Psicomotricidade Prof. Dilson Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Relação professor/aluno
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Psicomotricidade ROSANA FACHADA.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Desenvolvimento Psicomotor
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
PSICOMOTRICIDADE.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Sejam bem-vindos!.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A escola como espaço de desenvolvimento humano
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. José Roberto Medina
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Professor: José Medina
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Psicomotricidade Prof. Dilson Borges

O que é? É a ciência da Educação e da saúde destinada a estudar, analisar e orientar as diversas condutas do indivíduo: motoras, afetivo-emocionais e cognitivas. “….baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras , promovendo a capacidade de ser a agir num Contexto psicossocial.” (A.P. Psicomotricidade) A intervenção psicomotora embora se dê no movimento, no gesto e vise o resgate do aspecto comunicativo do corpo, veículo de expressão individual de pensamentos e Emoções, ela também atuará no comportamento no que diz respeito a: auto-estima (nível afetivo), autoconfiança (nível intelectual) e auto-imagem (nível físico-social).

Quais os seus Objetivos? Estimular os mecanismos antecipatórios baseados na informação obtida durante a atividade exploratória para eventos ambientais significativos. Respeito aos limites, sejam eles maturacionais, físicos, cognitivos ou emocionais. Proporcionar memórias a partir do uso corporal, (visuais, afetivas, posturais, somatotópicas….) proporcionando novos estados de equilibração.

Campos de atuação Clínica Consultoria Supervisão Pesquisa EDUCAÇÃO (Educação psicomotora – educação pelo movimento)

Vertentes teóricas REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA PSICOTERAPIA PSICOMOTORA MOTRICIDADE FUNCIONAL PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL FINALIDADE Reeducação das funções psicomotoras Tratar patologias psicomotoras, afetivas, relacionais e cognitivas Sanar problemas motores,melhorar a aprendizagem cognitiva e o comportamento da criança Desenvolver as potencialidades relacionais da criança utilizando a ação do brincar ÁREA DE BASE Biomédica neuropsiquiatria infantil Psicanálise Psicopedagogia AUTORES DE BASE Dupré Wallon Rogers Ajuriaguerra Piaget Le Boulch Vygotsky

Inteligências Múltiplas

….novas vertentes surgiram em oposição à ala mais tecnicista, esportivista e biologicista da E.F., entre elas a abordagem psicomotora. Nela o envolvimento da E.F. é o “desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno” (PCN, 1998)

Pesquisas em Psicomotricidade DM da criança; DM do intelecto da criança; Denvolvimento da habilidade manual; Desenvolvimento da Aptidão motora em função da idade; Estruturação espacial, orientação temporal, lateralidade….

“A educação do movimento/ pelo movimento na sua totalidade…..” “….integração do individuo, utilizando o movimento e considerando os aspectos relacionais ou afetivos, cognitivos e motrizes.” “A educação do movimento/ pelo movimento na sua totalidade…..”

Estruturas Psicomotoras de base Andar Correr Saltar Lançar Rolar Rastejar Engatinhar Escalar Elevar Abaixar Fexionar Oscilar Locomoção Manipulação Tônus Corporal Traduzidas Organização espaço Temporal Coordenações finas e amplas Coordenação óculo Segmentar O equilíbrio A lateralidade O ritmo O relaxamento Interagem

Ementa da disciplina A Educação Física na Educação Infantil: realidades, objetivos e finalidades. Prioridades no estudo sobre as classes desfavorecidas e a relação com a o fracasso escolar. Desenvolvimento Psicomotor enfatizando os domínios cognitivos, sócio-afetivo e motor, integrando-o com o pré escolar. Estudo da dialética do conhecimento através da perspectiva de diferentes correntes de pensamento.

Objetivos disciplina Oferecer subsídios teóricos e práticos sob o conceito de educação psicomotora no processo de desenvolvimento normal de crianças na faixa etária de 3 a 7 anos, no contexto geral da Ed. Física. Fornecer uma visão dialética da educação, educação física e educação psicomotora. Enfatizar a necessidade de conhecer a criança em seu processo de desenvolvimento em relação ao contexto sociocultural em que está inserido, a fim de que as atividades físicas propostas e a metodologia a ser utilizada estejam de acordo com as características infantis.

Conteúdo: Unidade I Psicomotricidade Conceitos, definições e áreas de atuação; Organização psicomotora de base; Funções ou fundamentos da psicomotricidade; Imagem e esquema corporal; Lateralidade e estruturação espacial e temporal; Dissociação de movimentos; Coordenação ampla e fina; Ritmo e relaxação;

Conteúdo: Unidade II Desenvolvimento Psicomotor Organização Neurológica de Base; Fases do Desenvolvimento Psicomotor; As Principais Contribuições de Gallahue e Ozmun; As Principais Contribuições de Piaget; As Principais Contribuições de Wallon; As Principais Contribuições de Ajuriaguerra e Vitor Da Fonseca. As Principais contribuições de Vigotsky.

Conteúdo: Unidade III Inteligências Múltiplas Conceituação das Múltiplas Inteligências; Classificação das Múltiplas Inteligências.

Bibliografia FREIRE, J.B. Educação do corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1985. LE BOULCH, J. O desenvolvimento Psicomotor (Teoria da psicocinética). Porto Alegre: Artes Médicas, 1982. ANTUNES, CELSO. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes,1998. PIAGET; VIGOTSKY; WALLON. Teorias psicogenéticas em discussão/ Yves de La Taille. Marta Kohl de Oliveira, H. D. São Paulo: Sumus, 1992. GALLAHUE, David L. (2001) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora,. ISBN 85-86702-1s SÁNCHEZ, P. A.; MARTINEZ, M. R.; PENÃLVER, I. V. A psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre; Artmed, 2003.

Aulas e Avaliações Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Utilização de recursos audio-visuais, leituras e discussões de texto de apoio, e intervenções dos discentes nas aulas práticas. Avaliação Teórica (A1 e A2 – A3 e A4). Avaliação prática construtiva e participativa. Avaliação contínua (atividades em sala de aula, trabalhos e seminários).

OBRIGADO