Definição: A Fibrose Cística (FC) ou mucoviscidose é uma doença autossômica recessiva caracterizada por secreções anormalmente densas das glândulas mucosas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRONQUIECTASIA CONCEITO ETIOLOGIA FISIOPATOLOGIA
Advertisements

Definição de asma - GINA 2008
Mutação Genética Escola Secundária de São João da Talha
DOMINÂNCIA E RECESSIVIDADE
Carmen Carvalho de Brito
Electromiografia II Aula X: Miopatias Docente: Rui Braga.
E. Secundária / 3 Quinta das Palmeiras - Covilhã Ciências Naturais.
Padrões de Herança nas Populações Humanas
População Negra Brasileira e Suas Doenças Genética
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FM/UFG
Fibrose Cística Professora: Elisângela de Paula
NEUROFIBROMATOSE.
Polipose Adenomatosa Familiar
DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
HIPERTENSÃO ARTERIAL DEFINIÇÃO
PNEUMONIAS CLASSIFICAÇÃO FISIOPATOLOGIA MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
DIABETES MELLITUS DEFINIÇÃO GRUPO DE DOENÇAS METABÓLICAS , COM
SÍNDROME DE TURNER.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA
ATRESIA DO ESÔFAGO Hospital Universitário Pedro Ernesto.
ENFERMAGEM MÉDICA Enf. Kamila Dalfior B4.
Sistema Respiratório.
Doenças relacionadas com a primeira lei de Mendel:
Diabete Melito (Diabetes Mellitus)
Trabalho realizado por: Mélissa Pinto MIMD
Monitores: José Aurélio Professor: Dr. Nilo C. V. Baracho
CETOACIDOSE DIABÉTICA
Progeria Mutação Génica.
DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA (DAP) – Parte I
Acometimento renal na Síndrome de Sjögren
DOENÇA RENAL NA SARCOIDOSE
Câncer Colorretal Dr.Thiago Rego
A genética e os genes.
ANOMALIAS.
Concepção uma nova vida
VESÍCULA BILIAR A vesícula biliar é um saco membranoso, em forma de pêra, situado na face inferior do fígado (lado direito). É um órgão muscular no qual.
Profa. Dra. Talita Seydell
Distúrbios de genes únicos
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Sandro Schreiber de Oliveira
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
Atelectasia Derrame pleural Área focal com aumento de densidade
Fibrose Cística.
Apresentação:Rodolfo Squiabel Iamaguti, Túlio Bosi, Rafael Alvarez
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Glândula mamária feminina adulta jovem normal, fora da gravidez - observa-se o sistema secretor, composto por lóbulos e ductos e situado no estroma interlobular.
Fibrose cística do pâncreas
Fisiopatologia do Pâncreas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO HEMOFILIA
Hipóteses Diagnósticas
Asma Brônquica na Infância
Atrofia Muscular Espinhal (AME)
Síntese dos artigos de revisão da grade curricular de genética
CASO CLÍNICO 4 – ASMA/DPOC
Curso de Patologia II Prof. Jarbas de Brito
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
Hemoglobinopatias e Genética Bioquímica
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Radiografia Simples do Tórax Prof a. Alessandra Carla de A. Ribeiro Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Faculdade de Medicina e Ciências da.
Citogenética Hereditariedade.
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Uma Aliviante Lufada de Ar Fresco
CIE: Curitiba Turma: CRN 094 Curso: Técnico em Radiologia Módulo: II
FISIOLOGIA DA FIBROSE CÍSTICA Disciplina: Citologia I 22/09/2009.
Fisiologia da fibrose cística
Transcrição da apresentação:

Definição: A Fibrose Cística (FC) ou mucoviscidose é uma doença autossômica recessiva caracterizada por secreções anormalmente densas das glândulas mucosas, insuficiência pancreática (80%) e aumento de três a cinco vezes na concentração de sódio e cloreto no suor (90%).

Características Clínicas: A FC apresenta diversas manifestações clínicas: No recém-nascido: obstrução intestinal; ausência de aumento de peso; eliminação de grandes e frequentes massas intestinais; apetite excessivo. Lesões pulmonares progressivas; infecção e produção de um muco denso que acarreta obstrução completa ou parcial dos bronquíolos. Atelectasia em placas, aeração irregular, aprisionamento de ar (alterações na radiografia torácica). Pneumonia, bronquiectasia, abcessos, pneumotórax e hemoptise. Esterilidade em 99% dos homens adultos. Diminuição da fertilidade em mulheres. Doença pancreática mínima ou ausente.

