O DESDOBRAMENTO DO BALANCED SCORECARD NA ORGANIZAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

O DESDOBRAMENTO DO BALANCED SCORECARD NA ORGANIZAÇÃO PAULO MASSATO YOSHIMOTO DIRETOR METROPOLITANO

Esvaziamento Populacional do Centro Metropolitano Fonte: PIR

Renda Periferização da pobreza acima de 30% 15 a 30% 0 a 15% Chefes de família com rendimentos mensais de até 1/2 salário mínimo

Sistema Metropolitano de Água OSASCO F. DA ROCHA F. MORATO CAIEIRAS S.C. DO SUL EMBU ITAQUA MOGI DAS CRUZES S.B.DO CAMPO MAUÁ STO. ANDRÉ DIADEMA COTIA PAUL. V.G. ITAPEVÍ ITAP. DA SERRA GUAÇU RIBEIRÃO PIRES R.G. POÁ SUZANO ARUJÁ S.LOURENÇO DA SERRA GUARULHOS T. DA BARUERÍ F. DE VAS. . JANDIRA. CARAPI CUÍBA SÃO PAULO Sistema Cantareira Sistema Alto Tietê Sistema Rio Claro Ribeirão da Estiva Rio Grande Sistema Guarapiranga Sistema Baixo Cotia Alto Cotia 0,2% 7,5% 47,4% 5,9% 14,8% 21,4% 1,4%

5 Unidades de Negócio de Distribuição - M População Atendida - M 15,3 milhões hab. UN NORTE População: 2.641 mil hab. Faturamento: R$ 573 milhões MN UN OESTE População: 3.072 mil hab. Faturamento: R$ 589 milhões UN LESTE População: 3.236 mil hab. Faturamento: R$ 527 milhões UN CENTRO População: 2.830 mil hab. Faturamento: R$ 1,5 bilhões ML MC MO UN SUL População: 3.470 mil hab. Faturamento: R$ 646 milhões MS Base: 2005

Sistema de Tratamento de Esgoto - MT Região Metropolitana de São Paulo Projeto Tietê

Diretoria Metropolitana DIRETORIA METROPOLITANA - M 7.999 empregados SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DA METROPOLITANA – ME SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA METROPOLITANA – MP UNIDADES DE NEGÓCIO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA – MA UNIDADES DE NEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO (5) UNIDADES DE NEGÓCIO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – MT

Visão Geral -Planejamento Tático M Planejamento Estratégico Planejamento Tático Sabesp VISÃO SABESP 2008 MISSÃO SABESP Exemplo: Diretrizes da M VISÃO MISSÃO BSC – Gestão do Planej. M F2 C5 P11 ... F2 Água Diretrizes Estratégicas Indicadores e Metas Planos de Desenv. Orçamento BSC + P.M.O. Planejamento das UN´s/Sup´s ...

DESAFIOS – Diretoria Metropolitana F2 – Buscar Rentabilidade C5 – Garantir Disponibilidade e Qualidade dos Produtos e Serviços PI 11- Aperfeiçoar processos operacionais Excelência na gestão dos sistemas de água com base em bons diagnósticos, visando a redução dos indicadores (ex.: Águas não faturadas) Introduzir ações reais de perdas na adução Gestão de Manancial Gestão de causa e efeito na distribuição Priorizar ações em esgoto onde a qualidade seja percebida pelos clientes Priorizar as “cataporas” – interligações que geram volumes para as ETE´s Política de disposição final de efluentes e lodos de ETE´s e ETA´s Implantar manutenção planejada com controle Buscar retenção e fidelização dos clientes Aumentar faturamento através do resgate de passivos (inativas, hidrometria, etc) Aumentar a arrecadação e diminuir o índice de evasão de receitas Gestão das ofertas para as permissionárias Gestão de Despesas (Energia, Pessoal, Materiais, Serviços) Orçamento por programa(base zero) Focar investimentos em áreas sujeitas a intermitência / falta d´agua Implantar PMI para os investimentos Reforçar o planejamento e etapas dos Investimentos Valorizar o dinheiro financiado Eliminar áreas intermitências maximizando sistemas existentes Implantar gestão da distribuição da água Integração dos processos de água Redução dos custos dos processos de água e esgoto Integração dos processos de esgoto Pesquisa de satisfação dos clientes Otimizar capacidade instalada para efluentes residenciais e não domésticos Ações integradas de Qualidade Qualidade da Gestão Qualidade para processos

Planejamento Tático Metropolitana BSC F2 – Buscar Rentabilidade C5 – Garantir Disponibilidade e Qualidade dos Produtos e Serviços PI 11- Aperfeiçoar Processos Operacionais Desafios da M para: Sistemas De Água Qualidade Perdas Qual Água Manutenção Água GRH / PAT / AE / OPERAÇ / MANUT / REL. CLIENTES OPER/MANUT/REL.CLIENTES/INTERC./TRAT/DISP.FINAL Extrav. Esgoto Arrecadação Despesas Investimentos Vendas/ Faturamento Permissionárias De Esgoto Efluentes e Lodos água esgoto Plano Integrado Regional - PIR Planos de Desenv. Planos de Desenvolvimento (ações) Indicadores e Metas Indicadores Metas Orçamento Orçamento MAPA ESTRATÉGICO M Planejamento das UN´s e Sup´s

Aprendizado Unidades Negócio PNQ, PNQS e PPQG

Mapa Estratégico - M Financeira Clientes Processos Internos F1M - Aumentar a rentabilidade do ativo Coordenador: Marcelo Xavier - MDC Clientes C4M - Promover Ações de Responsabilidade Social Alinhadas ao Negocio da Empresa C2M-Garantir a qualidade e disponibilidade de produtos e serviços C3M-Aprimorar o atendimento das necessidades do mercado Coordenadora: Regina Siqueira - MP Coordenador: Antonio César - MT Coordenador: Francisco Paracampos - MC PI8M- Otimizar os processos de empreendimento Coordenador: Vieira - ME Processos Internos PI6M- Aperfeiçoar a gestão associada dos processos de água PI7M- Aperfeiçoar a gestão associada dos processos de esgoto Coordenador: Jairo Tardelli - MP PI5M- Implantar processo de planejamento integrado Coordenador: Dante - ML Coordenador: José Julio - MN Coordenador: Hélio Castro - MA AC12M-Implementar a gestão do conhecimento Coordenador: José Luiz - MS Coordenadora: Nercy Bonini – M/As Aprendizado e Conhecimento AC9M-EFETIVAR A QUALIFICACÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL AC11M-PREPARAR PARA A GESTÃO DO NEGÓCIO EM AMBIENTE COMPETITIVO AC10M-Obter, desenvolver, valorizar e manter o capital humano Coordenador: Milton Oliveira - MO

Projetos Estratégicos Redução de Perdas

Projetos Estratégicos Redução de Perdas m³ / lig x dia Evolução do Indicador Específico de Perdas - RMSP

Projetos Estratégicos Falta D’Água Região Metropolitana de São Paulo - RMSP

Projetos Estratégicos Despoluição dos Córregos

Projetos Estratégicos Redução de Custos

Projetos Estratégicos Redução de Custos

Aumentar Rentabilidade

Aumentar Rentabilidade

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