CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Advertisements

Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Apectos Gerais
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Formação por competências
(Metodologia Científica)
Práticas no ensino da língua
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CAPES/COFECUB PUC Minas - EFREI. Sumário Objetivos Informações sobre a EFREI Informações sobre os auxílios Validações de créditos e atividades Matrícula.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
Relações PG, pesquisa e graduação Pós-graduação RH alto nível Pesquisa e desenvolvimento Produtos Conhecimentos RH Serviços FormaçãoGraduaçãoContinuada.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Detalhamento WebPosGrad – Parte 1 Construção #1 Bruno Morais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
O papel do Estagio na Formação de Professores
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO CAMPUS (400 hs) PROCESSO SELETIVO – ENEM FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA PROFISSIONAL OU ACADÊMICA (nº de hs variável, a partir de) Formação específica profissionalizante (Especialista 360 horas + monografia; ou Mestre meses + trabalho técnico) ou acadêmica - título de Mestre (18-24 meses + dissertação); Formação interdisciplinar (do Instituto), ou transdisciplinar (associação entre Institutos) – título de Doutor (mínimo de 30meses); nível prioritário de integração amazônica, inclusive, pan-amazônica, através da mobilidade docente, discente e das atividades acadêmicas comuns entre Universidades brasileiras e estrangeiras (bioma amazônico). FORMAÇÃO GRADUADA GERAL E PROFISSIONALIZANTE (min. de 3x 400 = hs e max de 2.000) FORMAÇÃO INTERMEDIÁRIA Conteúdos objetivos, diretos, gerais e profissionalizantes de cada Institutos; itinerários formativos diversos (escolha tutorada de cada aluno); diploma de bacharel (ou licenciatura) referente ao conteúdo geral e profissional dos Institutos; Habilita, mediante seleção específica, a continuar estudos no 3º Ciclo (formação continuada). Disciplinas, Módulos ou Unidades Temáticas comuns a cada Instituto (2 x 400 = 800 hs); 1º semestre (400 hs) Poderá ser comum a dois ou mais Institutos; conteúdos instrumentais, de síntese, inéditos, atualizados anualmente; seminário integrador (semestral0, de temática variável, de interesse geral de cada Instituto Sociedade, natureza e desenvolvimento: relações locais e globais Produção do conhecimento: ciência e tradição Lógica, inform á tica e comunicação Semin á rio Integrador 1