DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
PROVA DOCUMENTAL (Art. 364 ao art. 399 do CPC)
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
Execução das obrigações de dar coisa
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO
Meios de prova. Depoimento pessoal..
Intervenção de terceiros
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
Processo Civil II Prof. Gilmar Vieira
Incidentes da Instância Intervenção de terceiros no C. P. C. de C. V
Liquidação de sentença
Formação,suspensão e extinção do processo
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
DA BUSCA E APREENSÃO CONCEITO: Arts. 839 a 843
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL II PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 7 DO DEPOIMENTO PESSOAL (estudo dos arts. 342 a 347 do CPC)
AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
PROVA DOCUMENTAL 1. Conceito de Documento e de Instrumento
A PETIÇÃO INICIAL NO PROCESSO CIVIL
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
O juiz e os auxiliares da justiça
DO ARRESTO Arts. 813 a 821, do CPC Conceito:
1. Marque a alternativa CORRETA:
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Produção antecipada de provas
Processo Cautelar.
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Ms. Arlei da Costa
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
CONVENÇÃO DE Arbitragem
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
Ação negatória de paternidade
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Da medida cautelar de atentado 879 a 881 do CPC A cautelar de atentado objetiva recompor situação fática, indevidamente alterada por uma das partes, no.
Andrezza Eliab Oliveira Simões
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
SEQUESTRO DE BENS Marta Saad. Plano da aula  Análise dos artigos 125 a 133 do CPP  Lei 9.613/98.
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
Incidente de falsidade
Segundo Elpídio Donizetti
Professora Larissa Pochmann
Saneamento do Processo
FASE DE POSTULAÇÃO – PETIÇÃO INICIAL
CONCEITO – SÃO QUESTÕES QUE ACONTECEM NO CURSO DO PROCESSO E QUE DEVEM SER RESOLVIDAS PELO JUIZ ANTES DE DECIDIR O MÉRITO. DIVIDEM-SE EM: EXCEÇÕES; INCOMPATIBILIDADES.
Medida cautelar: afastamento do agressor da moradia comum na hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual. E, ainda, a fixação provisória dos alimentos.
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Fase probatória Meios legais de prova. Ata notarial Seção III, art. 384.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
AULA Nº 9 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL II.
Transcrição da apresentação:

DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC Meios de produção da prova  Ação Autônoma: quando o interesse da parte se restringe ao acesso ao documento ou a coisa, sem que haja a finalidade de utilizá-los como meio de prova em outro processo. 

Meios de produção da prova Ação Cautelar: quando a parte necessite de documentos para instruir processo principal a ser ajuizado ou pendente e estejam presentes os pressupostos da cautelar (fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação) – artigo 844 do CPC 

Meios de produção da prova Incidente Processual- pedido de exibição formulado no curso e nos autos de processo em andamento. Encarado como mero incidente, quando formulado em face das partes no processo originário e como ação propriamente dita quando aduzido em face de terceiro, caso em que o pedido é julgado por sentença.

Legitimidade ativa e passiva Legitimidade ativa: qualquer das partes (autor, réu e intervenientes).  Humberto Theodor Júnior e Wambier admitem a iniciativa do juiz (art. 355 c/c o art. 130 do CPC) 

Legitimidade ativa e passiva Legitimidade passiva:   pretenso detentor do documento que pode ser parte ou um terceiro

Procedimento da produção da prova Momento da produção: - Autor (petição inicial). Réu (resposta). Entretanto, pode ser ele formulado por uma das partes quando a referência do documento ou coisa é feita pela outra como prova em momento posterior a fase postulatória. 

Procedimento da produção da prova Requisitos do pedido: o pedido inicial deve fazer a individualização da coisa ou documento, e a finalidade da exibição. O pedido conterá: I – a individualização, tão completa quanto possível, do documento ou da coisa; II – a finalidade da prova, indicando os fatos que se relacionam com o documento ou a coisa; III – as circunstâncias em que se funda o requerente para afirmar que o documento ou a coisa existe e se acha em poder da parte contrária (artigo 356 do CPC). 

Procedimento da produção da prova Resposta do requerido: prazo de 5 dias subseqüentes à sua intimação (art. 357, CPC). 

Procedimento da produção da prova Casos de Recusa: a parte ou terceiro se escusam de exibir, em juízo, o documento ou a coisa: I – se concernente a negócios da própria vida da família; II se a sua apresentação puder violar dever de honra; III – se a publicidade do documento redundar em desonra à parte ou ao terceiro, bem como a seus parentes consangüíneos ou afins até o terceiro grau, ou lhe representar perigo de ação penal; IV – se a exibição acarretar a divulgação de fatos, a cujo respeito, por estado ou profissão, devam guardar segredo; V – se subsistirem outros motivos graves que, segundo o prudente arbítrio do juiz, justifiquem a recusa da exibição. (art. 363 do CPC) 

Procedimento da produção da prova Ilegitimidade da Recusa: O juiz não admitirá a recusa: I – se o requerido tiver obrigação legal de exibir; II – se o requerido aludiu ao documento ou a coisa, no processo, com o intuito de constituir prova; III – se o documento, por seu conteúdo, for comum às partes (artigo 358 do CPC) 

Procedimento da produção da prova Efeitos da decisão: ao decidir o pedido, o juiz admitirá como verdadeiro os fatos que,por meio do documento ou da coisa, a parte pretendia provar: I – se o requerido não efetuar a exibição, nem fizer qualquer declaração no prazo do art. 357 (5 dias); II – se a recusa for havida por ilegítima (art. 359, CPC).

Documento ou coisa em poder de terceiro Posse em poder de terceiro: o juiz mandará citá-lo para responder no prazo de 10 dias (art. 360, CPC).

Documento ou coisa em poder de terceiro Negativa do terceiro na obrigação da exibição: se o terceiro negar a obrigação de exibir, ou a posse do documento ou da coisa, o juiz designará audiência especial, tomando-lhe o depoimento, bem como o das partes e, se necessário, de testemunhas; em seguida proferirá a sentença (art. 361, CPC).

Documento ou coisa em poder de terceiro Recusa do terceiro: se ocorrer a recusa, sem justo motivo, do terceiro em exibir o documento ou coisa, o juiz ordenará que proceda ao respectivo depósito em cartório ou noutro lugar designado, no prazo de 5 dias, impondo ao requerente que o embolse das despesas que tiver;

Documento ou coisa em poder de terceiro Mandado de busca e apreensão: Se o terceiro descumprir a ordem, o juiz expedirá mandado de apreensão, requisitando, se necessário, força policial, tudo sem prejuízo da responsabilidade por crime de desobediência (art. 362, CPC).