Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica

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COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica NRE-Itinerante Equipe de Ciências 2009

Plano de Trabalho Docente (PTD)

Plano de Trabalho Docente O que é um PTD? É o mesmo que planejamento e plano de aula? Como ele é construído? Que variáveis precisam ser consideradas nesse momento? Tem um formato específico? Uma formatação própria? Quem participa da sua construção? Que elementos ele deve conter? ...

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO N E J M T O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Marco (ato) Situacional Marco (ato) Conceitual Marco (ato) operacional Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da escola Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR (Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico ou Proposta Curricular) PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula ações necessárias para a efetivação do PPP, também construído de forma coletiva PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de Ação Docente) - Partindo da Proposta Pedagógica Curricular - Organiza o ensino e aprendizagem em sala de aula

Plano de Trabalho Docente – 6ª Série Conteúdos Justificativa Encaminhamentos Metodológicos Avaliação (critérios e instrumentos) Referências ... Matéria: Solo Para que o estudante possa: saber como se forma um solo e sua relação com o meio biótico; compreender a dinâmica da gênese dos solos relacionando com a atmosfera, as rochas e a biota, a posição na paisagem, dentre outros; Compreender os diferentes tipos de solo que compõem o ambiente; Relacionar a composição química dos solos e a relação com o material de origem que forma os diferentes tipos de solo; Entender as características de um solo a partir de um perfil e suas diferentes camadas; (como fazer? – quais possibilidades?) Primeiro Momento: promover discussão com os alunos a partir de uma problematização considerando as concepções alternativas dos alunos; Exemplo: Problematizar a partir de um solo urbano ou um solo da área rural, etc. Elementos essenciais: divulgação científica (Artigo da revista Química Nova na Escola n5 Nov. 2003); Segundo Momento: atividades experimentais (Referência Projeto Solo na Escola e Portal do MEC); Critérios: investigar o entendimento a respeito das da relação do solo com o meio físico e biótico; investigar o desenvolvimento de novos conceitos adquiridos com relação a gênese do solo, formação do solo e características dos solos; LIMA, V. C. O Solo no Meio Ambiente: uma Abordagem para Professores e Alunos. Curitiba, UFPR, 2005. PROJETO ARARIBÁ. Ciências 6ª série. São Paulo: Moderna, 2007. ROSA, A H.; ROCHA J. C. Fluxos de Matéria e Energia no Reservatório Solo: da Origem a importância para a vida. Rev. Química Nova na Escola. n. 5, Nov. 2003.

Plano de Trabalho Docente – 6ª Série Conteúdos Justificativa Encaminhamentos Metodológicos Avaliação (critérios e instrumentos) Referências ... Elementos da prática pedagógica: livros didáticos, textos de jornal, revista científica, figuras, quadro de giz, mapas, modelo didático, jogos, vídeos, computador, entre outros; recursos instrucionais: mapas conceituais, diagrama V, diagramas, gráficos, tabelas, infográficos, entre outros; espaços de pertinência pedagógica: museus, laboratórios, exposições, seminários, debates, entre outros; acompanhar as mudanças conceituais provenientes da aprendizagem significativa dos conceitos científicos escolares e das relações com a vida cotidiana a partir da resolução de problemas; mensuração ... Instrumentos: seminário; prova com questões variadas; relatório da atividade experimental; Construção de texto; história em quadrinho; desenho;

Plano de Trabalho Docente – 6ª Série Conteúdos Justificativa Encaminhamentos Metodológicos Avaliação (critérios e instrumentos) Referências abordagem problematizadora, relação contextual, relação interdisciplinar, pesquisa, leitura científica, atividade em grupo, observação, atividade experimental, recursos instrucionais, lúdico, periódico-mural, entre outros.