AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios

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Transcrição da apresentação:

O Papel do Setor de Recursos Humanos na Gestão do Conhecimento em uma empresa do ramo automotivo. AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA lilian2gaia@terra.com.br Especialista em Gestão de Negócios Centro Universitário UNA KARINA GOMES DOS REIS BENTO karinabrh@gmail.com Mestrado Profissional em Administração Belo Horizonte/MG

INTRODUÇÃO Normalmente o setor de RH conhece as competências individuais de seus colaboradores, por meio de diferentes processos (seleção, capacitação, avaliação de desempenho, performance). Igualmente, conhece as necessidades de conhecimento dos processos organizacionais (planejamento estratégico, Planos de Desenvolvimento, outros). A questão é como promover a integração dos conhecimentos individuais e os requerimentos organizacionais. Ou seja: a gestão do conhecimento. Este artigo tem por objetivo identificar o papel do setor de RH na gestão do conhecimento organizacional em uma empresa do ramo de comércio de automóveis na percepção dos colaboradores.

REFERENCIAL TEÓRICO Gestão de Pessoas Ulrich (1996): “As práticas de RH são processos organizacionais que podem ampliar as competências individuais e as capacidades organizacionais”. Gil (2007): “é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Fisher e Fleury (1998): gestão de pessoas “é o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Gestão do conhecimento REFERENCIAL TEÓRICO Gestão do conhecimento Davenport e Prusak (1998): “dados são um conjunto de fatos, relativos a eventos, tornado-se informação quando seu criador lhes acrescenta significado”. Drucker (1996): “informações são dados dotados de relevância e propósito, o que propõe que os dados, em sua forma bruta, têm pouca relevância ou propósito”. Choo (2003): “conhecimento é a informação transformada através do uso da razão e reflexão em crenças, explicações e modelos mentais que antecedem a ação”. Takeuchi e Nonaka (2008): Gestão do conhecimento é a atividade de divulgar e explicitar o conhecimento que está embutido nas práticas individuais ou coletivas da organização.

METODOLOGIA Pesquisa Descritiva Abordagem Qualitativa utilizando-se de recursos quantitativos (média) Investigação através de Pesquisa de Campo em uma concessionária. Foi utilizada uma amostra não-probabilísta e a escolha dos respondentes foi realizada por conveniência. Coleta de Dados via Questionário autopreenchível, aplicado a 55 dos 135 funcionários, representando 40% dos colaboradores. 37 questões com escala do tipo Likert de 1 a 5 O questionário foi baseado em um modelo elaborado por Terra (2011)

RESULTADOS Gráfico 2 Papel das Políticas de Recursos Humanos sobre a gestão do conhecimento – Índice obtido na escala Likert Fonte: Dados da pesquisa

CONCLUSÃO A pesquisa demonstrou que a maioria dos colaboradores percebem que o RH proporciona aprendizado por meio de processos internos e externos. Em sua maioria também concordam que o RH investe em treinamentos, proporcionando um maior conhecimento na organização. O que sugere a importância do RH na gestão do conhecimento. O RH tem o importante papel de proporcionar o aprendizado na organização por meio de treinamentos, além do papel de comunicar as políticas da empresa. Limitação do artigo: Estudo de caso não aplicado a todas as organizações. Sugere-se novos estudos com um maior número de empresas para verificar a influência do RH na gestão do conhecimento.