P r o f . : Marco Antonio Misael Serafin PESQUISA DE OFERTA Investigar o ambiente competitivo no qual pretende inserir-se o hotel em estudo P r o f . : Marco Antonio Misael Serafin
CGM H O T E L Pesquisa da Oferta Análise do Local
OFERTA DEMANDA VARIÁVEIS DE ANÁLISE DE MERCADOS Produtos ou serviços disponibilizados pelos agentes econômicos DEMANDA Procura por produtos ou serviços A relação entre oferta e demanda deve ser de EQUILÍBRIO contínuo e deve ser planejada A interação influencia e é influenciada pelos fatores preço, sazonalidade e estrutura de mercados
Métodos de pesquisa Pesquisa direta - visita aos hotéis e aplicação de questionários e entrevistas Pesquisa indireta Os dados são importados de fontes variadas e secundárias Juízo de opinião Clippings Estratégia de seguir o líder
Como proceder à pesquisa Adotar um critério de classificação do grupo de hotéis Identificar a área de influência mercadológica Listar os hotéis existentes e em desenvolvimento Proceder à análise do grupo referencial direto Entender o nível de influência do grupo referencial indireto e dos hotéis em desenvolvimento Identificar futuras saídas de mercado Identificar empresas geradoras de demanda Identificar faixas e segmentos de mercado Entender o comportamento do grupo de hotéis concorrentes, seu desempenho e posicionamento Traçar cenário de mercado atual e futuro
Cuidados a serem tomados Selecione a pessoa certa para oferecer as informações solicitadas - nem sempre é o gerente ou um funcionário graduado Certifique-se de que o grupo primário é composto por hotéis que de alguma forma sirvam de referência e orientem de fato o planejamento do hotel em estudo Anote as reações das pessoas entrevistadas, avalie a autenticidade das informações Adote uma postura de colaboração Seja sensível e tenha bom senso
Análise técnica dos concorrentes diretos Localização, instalações, produtos e serviços Condições de acesso Qualidade, valor percebido e posicionamento Força de venda/distribuição Desempenho - demanda por UH’s, valores de diárias, comportamento do hóspede, composição de faturamento, resultados operacionais e financeiros Adequação do produto aos segmentos-alvo
TX DE OCUPAÇÃO = UH’S VENDIDAS (%) UH’S DISPONÍVEIS DIÁRIA MÉDIA = REC. LÍQUIDA HOSPED. ($) UH’S VENDIDAS MÉDIA DE HÓSPEDES = Nº HÓSPEDES (i) UH’S VENDIDAS PART. MERCADO = HOTEL X (%) TTL MERCADO
Os segmentos de mercado se sobrepõem... ... e definem as condições de concorrência e interação mercadológica entre as empresas