ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS – PARTE I ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA II ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS – PARTE I INTEGRAÇÃO VERTICAL
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Conceito e definição. “Teoria de uma empresa sobre como ganhar vantagem competitiva operando em vários negócios simultaneamente.” (BARNEY, 2007, pg. 165)
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Tipos de estratégia. - INTEGRAÇÃO VERTICAL; - DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA; - ALIANÇAS ESTRATÉGICAS; - FUSÕES E AQUISIÇÕES.
“A integração vertical é definida como o número de estágios na cadeia Conceito e definição. “A integração vertical é definida como o número de estágios na cadeia de valor de um setor que a empresa levou para seu âmbito interno.” (BARNEY, 2007, pg. 183)
INTEGRAÇÃO VERTICAL Tipos de Estratégias. - INTEGRAÇÃO VERTICAL PARA FRENTE: “A integração vertical para frente é aquela que aproxima a empresa dos consumidores finais.” (BARNEY, 2007, pg. 183) - INTEGRAÇÃO VERTICAL PARA TRÁS: “A integração vertical para trás é aquela que aproxima a empresa das fontes de matéria prima”.
O VALOR DA INTEGRAÇÃO VERTICAL - Maneiras para a criação de valor e vantagem competitiva a partir da estratégia de integração vertical: - Integração Vertical e raridade; - Integração Vertical e imitabilidade;
O VALOR DA INTEGRAÇÃO VERTICAL 1) – Integração vertical e raridade; Ocorre quando a organização consegue desenvolver em sua cadeia de fornecimento de insumos (matéria prima), ou desenvolvimento tecnológico, condições raras de vantagem, difíceis de serem desenvolvidas pelos seus concorrentes. Economia de escala = Volume de produção x custo médio por unidade fabricada
O VALOR DA INTEGRAÇÃO VERTICAL 2) – Integração vertical e imitabilidade; A integração vertical pode criar valor permitindo que uma empresa explore seus recursos e capacidades, ambos custosos de se imitar (copiar).