RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA®

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Mudança Organizacional
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Comportamento Organizacional
Entrevistas de Avaliação de Desempenho
Os tipos de comportamento no meio social
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
A Conta Bancária Emocional Depósitos Retiradas
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Aprenda a usar seu Subconsciente a seu favor!.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Empreendedorismo pode ser aprendido
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
RESPEITO É BOM E FAZ BEM.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Recursos Humanos do Projeto
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Solidificando seus relacionamentos
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
Planear a mudança Tomar controle.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que queremos fazer hoje?
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
FEEDBACK.
Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Desvios Administrativos
1 VOCÊ E A SUA ATITUDE ALEGRE TRISTE.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Estratégias Cognitivas
Comunicação e Negociação
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
TIPOS DE PERSONALIDADE
A Liderança transformacional
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Liderança e Relacionamento.
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
15 Atitudes que levarão Você ao TOPO!
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Conceituação Cognitiva
Relembrando: A liderança depende da:
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

RESPEITO: A FONTE DE NOSSA FORÇA® Um Currículo Padrão do Legacy Business Cultures Facilitadores: Nome, Sobrenome Data: Local:

Porquê Por quê o foco em respeito? Porque os seres humanos são sistemas de malha aberta abertas abertos [“open loop”]

O Caminho para o Respeito PG: iv O Caminho para o Respeito

Respeito: A Fonte de Nossa Força® PG: v Respeito: A Fonte de Nossa Força® Preparando o Cenário para o Respeito Nossa Mente: Onde Tudo Começa Atitude: Uma Competência Essencial Respeito: Auto-Estima Autoestima Implementação: O Caminho a Seguir

Vamos começar!

Unidade I Estabelecendo o Cenário para o Respeito

Atividade Quebra-Gelo Página 1- 1 Atividade Quebra-Gelo Levante-se e procure uma pessoa que você não conhece bem Diga seu nome, de onde você é e o que você faz na DuPont Cite uma pessoa que influenciou suas crenças sobre como você trata (ou deve tratar) os outros

Página: 1-2 “Respeito” é…

Respeito: ≠ Tolerância Página: 1-3 Respeito: ≠ Tolerância

O Caminho para o respeito Página: 1-3 Ativo +++++ Respeito: EngajamentoE mpenho Passivo Tolerância Fuga Ativo ----- Hostilidade O Caminho para o respeito

“Respeito” é… um processo ativo Página: 1-3 “Respeito” é… um processo ativo de mobilizar pessoas de todas as origens sem julgamentos para aumentar minha conscientização e eficiência de uma forma que valorize tanto a mim mesmo como aqueles com os quais eu venha a interagir. 11

Página: 1-4 10 Regras de Compromisso Manter um tom respeitoso e volume de voz adequado ao dar minha opinião. Considerar o ponto de vista dos outros. Valorizar as muitas e variadas fontes de conhecimento que existem. Ouvir a mensagem completa, sem interrupções e sem editoração. refrazear Buscar maneiras de concordar, conectar e apoiar.

10 Regras de Compromisso(cont.) Página: 1-4 10 Regras de Compromisso(cont.) Explicar por quê porque eu não concordo, quando for o caso. Admitir para mim mesmo onde preciso crescer me desenvolver ou mudar. Evitar ter que estar “certo”. Agir de maneira a elevar a auto-estima autoestima dos membros do meu grupo. Respeitar o tempo ao compatilhar meus pensamentos e opiniões.

Página: LJ1 Diário do Aprendizado

Unidade II A Mente: Onde tudo começca começa

Como se apresenta o RESPEITO e como ele é sentido? Página: 2-1 Como se apresenta o RESPEITO e como ele é sentido?

Respeito e o Cérebro “A justiça social e o respeito ajudam os empregados a aprender. Quando demonstramos interesse pelos outros, quando os apoiamos e os elogiamos genuinamente, ‘injetamos’ uma mistura química de serotonina e oxitocina nos seus cérebros. Estes neurotransmissores incentivam a confiança, abrem a mente das pessoas para nossas idéias ideias, e criam o desejo de nos conhecer melhor e nos ajudar com o que precisamos fazer.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

Benefícios do Respeito Página: 2-1 Benefícios do Respeito Maior satisfação no trabalho Melhoria na saúde física e emocional dos colaboradores Maior capacidade para atrair, desenvolver e reter colaboradores talentosos Melhoria no fluxo de informações e no aprendizado organizacional Melhoria na satisfação do cliente Maior produtividade organizacional, lucratividade e resiliência

Como se apresenta o DESRESPEITO e como ele é sentido? Página: 2-1 Como se apresenta o DESRESPEITO e como ele é sentido? 1

Desrespeito e o Cérebro “Se humilhamos alguém, ‘injetamos’ cortisol em seu cérebro que fecha o córtex pre-frontal deixando-o fechado para novas idéia ideias e para a disposição de nos ajudar.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

