Fundamentos de Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Sistemas de Gestão Integrada
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Instrutor: Objetivos:.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
QUALIDADE: CONCEPÇÕES
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Qualidade de Software Aula 4
Qual o significado da sigla PBQP-H?
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO que bicho é esse? ..
Gerenciamento da Qualidade
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
ANATOMIA DA ISO 9000.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Sistemas de Gestão da Qualidade
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Engenharia de Software Normas ISO 9000 Alunos Eric da Silva Praxedes Luiz Carlos Prado Mendes Junior

ISO 9000 Norma de Gestão e Garantia de Qualidade ISO (International Standard Organization) objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica.

QUALIDADE "Conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e características implícitas que são esperadas do produto ou serviço desenvolvido ". É fazer a coisa certa na primeira vez. É a adequação ao uso; a conformidade às exigências do cliente.

Fatores de Qualidade de Software Correção (Corretness) - cumpre os objetivos do cliente? Confiabilidade - ele sempre se comporta bem o tempo todo? Capacidade de teste - posso testá-lo ? Manutenibilidade - posso concertar ? Flexibilidade - posso mudá-lo ? Portabilidade - posso usar em outra máquina ? Integridade - acesso não autorizado pode ser controlado ? Reusabilidade - posso reutilizar parte do software ? Interoperabilidade - posso compor interface em outro sistema?

Para que uma empresa precisaria obter esse certificado? Diferencial de qualidade Abre as portas para o mercado Internacional Benefícios para os colaboradores e empregados. Confiança do cliente. Demonstrar que administra com qualidade e portanto, garante a qualidade de seus produtos e serviços. Relações comerciais facilitadas. Redução de custos e riscos. Trabalho mais organizado e menos sujeito a erros.

Como obter a norma ISO 9000 no Brasil? A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela distribuição da norma , sob o Título NBR ISO 9000.

Objetivos da ABNT Promover a elaboração de normas técnicas e fomentar seu uso nos campos científico, técnico, industrial, comercial, agrícola, de serviços e correlatos, mantêndo-as atualizadas, apoiando-se, para tanto, na melhor experiência técnica e em trabalhos de laboratório; Incentivar e promover a participação das comunidades técnicas na pesquisa, no desenvolvimento e difusão e da normalização do país; Representar o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica e delas participar;

ISO 9000-3 Linhas genéricas para a aplicação da norma ISO 9000 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software adapta a norma ISO 9000 às realidades do negócio de software.

O que fazer para implantar? Elaborar procedimentos Elaborar instruções de trabalho e registros Utilizar o que foi elaborado na prática

Como obter o Certificado? Auditores de um órgão certificador realizam auditoria Auditores fazem relatório Órgão certificador analisa e emite certificado

Auditoria Autorizadas pela administração superior. São feitas avaliações de práticas reais, evidentes, comparadas com requisitos estabelecidos. Têm métodos e objetivos específicos. São programadas com antecedência. São realizadas com prévio conhecimento e na presença das pessoas cujo trabalho será auditado; Realizadas por pessoal experiente, treinado e independente da área auditada. Resultados e recomendações são examinados e, em seguida, acompanhados para verificar o cumprimento das ações corretivas. Não têm ação punitiva, mas corretiva e de aprimoramento.

Métricas utilizadas para classificar um software Acurácia Concisão Inteireza Consistência Comunidade de dados Tolerância a erros Eficiência de execução Expansibilidade Generalidade Independência de hardware Instrumentação Modularidade Operabilidade Segurança Independência do software Rastreabilidade Treinamento

Os Elementos da ISO série 9000 1 - Responsabilidade da administração Requer que a política de qualidade seja definida documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade. 2 - Sistema da qualidade Deve ser documentado na forma de uma manual e implementado. 3 - Análise crítica de contratos Os requisitos contratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessários para atender às exigências contratuais.

Os Elementos da ISO série 9000 4 - Controle de projeto Todas as atividades referentes à projetos (planejamento, métodos para revisão, mudanças, verificações, etc.) devem ser documentadas. 5 - Controle de documentos Requer procedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão em todos os documentos. 6 - Aquisição Deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores.

Os Elementos da ISO série 9000 7 - Produto fornecido pelo cliente Deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso. 8 - Identificação e rastreabilidade do produto Requer a identificação do produto por item, série ou lote durante todos os estágios da produção, entrega e instalação. 9 - Controle de processos Requer que todas as fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentados. 10 - Inspeção e ensaios Requer que as matéria-primas sejam inspecionadas (por procedimentos documentados) antes de sua utilização.

Os Elementos da ISO série 9000 11 - Equipamentos de inspeção, medição e ensaios Requer procedimentos para a calibração/aferição, o controle e a manutenção destes equipamentos. 12 - Situação da inspeção e ensaios Deve haver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspeções e ensaios ele passou e se foi aprovado ou não. 13 - Controle de produto não-conforme Requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente.

Os Elementos da ISO série 9000 14 - Ação corretiva e preventiva Exige a investigação e análise das causas de produtos não-conformes e adoção de medidas para prevenir a reincidência destas não- conformidades. 15 - Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e expedição Requer a existência de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, a embalagem e a expedição dos produtos. 16 - Registros da qualidade Devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios.

Os Elementos da ISO série 9000 17 - Auditorias internas da qualidade Deve-se implantar um sistema de avaliação do programa da qualidade. 18 - Treinamento Devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários. 19 - Assistência técnica Requer procedimentos para garantir a assistência à clientes. 20 - Técnicas estatísticas Devem ser utilizadas técnicas para verificar a aceitabilidade da capacidade do processo e as características do produto.

Algumas empresas que possuem o certificado ISO9000 Kavo Sony Unysis Brasil Sika Synteco Minagás Lego Gradiente Caesar Park Hotel SMK Companhia de Cimento Goiás Séculus veículos Bragalar Indústria de Estofados Farmácia Central de Nova Iguaçu

Referências Pressman, Roger (Software Enginering A Practitiones Aprroach) www.abnt.org.br www.target.com.br