BSC Balanced Score Card

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BSC Balanced Score Card Grupo 6 BSC Balanced Score Card

BSC!!! Bicho De Sete Cabeças???

ANÁLISE INTELIGENTE DE DADOS Apresentado pela primeira vez por Kaplan & Norton, num artigo publicado na Harvard Business Review em 1992. Neste artigo é exposto que: A complexidade das organizações exige que os gestores conheçam e controlem a performance das mais diversas áreas simultaneamente. O Balance Scorecard serve para dar apoio a este tipo de necessidades. Permite que o gestor analise de forma rápida e compreensiva a empresa, focando as diversas áreas críticas de sucesso englobando-as nos objectivos estratégicos da organização. A sua implementação oferece uma perspectiva dinâmica da performance duma organização, caracterizando os aspectos prejudiciais relacionando-os com as suas causas.

Conceito O BSC é uma ferramenta de gestão (não um sistema de medida) que permite às organizações clarificar a sua visão estratégica e traduzi-la em ações. Extrai relações entre os processos internos e os contornos externos em função de uma contínua e cíclica melhoria dos resultados. Facilmente o BSC passa de um exercício acadêmico de planejamento estratégico para o centro nevrálgico de uma empresa.

Áreas Analisadas Financeira Processos Cliente Internos Visão e Estratégia Aprendizagem e Crescimento

Financeira - Permitem extrair resultados sobre o funcionamento atual da empresa; custos operacionais... Processos Internos - Completam as medidas financeiras e definem a performance financeira futura; produção e inovação, lucros por produto, indicadores de produtividade... Cliente – A empresa analisada na perspectiva do cliente; satisfação, confiança, preferência... Aprendizagem e Crescimento - satisfação dos empregados, eficácia e suas performances...

BALANCED SCORECARD ELABORADO PARA EMPRESA DE PRODUTOS RECICLADOS PERSPECTIVAS MAPA DA ESTRATÉGIA OBJETIVOS ESTRATÉGICOS INDICADORES METAS AÇÕES FINANCEIRA - Ampliar a venda de produtos para todo o território nacional Atender organizadores de grandes eventos. Garantir recebimento das vendas Lucro Carteira de clientes - Aumento de 30% do faturamento bruto em 24 meses Estabelecer representantes em todos os Estados. Implantar uma campanha de marketing CLIENTES Cadastrar clientes em potenciais (organizadores de eventos) - Atrair clientes através da exclusividade de produtos - Aproveitar a importância dada ao meio ambiente - Índice de satisfação dos clientes - Aumento de 10% de clientes no ano. Contatar agências que fazem serviços de publicidade de eventos Divulgar a empresa e produtos em sites e outros meios de comunicação PROCESSOS INTERNOS -Eficiência na produção para que não haja devoluções Visita ao cliente para demonstração dos produtos Desenvolver produtos de acordo com a necessidade do cliente -Novas compras -Indicação da nossa empresa para outros possíveis clientes Atender os clientes dentro do prazo estipulado Reduzir as perdas -Elaborar instruções de trabalho -Estipular prazos para cada processo APRENDIZADO E CRESCIMENTO -Capacitação dos colaboradores em cursos voltados para a qualidade do serviço -Capacitação de mão de obra, deixando mais qualificado - Ampliar o grau de especialização dos colaboradores (multi-funcionais) -Participação nos principais cursos para cada funcionário. (silk-screen / off-set / atendimento ao cliente / telemarketing) - Implantar programa de capacitação do capital intelectual

Processo de Análise Crítica CICLO DE MELHORIA Coletar indicadores Comparar com metas Analisar causas Dia-a-dia Planos de Melhoria Mensal Integrar informações Analisar correlações Trimestral ou semestral Revisar metas Revisar planos estratégicos

“Nenhuma estratégia muito bem elaborada produz resultados por si própria,a menos que seja convertida em ações específica.” DESAFIO FAZER ACONTECER   BOSSIDY, LARRY