P r o f . : Marco Antonio Misael Serafin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os quatro Ps do Marketing
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PLANO DE MARKETING.
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
GESTÃO DE MARKETING I Competências Habilidades Bases Tecnológicas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
Consultoria Empresarial
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin.
Planejamento de Campanha – A3
Estratégias do agronegócio
Loja Mari Marcel Esamc Plano de Marketing Loja Mari Marcel Esamc
Estratégias de Segmentação
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Estratégias Competitivas de Marketing
Quem são seus concorrentes?
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
GESTÃO DA COMPETITIVIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Administração de Marketing I
Comercialização de Produtos e Serviços de TI
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
A Importância da Informação
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Fundamentos de economia
Gestão de Meios de Hospedagem
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Módulo II – O Composto de Marketing
PLANEJAMENTO.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
A base – Inteligência de mercado
Plano de negócio.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Empreendedorismo ________________________________________
Juliana Caminha Noronha
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Classificando as competências
Canais de Distribuição
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
CONCORRÊNCIA.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Gestão de Marketing de Moda
Planejamento estratégico
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Controladoria.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

P r o f . : Marco Antonio Misael Serafin PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f . : Marco Antonio Misael Serafin

CGM H O T E L Pesquisa da Oferta Análise do Local

OFERTA DEMANDA VARIÁVEIS DE ANÁLISE DE MERCADOS Produtos ou serviços disponibilizados pelos agentes econômicos DEMANDA Procura por produtos ou serviços A relação entre oferta e demanda deve ser de EQUILÍBRIO contínuo e deve ser planejada A interação influencia e é influenciada pelos fatores preço, sazonalidade e estrutura de mercados

Métodos de pesquisa Pesquisa direta - visita aos hotéis e aplicação de questionários e entrevistas Pesquisa indireta Os dados são importados de fontes variadas e secundárias Juízo de opinião Clippings Estratégia de seguir o líder

Como proceder à pesquisa Adotar um critério de classificação do grupo de hotéis Identificar a área de influência mercadológica Listar os hotéis existentes e em desenvolvimento Proceder à análise do grupo referencial direto Entender o nível de influência do grupo referencial indireto e dos hotéis em desenvolvimento Identificar futuras saídas de mercado Identificar empresas geradoras de demanda Identificar faixas e segmentos de mercado Entender o comportamento do grupo de hotéis concorrentes, seu desempenho e posicionamento Traçar cenário de mercado atual e futuro

Cuidados a serem tomados Selecione a pessoa certa para oferecer as informações solicitadas - nem sempre é o gerente ou um funcionário graduado Certifique-se de que o grupo primário é composto por hotéis que de alguma forma sirvam de referência e orientem de fato o planejamento do hotel em estudo Anote as reações das pessoas entrevistadas, avalie a autenticidade das informações Adote uma postura de colaboração Seja sensível e tenha bom senso

Análise técnica dos concorrentes diretos Localização, instalações, produtos e serviços Condições de acesso Qualidade, valor percebido e posicionamento Força de venda/distribuição Desempenho - demanda por UH’s, valores de diárias, comportamento do hóspede, composição de faturamento, resultados operacionais e financeiros Adequação do produto aos segmentos-alvo

TX DE OCUPAÇÃO = UH’S VENDIDAS (%) UH’S DISPONÍVEIS DIÁRIA MÉDIA = REC. LÍQUIDA HOSPED. ($) UH’S VENDIDAS MÉDIA DE HÓSPEDES = Nº HÓSPEDES (i) UH’S VENDIDAS PART. MERCADO = HOTEL X (%) TTL MERCADO

Os segmentos de mercado se sobrepõem... ... e definem as condições de concorrência e interação mercadológica entre as empresas