PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Formação por competências
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Desenvolvendo pessoas e um melhor serviço à sociedade
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
A Importância da Educação Continuada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Modelo de Excelência em Gestão
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
Teorias Modernas de Gestão
RMP Consultoria de Negócios
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Atuação dos agentes de Controle Social
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Gestão por competência
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
Fases Metodológicas do Planejamento Social
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Sociedade Processos Internos Aprendizado e Crescimento Qualidade e Celeridade Acesso à Justiça e EfetividadeResponsabilidade Social Infraestrutura Melhorar.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA APRENDENTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Presidente: Desa. Telma Britto Juiz Assessor: Ricardo Schmitt Secretária Geral UNICORP: Guadalupe Libório Coordenadora Pedagógica UNICORP : Cecília Néri e Carmem Rocha

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Em 2006, Decreto nº 036 inicia o processo de elaboração do Plano Diretor do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PDJ). Dos principais Problemas e desafios identificados na fase diagnóstica do PDJ destaca-se: baixa credibilidade na conduta e no desempenho dos servidores. baixa capacidade técnica dos servidores para o desempenho de suas atividades. deficiências de conhecimento técnico. pouca habilidade ou falta de atitudes dos líderes. baixo comprometimento dos servidores com os objetivos e metas institucionais.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Constantes sinalizações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ referindo- se à necessidade de garantir o acesso efetivo dos cidadãos baianos aos serviços da justiça. Em 2007, mapeamento de competências das diversas equipes funcionais das atividades meio e finalística. Identificação dos GAPs de competências existentes nas diversas equipes funcionais. Natureza pontual e pulverizada das ações de Capacitação. Realização maior de cursos voltados para a área administrativa, de curta duração e para servidores da Capital.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Em 2009, Resolução Nº 022 cria a Universidade Corporativa para Servidores e Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – UNICORP. Em 2010, a UNICORP TJBA, define como prioridade a concepção e a implementação de um Programa de Capacitação, que visasse o Desenvolvimento das Carreiras de Analista e Técnico Judiciário. Em 2011, a UNICORP TJBA implementa o Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias direcionado aos servidores Analistas e Técnicos Judiciários da área finalística, em 27 Comarcas do Interior e na Capital.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS OBJETIVOS Promover o desenvolvimento das carreiras de Analista e Técnico Judiciários mediante o fortalecimento de Competências Essenciais, Específicas e Estratégicas relacionadas às práticas de trabalho do servidor. Situar o servidor como protagonista da melhoria permanente das práticas de trabalho, condição para o resgate da credibilidade na sua relação com o cidadão.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS OBJETIVOS Favorecer a incorporação de atitudes no servidor que o conduzam a uma atuação proativa e criativa, essenciais ao processo de mudança das práticas de trabalho. Disponibilizar um espaço de reflexão, de revisão de posturas e valores, de integração, de compartilhamento de conhecimentos, de trocas de experiências, de estreitamento de vínculos e resgate da autoestima.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS MATRIZ DE CAPACITAÇÃO Os Módulos agrupados segundo a sua natureza em Linhas de Ação: Linha de Ação I – Desenvolvimento de Competências Essenciais Desenvolve competências basilares da organização, de domínio comum, com caráter instrumental, gerencial e comportamental. Capacidades Comportamentais e Cidadania Organizacional Ética e Serviço Público Desenvolvimento de Lideranças Judiciais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS MATRIZ DE CAPACITAÇÃO Linha de Ação II – Desenvolvimento de Competências Específicas Desenvolve competências peculiares, próprias de cada área de atuação das equipes funcionais. Temas Contemporâneos do Direito Práticas Cartorárias / Práticas Judicantes e Conciliação / Práticas do Oficial de Justiça Avaliador / Práticas do 2º Grau Linha de Ação III – Desenvolvimento de Competências Estratégicas Desenvolve competências com maior grau de complexidade, próprias de áreas que requerem maior especialização profissional. Gestão dos Processos de Trabalho

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS METODOLOGIA Carga Horária Total – 100 horas Período de realização – 09 (nove) meses, servidores, horas/aula de Capacitação. Método participativo, com foco no Desenvolvimento de Competências e das Carreiras. Conteúdos integrados e aplicados às práticas de trabalho. Utilização de mais de uma metodologia de ensino. Modalidade Presencial para servidores da Capital. Modalidade Presencial ancorada em transmissão via Satélite para servidores de 27 Comarcas do Interior

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO Problemas Encontrados Mobilizar servidores - inexistência de uma cultura de capacitação. Comunicação com servidores – dificuldade devido à restrição de acesso pela insuficiência de recursos tecnológicos. Soluções Implementadas Campanha com teasers, cartazes e banners com foto e depoimentos de servidores.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS Soluções Implementadas Matérias publicadas sistematicamente no site do Tribunal, na intranet e no hotsite da UNICORP. Seminário lançamento do Programa de Capacitação. Folders ilustrativos dispostos nas Unidades Judiciais da Capital e das 27 Comarcas do Interior. Comunicação direta da Presidente do Tribunal de Justiça por meio de Ofícios dirigidos aos Servidores e Magistrados.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS Para o Cidadão Conquista de uma nova relação com o servidor marcada por mais respeito, escuta, acolhimento. Maior eficácia na resolução e atendimento das suas demandas. Para o Servidor Resgate da autoestima pela compreensão de que o trabalho do servidor é o produto mais nobre para garantia do direito e da paz social. Integração com o cenário nacional, de modo a ficarem mais conscientes das Políticas Públicas que integram o Sistema de Justiça.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS Para o Magistrado A possibilidade de encarar os desafios da gestão judicial, contando com uma equipe estimulada, preparada e voltada para o desenvolvimento de projetos inovadores com trabalho em equipe. Para o Tribunal A observância ao seu Planejamento Estratégico na perspectiva da Gestão de Pessoas. Atendimento às metas do CNJ. Situar o TJBA em uma posição de precursor de uma nova realidade por meio de um Programa de Capacitação inovador.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Site: Tel: