COMO SER PREFEITO.

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Transcrição da apresentação:

COMO SER PREFEITO

ONDE TUDO COMEÇOU Plano de Ação I Estabelecer Objetivos Estratégicos e Preparar o Município para o Crescimento Plano de Ação I A partir deste Plano Municipal o Poder Executivo se mobiliza para trazer ao Município os elementos necessários para o seu desenvolvimento, produzindo qualidade de vida para todos

Exemplos de temas abordados: Geração de emprego e renda Economia na administração Inclusão digital Vitalização dos serviços públicos Administração participativa Juventude Cidadã Apoio aos novos negócios (Empreendedorismo)

COLHENDO RESULTADOS Plano de Ação II Foco ainda maior no Empreendedorismo, colhendo resultados através de Ações e Projetos desenvolvidos O Empreendedorismo disseminado por toda a região, em forma de matérias jornalísticas, palestras, atividades e prêmios conquistados Plano de Ação II

Principais Diretrizes Planejamento e Infra-Estrutura Monitoramento e controle do Plano Diretor Relacionamento com os Governos (parcerias) Prefeitura on line Saúde Educação Empreendedora Polo Social – “Capacitador” Esporte Saneamento Básico

Mudança do Perfil de Grama – Uma Cidade Empreendedora Palácio do Empreendedor Equipa Grama Iluminação vias urbanas Meio Ambiente Habitação Cultura e Turismo Painel de Indicadores

Mudança no Perfil dos Funcionários PRIMEIROS PASSOS Mudança no Perfil dos Funcionários Cursos de capacitação Oficinas de incentivo e motivação Reposição salarial Vale Alimentação Implantação do Programa 5s

PREFEITURA/EMPRESA Mudança dos conceitos de Administração Pública para conceitos de Gerenciamento Privado Prefeitura passou a ser vista como prefeitura/ empresa Antigos departamentos foram reconfigurados

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZAÇÃO Cada departamento da Prefeitura recebeu o comando de um Líder (Colaborador de Carreira) SATISFAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL

ORGANOGRAMA GERENCIAL Para melhor monitorar, avaliar e desenvolver as ações de cada setor da prefeitura/ empresa uma nova hierarquia foi implantada: CRIAÇÃO DO ORGANOGRAMA GERENCIAL

Superintendência Administrativa e Financeira Superintendência Jurídica PREFEITO VICE-PREFEITO Superintendência Administrativa e Financeira Superintendência Jurídica Gerência Gerência Gerência Gerência Gerência Gerência Gerência Gerência Supervisões Lideranças

ORGANOGRAMA Superintendência Jurídica Superintendência Administrativa e Financeira Gerência de Administração Superior Gerência de Planejamento e Gestão Gerência do Polo Social Gerência da Educação Gerência de Esportes e Recreação Gerência da Saúde Gerência de Cultura e Turismo Gerência de Tecnologia, Empreendedorismo e Meio Ambiente

A Prefeitura/Empresa na gestão “Grama Cidade do Futuro”: Remove obstáculos na estruturação e preparação do Município Implantação e desenvolvimento de Leis e Ações/Programas /Projetos que permeiam na transversalidade da organização e da sociedade

IMPLANTAÇÃO DO BSC - BALANCED SCORECARD Modernização, monitoramento, controle e medição do desempenho de forma mais clara e precisa da Gestão Pública Implantação de um sistema de gerenciamento – Balanced Scorecard, que fez da estratégia a agenda central da Empresa/Prefeitura, permitindo a otimização do negócio

FORMAÇÃO DO GRUPO DE COALISÃO

BSC - BALANCED SCORECARD Alinhamento da MISSÃO, da VISÃO e dos VALORES da Empresa/Prefeitura Criação e Implementação da Estratégia Mapa Estratégico desenvolvido e direcionado para dois importantes pontos que preservam os aspectos de melhoria: QUALIDADE DE VIDA E A RENDA PER CAPITA DO CLIENTE/MUNÍCIPE

BSC - BALANCED SCORECARD Através do Mapa Estratégico todos os 70 Programas/Projetos/Ações são monitorados e alinhados de acordo com as 4 perspectivas: Financeira – 4 Programas Cliente/Munícipe – 15 Programas Processos Internos – 45 Programas Aprendizado e Crescimento – 6 Programas

IMPLANTAÇÃO DO FEEDBACK ESTRATÉGICO Técnica de gestão – orientação dos colaboradores na execução das atividades e no desenvolvimento de suas competências Com o uso da prática do feedback, os benefícios puderam ser percebidos por todas as áreas da empresa e pelos clientes

RESULTADOS ALCANÇADOS INDICADORES CHAVES DE DESEMPENHO (KPIs): Mortalidade Infantil 0 (zero) – 2010/2011 Evasão Escolar 0 (zero) – 2010/2011 IDEB Atual 5.4 – Meta para 2011 – 7.0 Crescimento Empresarial – 36,04% em seis anos –Meta 2011 – 5% ao ano  

1º LUGAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

Emilio Bizon Neto emiliobizonneto@ig.com.br “ No bosque duas estradas divergiam e eu peguei a menos percorrida. E isso fez toda a diferença’’ (Robert Frost) OBRIGADO!! Emilio Bizon Neto emiliobizonneto@ig.com.br