Coaching Aspectos essenciais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Professora Ylana Miller
EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
Referencial Rumo à Excelência
Coaching para Empreendedores
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
dizendo que participou deste encontro.
Coaching lcz.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Ciclo de Workshops Comportamentais
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Modelo de Excelência em Gestão
Considerações sobre Motivação e Liderança
Planejamento estratégico
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Organização Empresarial
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Administração de Empresas Pessoais
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
A Paixão De Fazer Acontecer
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Solidificando seus relacionamentos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Planejamento Estratégico
Planejamento Organizacional Integrado
Seu Agente de Mudança..
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Condição Preparação Mental -O próximo jogo é o jogo mais importante - Comunicação positiva - Mente positiva - Decidir onde coloco a fasquia (Não exagerar.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de Lideranças
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Psicologia no desporto
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Gestão Estratégica de Negócios
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DOCENTE: DR. MARCO ANTÔNIO TEMA: COACHING/MENTORING.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

Coaching Aspectos essenciais

Coaching - em que consiste? É um processo com início meio e fim, definido em acordo entre o Coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente a realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação das suas fragilidades.

Coaching - em que consiste? O Coach actua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos ou ideias.

Coaching - em que consiste? O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objectivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho de equipa, a motivação de equipas e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, desporto, no fundo, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

Coaching – como se processa? 1) Define-se a meta 2) Realiza-se a análise - o que contribui ou impede o alcance da meta; quer seja pelo cliente ou cenário em que está inserido; valores e crenças são confrontados com a meta de forma a ver se há congruencias entre eles; avaliam-se forças e fraquezas. 3) Estabelece-se um plano de acção - com definição de fases, com indicadores, prazos determinados, recursos necessários e o compromisso do próprio cliente.

Aspectos a ter em conta Coaching formal ou informal Interno ou externo Coaching hierárquico Intercultural Intergénero

Aspectos a ter em conta Em que contextos se faz? Características pessoais importantes As diferentes estratégias

Coaching Executivo Visa capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objectivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, das suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching Pessoal ou Coaching de Vida Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto- realização, pelo alcance de suas metas e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em acção para que, no final, ele realize o que se propôs.

Coaching de Performance tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento.

Coaching de Performance O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

Auto-avaliação do Coach Gosto das pessoas? Consigo estabelecer empatia com as outras pessoas de forma natural? Tenho raciocinio ágil e flexivel na gestão de processos que não estejam pré-concebidos? Sou bom observador de comportamentos não verbais? Consigo ler nas entrelinhas?

Auto-avaliação do Coach Consigo escutar activamente? Gosto de ver os outros brilharem sem eu me salientar? Consigo ver pontos fortes em tudo o que faço? Acredito que todos nós temos um potencial que pode ser explorado.

Reflexões sobre a prática Tinha preparado bem esta sessão? Cumpri horários? Se eu fosse o cliente teria ficado satisfeito com o Coach? Ficaram para mim claros os objetivos da sessão? Consegui estabelecer uma relação de confiança com o cliente?

Reflexões sobre a prática Utilizei as ferramentas adequadas? Fui inovador? Consegui evitar criar juizos de valor? Fui eficaz enquanto Coach? O que mais gostei e o que causou desconforto na sessão? Que leitura fiz do cliente? (linguagem não verbal e escuta ativa)

O Contrato Local de realização Responsabilidades de ambas as partes Honorários e deslocações Tempo de sessão e duração temporal do serviço Prazo de pré-aviso para concluir o processo Tipo de relatórios Termos de confidencialidade

Criar confiança Está presente e mostra-se flexivel durante o processo, actuando em conformidade com o momento Utiliza a intuição e o “know How” deixando-se levar Está aberto ao que não conhece Existem diferentes formas de trabalhar com o cliente e utiliza em cada momento a que considera mais eficaz Utiliza o humor de forma inteligente Gere as suas emoções num ambiente de emoções fortes

Escuta activa Observe atentamente o cliente Deixe o cliente acabar as frases Identifique a questão central Mantenha uma atitude positiva Respeite os silêncios do cliente Não se preocupe com o que vai perguntar a seguir Não antecipe o que o cliente vai dizer

Feedback construtivo Dirigido à melhoria do rendimento Estimulante Dirigido e suportado em factos Focado no futuro Concreto com descrição da acção e do comportamento Contínuo, criativo e proativo

Reformulação Mostra ao cliente que o ouviu ativamente Permite clarificar que compreendeu o que o cliente disse Seve para se manter na sessão Serve para clarificar ideias Relança o diálogo e aprofunda a comunicação com o cliente

Perguntas Poderosas Aumentam o nível de consciência Encorajam o empowerment Facilitam ao cliente a clarificação dos seus pensamentos Favorecem a escuta activa Possibilitam várias alternativas de escolha

Perguntas poderosas São breves Claras Abertas Não incluem a palavra “eu” Fluem de forma intuitiva “O quê?”; “Quando?”; “Quem?”; “Onde?”

Objetivos Smart (Específicos; Mensuráveis; Atingíveis; Realistas; Timing) Pure (Positivos; compreensíveis; Relevantes; Éticos) Clear (Desafiador; Legal; Ecológico; Adequado, Registado)