LUGAR DAS RP NO MARKETING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
CRISES EMPRESARIAIS COM A OP
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Consultoria Empresarial
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Responsabilidade Social
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Planejamento Estratégico do PGQP
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Implantação de Marketing
Introdução ao Composto de Marketing
Plano de Desenvolvimento da Escola
Noções de Relações Públicas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROMOÇÃO.
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Equipe de Gestão.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
Definição (+ Evolução Histórica / + Processo)
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Endomarketing e Comunicação Interna
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a sua equipe de trabalho. É a utilização de modernas ferramentas.
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Você é vendedor? A atitude de um bom vendedor tem total influência na atendimento e nos resultados da empresa; É importante.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Introdução ao Marketing
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
Capítulo 9 Promoção. Capítulo 9 Promoção Promoção O administrador de marketing conta com várias formas de se comunicar com o mercado: propaganda, venda.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Ambientes de Marketing
ABRIL 2010.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
Planejamento de Marketing
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
MARKETING I.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Comunicação Organizacional Integrada
AVALIAÇÃO Dia 27 de setembro ( tarde) e 04 de outubro ( tarde) de 2014.
Como Divulgar Sua Empresa
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
AULA 4 Marketing.
MAIO 2010.
Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado
Planejamento Estratégico de Marketing
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Transcrição da apresentação:

LUGAR DAS RP NO MARKETING O MKT engloba 04 sub-políticas: produto, preço, praça e promoção/comunicação. Política de Comunicação / PROMOÇÃO Apoiada por três técnicas essenciais: Publicidade Promoção e e vendas Relações Públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS As RP são complementos do objetivo principal da empresa – da sua missão e da sua visão Para isso se caracterizam por ações contínuas e permanentes. Ações esporádicas e isoladas são insuficientes e correm o risco de não possuírem efeito durável. “ De certa forma, todos fazemos relações públicas mas o erro de muitos executivos é pensar que são especialistas nisso.

RELAÇÕES PÚBLICAS Há um ditado que diz: “Um dia a empresa será julgada”-seja por um cliente, comunidade, imprensa. É por isso que a empresa precisa estar sempre atenta e preparada. É preciso então desenvolver junto a TODOS os públicos (INTERNO e EXTERNO) um clima de confiança e reciprocidade pautados nos objetivos da empresa.

RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS Tem por objetivo obter de cada membro da companhia o orgulho de pertencer a empresa assim como implementar um clima social, estimular a motivação e aumentar a produtividade. É preciso sistematizar a informação de modo a atingir estes públicos. Constitui-se por: Direção da empresa Colaboradores/funcionários Acionistas

RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNAS Instrumentos de RP Internas Boletins informativos Jornais internos Reuniões Conselhos e comitês internos Integração de familiares Almoço de funcionários e confraternizações Cartões de aniversário Presentes e lembranças para ocasiões especiais

RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Objetivos Desenvolver uma imagem corporativa/da empresa. Criar vínculos de simpatia e fidelidade me relação a empresa Constitui-se por: Grande público Clientes Fornecedores Distribuidores

RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Constitui-se por: Consultores Meio educacional Administração pública Imprensa

RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos etc.

RELAÇÕES PÚBLICAS EXTERNAS Instrumentos de RP Externas Relatório anual de atividades Revistas, jornais e boletins periódicos Comunicados e artigos Reuniões com a imprensa Eventos como almoço e coquetéis Apresentações visuais da empresa Eventos como feiras e exposições Visitas a empresa etc.

PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS Em relações públicas, o programa a longo prazo é de longe o investimento mais rentável, mas é sabido que a urgência de uma situação (incidente,descoberta, oportunidade) dá muitas vezes prioridade a ações de curto prazo. Definir públicos Selecionar as ações Definir orçamentos (a partir de um orçamento total da política de comunicação)

PROGRAMA DE RELAÇÕES PÚBLICAS A determinação do programa Principais fases para desenvolvimento de um programa de relações públicas O diagnóstico A definição das necessidades de informação de cada público A determinação do programa A escolha dos meios que atendam melhor a cada público A ação A implantação das técnicas de cada informação selecionadas O controle Como controlar os resultados de cada etapa ao longo de um determinado período.