Consequências do Desrespeito Baixo ou nenhum envolvimento emocional dos empregados Aumento de doenças relacionadas a estresse Aumento no absentismo e acidentes Rotatividade de empregados acima da média Sonegação de informações Menor satisfação de clientes e maior perda de clientes Produtividade organizacional, lucratividade e resiliência abaixo da média

A Anatomia do Respeito

Eficácia Associar Avaliar Recebimento Consciente (Ferramenta de busca) Página: 2-2 Recebimento Consciente (Ferramenta de busca) Perceber Ações e Decisões Associar Subconsciente Criativo (Anti-virus SW) Avaliar Subconsciente (Disco rígido) Resolve conflitos Assegura que você “Aja como você mesmo" Mantém sua Realidade Atual Apresenta “Verdade e Realidade” Sem preconceito, Sem julgamento Armazena suas Atitudes, Hábitos, Conhecimento e Crenças

Como funciona– Um olhar sobre Associação e Avaliação Página: 2-2 Como funciona– Um olhar sobre Associação e Avaliação Os dados são percebidos. “Isto é um _______” Os dados são associados e avaliados. “A última vez que eu comi um _________, eu fiquei realmente doente!” Uma decisão é tomada com base na minha avaliação. “Eu não vou comer este__________.”

Conhecimento vs. Crenças

Página: 2-3 Estereótipos Imagens mentais mantidas em comum por membros de determinado grupo. Representam opiniões simplificadas demais. Residem em nosso subconsciente e funcionam como “verdade” e “realidade”.

Prejulgamentos (Preconceito) Página: 2-3 Página: 2-3 Prejulgamentos (Preconceito) Decisões tomadas ou ações realizadas antes de (ou sem) um exame completo e suficiente. Negativo ou positivo Pode se tornar habitual

Ineficiente Associações Deficientes Avaliações Preconceituo sas Consciente Recebe (Ferramenta de busca) Percebem valiosas valor Ações e Decisões prejudicadas Associações Deficientes Subconsciente Criativo (Anti-virus SW) Avaliações Preconceituo sas Resolve conflitos Racionaliza nossos preconceitos e estereótipos Justifica nossos preconceitos e comportamentos desrespeitosos Subconsciente (Disco rígido) Estereótipos e Prejulgamentos Experiências anteriores e expectativas Atitudes, Hábitos e Crenças não Corroboradas fundamentadas

Como funciona– Um olhar sobre Estereótipos e Prejulgamentos Página: 2-3 Como funciona– Um olhar sobre Estereótipos e Prejulgamentos Os dados são percebidos. “Aquela pessoa foi simplesmente grosseira comigo!” Os dados são associados e avaliados. “Todas as vezes que eu vejo aquela pessoa ela é grosseira.” “A última vez que eu vi alguém igual, a pessoa foi grosseira.” “Pensando nisso me lembrei que_______ me falou sobre ‘estas pessoas’. Todas elas devem ser grosseiras!" Uma decisão é tomada com base na minha avaliação. “Ela foi grosseira comigo porque ela é _______!”

Página: 2-3 O “Desafio dos Dados”  Imagine que seu conflito seja uma oportunidade de aprendizado disfarçada  Procure e considere outros pontos de vista Dê às pessoas o benefício da dúvida. Analise a fonte de suas informações.  Questione suas suposições Procure pontos de conexão.

Página: LJ1 Diário do Aprendizado

Unidade III Atitude: A Chave para Locais de Trabalho Onde Existe Respeito

Atividade de Aquecimento Página: 3-1 Atividade de Aquecimento Qualidades das Pessoas que você Respeita

Demonstrando Respeito Página: 3-1 Aptidões Habilidades Conhecimento Hábitos Atitudes Demonstrando Respeito Exige as Atitudes Corretas para Apoiar Nossas Aptidões Habilidades e Base de Conhecimento

35

O que é atitude? Um “hábito” de pensamento que controla suas reações Página: 3-2 O que é atitude? Um “hábito” de pensamento que controla suas reações Sua reação ou decisão “padrão” Existe uma “ATITUDE” certa? Minhas atitudes podem ser mudadas?

Página: 3-3 O Poder das PALAVRAS!

As atitudes são formadas tridimensionalmente. Página: 3-3 As atitudes são formadas tridimensionalmente. PALAVRAS (Evocam) IMAGENS (Que trazem) EMOÇÕES (Sentimentos) 38

Neuroplasticidade Auto-direcionada “O cérebro muda em função de onde um indivíduo foca sua atenção. Cada vez que eu desabafo, eu crio e conecto novas células cerebrais para este fim, e com o tempo eu vou ficando bom nisso. Mas você pode focar sua atenção em comportamentos positivos e fazer crescer estas conexões também. Os gânglios basais podem estar conectados para ter um comportamento positivo ou tóxico. Cabe a cada indivíduo decidir qual vai prevalecer.” Ellen Weber, Ph.D. Diretora , MITA International Brain Based Center

Formação e manutenção de atitude PALAVRAS Página: 3-3 “Normalmente eu sou um excelente ouvinte!” Formação e manutenção de atitude Orgulhoso Conectado Respeitoso EMOÇÕES IMAGENS

Página: 3-3 Página: 3-4 Palavras em ação Cite exemplos de como você pode usar palavras para promover respeito. Cite exemplos de como as palavras podem diminuir o respeito.

