PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL Disciplina: Controladoria Cosmo ROGÉRIO de Oliveira

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “O Planejamento Estratégico não envolve decisões futuras e sim a futuridade das decisões atuais. O que interessa ao administrador é ... os efeitos que a sua decisão, hoje, terá no futuro previsível. É a arte da passagem do estágio ONDE ESTOU para o estágio ONDE QUERO CHEGAR. [1] DRUCKER, Peter – Manegement: Tasks Responsabilities, Practices. New York: Haper & Row - 1974

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O PE se preocupa com os efeitos futuros das decisões tomadas no presente. Alguns fatores externos podem impactar o desempenho da empresa, por exemplo: Econômicos: taxas de juros, inflação.... Sociais: níveis de emprego, demandas, hábitos, rendas, pressões sindicais... Políticos: decisões governamentais, programas de partidos políticos.... Legais: projetos de leis, interpretações legais... Tecnológicos: novas tecnologias

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A avaliação destes fatores permite a identificação dos pontos fortes e fracos da empresa bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Análise de SWOT

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Consiste na definição na política e metas operacionais da empresa consubstanciadas em planos para um determinado período de tempo de acordo com as diretrizes estratégicas já estabelecidas No Planejamento Operacional cabe ao Controller desenvolver um modelo de planejamento baseado no sistema de informações atual, integrando-o para a otimização das análises

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Orçamentos É a operacionalização do planejamento através de expressões quantitativas. " É o enfoque sistemático e formal ao planejamento, execução das responsabilidades e controle da administração”

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Orçamentos Para WELSCH, os objetivos do orçamento são: Projetar o resultado econômico financeiro Controlar o desempenho organizacional diante dos objetivos e metas pré estabelecidas

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Orçamentos Os propósitos e usos do orçamento são: Acompanhar o desempenho da empresa Assegurar a análise dos desvios dos planos Garantir o controle dos desvios planejados Quantificar os objetivos de todas as subunidades da organização (áres de responsabilidade).

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Execução Execução é a etapa do processo de gestão onde as coisas acontecem, onde as ações emergem. Estas ações devem estar em consonância com o planejado. O planejamento antecede as ações de execução. Na etapa de execução são armazenados os dados referentes os desempenho realizado para posterior emissão de relatórios e comparação com os planos e padrões na fase de controle.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Execução Execução é a etapa do processo de gestão onde as coisas acontecem, onde as ações emergem. Estas ações devem estar em consonância com o planejado. O planejamento antecede as ações de execução. Na etapa de execução são armazenados os dados referentes os desempenho realizado para posterior emissão de relatórios e comparação com os planos e padrões na fase de controle.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Controle No controle cabe ao controller exercer a função de perito ou de juiz, conforme o caso, assessorando na tomada de decisão. A empresa é formada por pessoas, as quais através da utilização de recursos fazem com que a empresa cumpra a sua missão . Conhecer e entender os subsistemas que compõem o sistema de gestão é fundamental a fim de não utilizar instrumentos inadequados.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Controle Planejar sem controlar é um desperdício de tempo e energia. É decidir o futuro e não saber se os objetivos estão sendo atingidos

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Controle Para Nakagawa[1] Controle pode ser resumido em quatro pontos básicos: Conhecer a realidade; Compará-la com o que deveria ser; Tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens e; Tomar atitudes para sua correção”. [1] NAKAGAWA, Masayuki Controladoria, São Paulo FEA USP 1980.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Controle Diversos elementos interagem continuamente, entre os quais podem ser citados: Gestor: indivíduo que pode tomar decisões A Controladoria: responsável pelo projeto e administração do sistema por meio do qual se coleta e relata a informação econômica da ; O Sistema de Informações: fornece as informações necessárias ao processo de tomada de decisões; O Manual de Organização: contém organograma e informações complementares necessárias à sua compreensão e interpretação, como, por exemplo, a missão, os objetivos e metas da empresa e de cada área; Os critérios de Avaliação dos Gestores: permite a avaliação do desempenho de cada gestor com base em critérios financeiros e ou/ não financeiros.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL AVALIAÇÃO No sentido amplo, a avaliação é um processo que consiste em emitir um juízo de valor. Trata-se, pois, de um juízo que envolve uma avaliação ou estimação de "algo" (objeto, situação ou processo), de acordo com determinados critérios de valor com que se emite o juízo.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL AVALIAÇÃO Os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com a eficiência e a eficácia.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL AVALIAÇÃO São critérios de eficiência aqueles relacionados com o rendimento técnico e administrativo da ação: o uso ótimo dos recursos disponibilizados, os padrões de qualidade dos resultados, a capacidade para atender à demanda, etc. A eficácia é analisada a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos previstos no planejamento, e o grau em que os mesmos foram alcançados.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Orçamento Empresarial Planejamento Istoé planejamento.wmv Case: O caso da Cia Little Pooh