Estratégia de Negócios

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Estratégia de Negócios A internet modifica a indústria Para precaver-se diante das ameaças e identificar as melhores oportunidades para a sua empresa, você deve fazer uma análise da indústria em que a empresa atua, questionando o impacto da internet em cada uma das forças competitivas que afetam uma indústria. E-commerce - Série Marketing Publicações FGV Management

Estratégia de Negócios A internet modifica a indústria 5 Forças de Porter: >> Barreiras de entrada >> Poder de barganha dos fornecedores >> Rivalidade entre competidores existentes >> Compradores (poder de barganha dos canais e poder de barganha dos clientes finais) >> Ameaça de produtos substitutos Ao permitir uma integração sem precedentes entre empresas, a internet está alterando as indústrias, mudando o poder relativo de compradores, fornecedores e dos seus concorrentes, além de permitir novos produtos substitutos e facilitar a entrada de novos concorrentes no mercado. Há várias ameaças, muitas delas despercebidas pelos executivos. Transformar esses ameaças em oportunidades, entretanto, não é impossível. E-commerce - Série Marketing Publicações FGV Management

Estratégia de Negócios Impacto da internet no Diagrama das 5 forças de Porter (-) Reduz as diferenças entre os competidores tornando as ofertas difíceis de serem mantidas como proprietárias (-) Migra a competição para o preço (-) Aumenta geograficamente o mercado, aumentando o número de competidores (-) Diminui o custo variável em relação ao custo fixo, aumentando a pressão por descontos no preço. (-) reduz as barreiras de entrada, como a necessidade de uma força de vendas, acesso aos canais e instalações físicas: qquer coisa que a internet elimina ou torna mais fácil ou reduz as barreiras (-) Aplicações de internet são difíceis de se manter proprietárias. (-) Uma multidão de novos entrantes foi traduzida pela internet, em muitas indústrias. Barreiras de Entrada Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade entre competidores existentes Compradores (+) Elimina canais poderosos (-) Aumenta o poder de barganha dos clientes finais (-) Reduz os custos de mudança (+/-) Procurement --> aumenta o poder sobre os fornecedores, porém também oferece aos fornecedores acesso a mais clientes (-) Canal p/ os fornecedores alcançarem os usuários finais (-) Acesso igual aos fornecedores, reduz a diferenciação (-) Menores barreiras de entrada, aumentam o poder de barganha dos fornecedores. Ameaça de produtos substitutos Fonte: Porter (2001:67) E-commerce - Série Marketing Publicações FGV Management

 Bem-vindo Fulano  Novidades e recomendações CASES de SUCESSO 1 CASE - A AMAZON.COM - Como se fosse uma pequenas livraria, mas atuando em escala global, a Amazon chamava seus clientes pelo primeiro nome, os recebia recomendando títulos de seu interesse, encaminhando ofertas exclusivas, e ainda oferecendo sugestões através de filtros colaborativos (que indicavam outros produtos já comprados por terceiros, que também tinham demonstrado interesse no produto sendo visto pelo cliente naquele momento). Inovações:  Bem-vindo Fulano  Novidades e recomendações  Site associado  Filtragem colaborativa (similares)  GoldBox  Venda de Usados  Círculo de compras  1- Click Ordering Algumas das inovações foram patenteadas pelo Jeff Bezos E-commerce - Série Marketing Publicações FGV Management

Evolução da Tecnologia da Informação Agora é possível interagir com os fornecedores e clientes Mainframe Folha de Pagamento Manufatura (MRP) Finanças Client/Server Manufatura (ERP) Recursos Humanos Distribuição Planejamento Web Architecture Call Center Support Supply Chain Sales Force Automation CRM 10-100s de Usuários Foco Internto 100s-1000s de Usuários Maior número de usuários 1000s-10000s Clientes, Fornecedores, Parceiros

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