de fornecedores (MA2 - cenário externo) Avaliação dos fornecedores atuais Identificação de potenciais fornecedores Plano de desenvolvimento dos fornecedores (melhoria contínua)

ITAIPU BINACIONAL (MA1 - cenário interno) Compras 1 Cadastro de Fornecedores 2 Aplicação dos critérios 3 Avaliação dos resultados 4 Orientação aos fornecedores 5 Registro dos fornecimentos 6 Consolidação das avaliações

PROCESSO

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL: Cadastro de Fornecedores ITAIPU e auto-avaliação com base nos requisitos de avaliação. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Avaliação periódica, acompanhando o desempenho a cada fornecimento.

CLASSIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS, PEÇAS E MATERIAIS. Respostas às Cartas Convite Prazos de Entrega Especificação Qualidade Quantidade Inspeção Gestão Empresarial/Pró-Atividade

CLASSIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES FORNECEDORES DE SERVIÇOS Documentação Legal Pessoal Coordenação Técnica Materiais/Equipamentos/Ferramentas/Instrumentos/ Veículos Segurança Gestão de Serviços Qualidade Cumprimento de Prazos Gestão Empresarial/Pró-Atividade

CLASSIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES FORNECEDORES DE SERVIÇO DE TREINAMENTO Documentação Legal Gestão de Serviços Cumprimento de Prazos Gestão Empresarial/Pró-Atividade

TIPOS DE AVALIAÇÃO A / Automática: Realizada automaticamente pelo Módulo DESFOR – SAP (Desenvolvimento de Fornecedores), com base nas informações de compras e recebimento. Exemplo: cumprimento de prazo de entrega, quantidades entregues etc. S-A / Semi-Automática: Realizada através de alimentação periódica de dados no Módulo DESFOR – SAP, sendo acompanhada a cada fornecimento com base na alimentação dessas informações. Exemplo: Certidões, Licenças. M / Manual: Realizada através da inclusão manual de notas de avaliação.

AVALIAÇÃO A área gestora do Contrato da ITAIPU aplicará NOTAS em cada um dos itens dos Grupos de avaliação Não atende o requisito Atende parcialmente o requisito Atende totalmente o requisito Não aplicável

DESEMPENHO DO FORNECEDOR A Nota Final Ponderada, calculada em função dos pesos atribuídos aos Grupos em cada Contrato, remete ao desempenho do Fornecedor e o correspondente conceito: 0 a 49,9 - Ruim 50 a 69,9 - Regular 70 a 89,9 - Bom 90 a 100 - Ótimo

AMOSTRA PILOTO 39 EMPRESAS MÉDIA GERAL (sem item certificação) AUTO-AVALIAÇÃO AMOSTRA PILOTO 39 EMPRESAS Média 0-49,9 50-69,9 70-100 CERTIFICAÇÕES 3,63 97,4% 2,6% 0% ASPECTOS AMBIENTAIS 59,12 28,2% 56,4% 15,4% ASPECTOS SOCIAIS 78,44 71,8% SEGURANÇA 72,44 12,8% SIT. ECON./FINANC. 95,51 LOCAL.INSTAL.EQUIP. 76,79 7,7% 20,5% QUALIDADE 56,60 38,5% 30,8% PRODUTOS E PROCESSOS 68,46 17,9% 64,1% CAPACIDADE PRODUTIVA 76,39 10,3% CAPACIDADE TECNOLÓGICA 69,23 25,6% MÉDIA GERAL (sem item certificação) 72,55 43,6%

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ALTO: Fornecedores de Produtos e Serviços complexos, onde a falha no fornecimento altera totalmente o resultado previsto. Prejudica o andamento da Empresa. MÉDIO: Fornecedores de Produtos e Serviços de relativa complexidade. A falha no fornecimento altera o resultado previsto nos processos da Empresa, atrasando o prazo para alcance do resultado desejado. BAIXO: Fornecedores de Produtos e Serviços com baixa complexidade, onde a falha no fornecimento não impacta na Empresa (a correção não traz conseqüências no processo).

