CONSULTORIA EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

CONSULTORIA EMPRESARIAL Gestão de Projetos Prof. Patrick Nunes

O que é Projeto? Projetos são atividades ou empreendimentos que tem começo e fim programados, que devem resultar num produto final singular, a qual procura resolver um problema específico.

Objetivos do Projeto Projetos têm por objetivos definidos em função de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organização (CLIENTE).  Os objetivos dos projetos são sempre chamados de PRODUTOS (bens ou serviços).

Mudança Organizacional. Tipos de Projeto Nos projetos temos vários tipos de produtos, como: Desenvolvimento de novos produtos e idéias; Construção de instalações e equipamentos unitários; Eventos e tarefas; Mudança Organizacional.

Ø Participação de todos os níveis da organização; Fatores de sucesso Ø Participação de todos os níveis da organização; ØMudança física e utilização de novas ferramentas – movimentos em direção a novas facilidades.

Características do Projeto CLIENTE OBJETIVOS INCERTEZA PROJETO ATIVIDADE FINITA RECURSOS LIMITADOS

Fases do Projeto Planeja- mento Início Execução Final Conceitual Nível de Atividade Tempo Planeja- mento Início Conceitual Execução Final

Fases do Projeto (Sobreposição) Processos Conceituais Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Execução Finalização Nível de Atividade Planeja- mento Execução e Controle Final Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Tempo Início Conceitual

 Preparação/Levantamento  Estruturação/Planejamento Fases do Projeto  Preparação/Levantamento  Estruturação/Planejamento  Execução/Implementação  Conclusão/Fechamento

 Preparação/Levantamento  Levantamento de Dados, através:  Questionários;  Entrevistas;  Pesquisas;  Identificação dos problemas ou diagnóstico;  Soluções ou propostas.

 Estruturação/Planejamento *Conteúdo do Projeto: Capa; Tema; Apresentação; Diagnóstico; Objetivos; Relevância; Hipóteses; Quadro Teórico; Metodologia; Ref. Teórico Benefícios; Investimento; Organograma; Resumo; Conclusão; Bibliografia Anexos.

MONITORAR E CONTROLAR O PROGRESSO PROCESSO DEFINIR O PROBLEMA Desenvolver opções de solução PLANEJAR O PROJETO O que deve ser feito? Quem irá fazer? Como irá ser feito? Quando devera ser feito? Quanto irá custar? O que nós iremos precisar fazer? EXECUTAR O PLANO MONITORAR E CONTROLAR O PROGRESSO Nós estamos dentro dos objetivos? Se não, o que deve ser feito? O plano deve ser mudado? FECHAR O PROJETO O que foi bem feito? O que deve melhorar? O que mais nós aprendemos?

Porque os Projetos “Falham”? Planejamento insuficiente; Plano não realista; Alteração dos requisitos pelos clientes; Incapacidade de acompanhar o progresso; Incapacidade de detectar problemas com antecedência; Falha no levantamento de dados; Mudanças de prioridades; Não cumprimento do cronograma de trabalho; Custos não programados; Pessoal não qualificado;

Estimulando o sucesso do projeto Selecione corretamente os membros-chave da equipe do projeto Desenvolva um senso de comprometimento em toda a equipe Busque autoridade suficiente para conduzir o projeto Coordene e mantenha uma relação de respeito e cordialidade com todos os envolvidos no projeto Desenvolva estimativas de custo, prazos e qualidade realistas Desenvolva alternativas em antecedência aos problemas

Estimulando o sucesso do projeto Mantenha as modificações sob controle Dê prioridade ao atingimento do objetivo do projeto Evite o otimismo ou o pessimismo exagerado Evite um número excessivo de relatórios e análises Evite excessiva pressão sobre o time durante períodos críticos

Habilidades do Gerente de Projetos Habilidades Técnicas Habilidades Comportamentais Habilidades em Gestão de Projetos Gerente de Projetos

Habilidades do Gerente de Projetos Liderança sobre a equipe Capacidade de Negociação Habilidade de Comunicação 4. Raciocínio lógico e conhecimento técnico 5. Capacidade de administrar conflitos 6. Flexibilidade e capacidade de adaptação 7. Comprometimento e responsabilidade Gerente de Projetos

Habilidades do Gerente de Projetos 8. Capacidade de se relacionar 9. Planejador 10. Organizador 11. Administrador de pessoas 12. Administrador de interfaces 13. Administrador de tecnologias 14. Implementador Gerente de Projetos

INTEGRAÇÃO Áreas de Conhecimento do Gerente Recursos Humanos Custo Project Management Body of Knowledge - PMBOK Recursos Humanos Custo Prazo INTEGRAÇÃO Contratação e Suprimentos Comunicação Qualidade Riscos

Os 7 Compromissos do Gerente de Projetos Começar o projeto pelo início Definir de maneira clara o foco do produto e o foco do projeto Dar atenção ao controle dos projetos Gerenciar as mudanças de foco Alocar profissionais com experiência em gerenciamento de projetos Fornecer apoio e infra-estrutura Dar ênfase às questões comportamentais

Problemas Forte pressão vinda de fora da organização Obstáculos Resistência dos empregados Comportamentos gerenciais que não davam suporte às mudanças Inadequados recursos orçamentários para suportar as mudanças Não envolvimento direto com o projeto de executivos de baixo escalão.

Problemas Não engajamento de todos os níveis gerenciais Envio de sinais de comunicação inconsistentes ou insuficientes Mudança prematura de foco ou de prioridade durante o processo de mudança Não providência de recursos adequados Atitudes Gerenciais mais Efetivas

O que poderia ser feito diferente numa outra vez? Iniciar o projeto mais cedo em muitos casos; Promover o treinamento gerencial adequado à nova realidade; Aumentar o envolvimento dos gerentes em todos os níveis e em todas as fases do projeto; Comunicar muito mais do que o que foi feito; Desafio da Comunicação - o que fazer? Comunicação direta, face a face; Comunicação eletrônica atualizada; Gerências de todos os níveis com informações atualizadas pela equipe do projeto.

A equipe do Projeto A obtenção de reconhecimento e a liberdade para agir dos envolvidos; Motivação quanto à tomada de decisões; Recompensa vinculada à implementação dos projetos.

“Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.” Tom Peters