OBS: a morte na FC é principalmente devida a infecção pulmonar extrema que produz insuficiência respiratória.

Genética Expansão do gene da mucoviscidose Codificação anormal da proteína CFTR Defeito na regulação de íons através da membrana apical das células epiteliais Esquema lineal del gen CFTR con un espectro de mutaciones y su consecuencia en la proteína: cuadrado negro, posición de un cambio de aminionácido; triángulo punta arriba deleción de aminoácidos; círculo azul, truncamiento; círculo celeste, mutación de encuadre, mutación del mRNA (ref. 16).

*O gene anormal se transmite como um fator recessivo autossômico. Pais heterozigotos: Chance de nascer uma criança com doença é de 1:4; criança normal 1:4; e portador da doença (heterozigoto) 2:4. 70% dos cromossomos da fibrose cística em todo mundo possuem mutações do tipo F508 no locos CFTR Baixa prevalência no Brasil por causa da grande mistura de raças em nosso país. Representación terciaria y cuaternaria de la proteína CFTR con su posición en la membrana celular y la disposición de los dominios, regiones y la región afectada por la mutación A508F.

Diagnóstico Suspeita clínica História familiar Teste do suor

Epidemiologia Ocorre predominantemente em caucasianos com freqüência de 1 em cada 2000 nascidos vivos A freqüência gênica é de 1 em 20 na população caucasiana A ocorrência em negros corresponde a menos de um décimo que em caucasianos No Brasil há cerca de 1,5mil pessoas fibrocísticas A prevalência da doença no estado do Rio é de 1 para cada 6902 nascidos vivos

Tratamento O tratamento é individualizado Consiste na terapêutica dos vários sintomas orgânicos provocados pela doença A fibrose cística pode ser detectada pelo teste do pezinho

TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA PANCREÁTICA Uso de potente preparação pancreática em cada refeição como pancreatina(viokase) ou pancrelipase(cotazym) Redução de gordura na dieta Uso liberado de multivitaminas Alta

TRATAMENTO DAS DOENÇAS PULMONARES Drenagem postural Realização de atividades físicas Uso de antibióticos para o controle das infecções Tratamento com aerossol em pacientes com bronquiectasia e/ou broncoespasmo

Caso Clínico Paciente do sexo feminino, com baixa estatura, baixo peso, tosse produtiva, dispnéia crônica, esteatorréia e com dosagem de Cloro no suor = 100mEq/l (normal até 50mEq/l); MATERIAIS E MÉTODOS Foi realizada radiografia digital do tórax em aparelho Kodak CR 800 e tomografia computadorizada do tórax e abdome superior em tomógrafo Sytec 2000 IGE.

Fig 1-Radiografia digital do tórax com infiltrado intersticial e micronódulos de permeio

Essas alterações pulmonares são observadas em quase todos  os pacientes com Fibrose  Cística, constituindo as complicações  mais sérias da doença. Esse fato  deriva de  secreções mucosas espessas das  glândulas submucosas da árvore respiratória, com  obstrução secundária e infecção das  passagens  aéreas. Os bronquíolos  são muitas vezes distendidos por muco espesso em  associação com acentuada hiperplasia e hipertrofia das células secretoras de muco.

Figura 2 Figura 3 Fig 2 - Dilatações bronquiectásicas Fig 3 - Imagens de árvore em brotamento

Figura 4 Figura 5 Fig 4 - Degeneração gordurosa do pâncreas Fig 5 - Esteatose hepática avançada.

Na tomografia computadorizada do abdome superior observou-se a presença de degeneração gordurosa do pâncreas (Fig.4) provavelmente devido à obstrução completa e em longo prazo da glândula, que resulta  em atrofia  completa das porções acinares, com substituição por material fibroadiposo.Foi  observado também na tomografia abdominal  inferior Esteatose hepática avançada (Fig.5) decorrente do tamponamento dos canalículos biliares por material mucinoso.

OBRIGADO!!!