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Compete à área gestora do Contrato da ITAIPU elaborar, periodicamente e ao final do Contrato, e em conjunto com o responsável técnico ou o preposto da Contratada, o Relatório de Avaliação, detalhando todas as práticas e recursos utilizados com vistas à quantificação dos serviços executados no período, assim como formar juízo quanto ao cumprimento das cláusulas contratuais, quanto à produção e a qualidade da obra ou serviço, com base nos requisitos especificados. Ao final do Contrato, será consolidada análise do Desempenho Geral, informando o fornecedor do seu desempenho e das necessidades de ajuste para futuro relacionamento.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES Comitê Gestor de Desenvolvimento de Fornecedores ITAIPU para atuar em: P - Elaboração do Plano de desenvolvimento empresarial. D - Adequação das competências dos fornecedores através da execução do Plano. C - Monitoramento da execução do Plano. A – Consolidação de melhorias. A P D C

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES Objetivos: Desenvolver fornecedores considerando as suas necessidades: Produtos e serviços de acordo com as especificações. Investimentos. Otimização de Gestão. Sustentabilidade: Qualidade, Saúde e Segurança, meio Ambiente, Responsabilidade Social, Planejamento estratégico, Perpetuidade do negócio, Capacitação de equipe.

Potenciais fornecedores   Amostra Piloto Potenciais Fornecedores CERTIFICAÇÕES 3,63 2,65 ASPECTOS AMBIENTAIS 59,54 65,47 ASPECTOS SOCIAIS 78,44 84,34 SEGURANÇA 72,44 87,39 SITUAÇÃO ECON/FINANC 95,51 95,40 LOCALIZ, INSTALAC, EQUIPAM 76,79 85,52 QUALIDADE 56,60 70,56 PRODUTOS E PROCESSOS 68,46 83,18 CAPACIDADEPRODUTIVA 76,39 84,25 CAPACIDADE TECNOLOGICA 69,23 87,67 MÉDIA (sem certificações) 63,88 82,64

PERGUNTAS? 21

Sistema de Avaliação de Fornecedores SAF / SAP

Apresentaremos o SAF e as novas funcionalidades do SAP Dúvidas poderão ser encaminhadas aos emails: desfor@itaipu.gov.br ou desfor@itaipu.gov.py Treinamento de multiplicadores nos dias 27, 28 e 29 de julho

Menu com as Funcionalidades da Avaliação de Fornecedores

Avaliação de Fornecedores Manual

Avaliação de Fornecedores Manual

Avaliação de Fornecedores Manual

Avaliação de Fornecedores Manual

Modificação da Avaliação de Fornecedores Manual

Modificação da Avaliação de Fornecedores Manual

Modificação da Avaliação de Fornecedores Manual

Modificação da Avaliação de Fornecedores Manual

Avaliação de Fornecedores Após Folha de Serviço

Avaliação de Fornecedores Após Folha de Serviço

Avaliação de Fornecedores Após Folha de Serviço Avaliar pedido via transação ZMMAF03

Impressão do Questionário de Avaliação de Fornecedores

Enviar por e-mail o Questionário de Avaliação

Avaliação Fornecedores NOTAS por Pedido

Avaliação Fornecedores NOTAS por Pedido

Avaliação Fornecedores NOTAS por Pedido

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS por Critério

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS por Critério

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS Global

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS Global

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS Global Nota Global Média Fornecedor Fórmula para o cálculo 71 81 76 (71+81) / 2 = 76 89 80 (71+81+89) / 3 = 80 95 84 (71+81+89+95) / 4 = 84 100 87 (71+81+89+95+100) / 5 = 87 97 (71+81+89+95+100+89) / 6 = 89 88 (71+81+89+95+100+89+88) / 7 = 88

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS Global

Avaliação Fornecedores NOTAS MENSAIS Global

Exibir Pedidos Avaliados/Pendentes

Exibir Pedidos Avaliados/Pendentes

Registro de Desistência de Fornecimento

Registro de Desistência de Fornecimento

Registro de Penalização para Fornecedor

Registro de Penalização para Fornecedor

Registro de Falta de Certificado no Lote de Controle

Funcionalidade de Avisos de Entrega

Funcionalidade de Avisos de Entrega

Obrigado!