Página: LJ1 Diário do Aprendizado

Unidade IV Respeito: Auto Estima Autoestima

A auto-estima autoestima é… Página: 4-1 A auto-estima autoestima é… O grau de quanto você se gosta e se respeita e se sente confiante para lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida É quão entusiasta, amável e apreciativo você se sente em relação a si mesmo.

Eficácia Associar Avaliar Recebimento Consciente (Juiz) Perceber Ações e Decisões Associar Subconsciente Criativo (Controlador) Avaliar Subconsciente (Robot) Resolve conflitos Assegura que você " Aja como você mesmo" Mantém sua Realidade Atual Apresenta “Verdade e Realidade” Sem preconceito, Sem julgamento Armazena suas Atitudes, Hábitos, Habilidades, Conhecimento e Crenças

Auto-estima Autoestima em ação Página: 4-2 Auto-estima Autoestima em ação Como uma auto-estima autoestima saudável nos ajuda no trabalho? Como a baixa auto-estima autoestima pejudica nossos esforços no trabalho?

Suportes saudáveis de auto-estima autoestima … Página: 4-2 Suportes saudáveis de auto-estima autoestima … Maior responsabilidade pessoal pelos resultados Relacionamentos mais saudáveis Maior receptividade a novas idéias ideias e abordagens Maior empatia com os outros Nível mais elevado de conforto com pessoas de origens diferentes

Página: 4-2 A baixa auto estima autoestima prejudica relacionamentos e a produtividade

A baixa auto-estima autoestima muitas vezes conduz a: Página: 4-2 A baixa auto-estima autoestima muitas vezes conduz a: Mente fechada Retenção de Atenção Elogio Informações Entrada em limites territoriais Ataques a outros em nível inconsciente Maior tendência a racionalizar

Avaliação da Auto-Estima Autoestima Página: 4-3 Avaliação da Auto-Estima Autoestima

Pontuação da Avaliação de Auto-Estima Autoestima Página: 4-3 Pontuação da Avaliação de Auto-Estima Autoestima Se sua pontuação for de “2” ou “3” em qualquer das afirmações de número ímpar, circule o número da afirmação (1,3,5,7,…) Se sua pontuação for de“0” ou “1”em qualquer das afirmações de número par, circule o número da afirmação(2,4,6,8, …) Some o número das afirmações assinaladas Quanto maior a soma das afirmações assinaladas, mais você estará alinhado com os padrões de alta auto-estima autoestima.

Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima Página: 4-5 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima Reconheça que você é valioso e que tem aptidões únicas exatamente como você é Afaste a crença de que você está competindo com outros. Reconheça que o valor próprio é inato. Seu valor não é determinado por suas ações e decisões Aceite 100% de responsabilidade por suas ações e decisões.

Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima (continuação) Página: 4-5 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima (continuação) Reconheça que os erros são degraus para a realização. Reconheça que a vida é uma jornada a ser empreendida um dia por vez. Reconheça que o elogio traz resultados—mesmo quando as coisas não estejam indo bem.

Meu Plano de Auto-estima Autoestima Página: 4-6 Meu Plano de Auto-estima Autoestima O que eu posso começar a fazer? O que devo parar de fazer? O que eu devo continuar fazendo ou o que devo fazer mais?

Página: 4-7 Sete Passos para Elevar a Auto-Estima Autoestima Saudável Auto-estima do Grupo 1. Tratar todos os colaboradores como pessoas que têm mérito, valiosas e únicas …exatamente como são. 2. Desafiar seus colegas e colaboradores a serem os melhores individualmente. 3. Comunicar que auto-estima autoestima é inata; não é algo determinado por ações e decisões individuais 4. Fazer com que sejam 100% responsáveis por suas escolhas e decisões. 5. Tratar os erros de aprendizados aprendizagem como degraus para realização. 6. Reconhecer que a vida é uma jornada a ser empreendida um dia por vez. 7. Reconhecer que o elogio traz resultados—epecialmente quando as coisas não estejam indo bem.

Página: LJ1 Diário do Aprendizado

Unidade VI Implementação: O Caminho a Seguir

Processo de pensamento Página: 5-1 Emoções Processo de pensamento Atitudes Auto Estima Comprometimento Respeito:

Desenvolvendo um Código de Cooperação Página 5- 2 Desenvolvendo um Código de Cooperação “As pessoas apoiam aquilo que elas ajudaram a criar.” – Edge Learning Institute

Desenvolvendo um Código de Cooperação Página 5- 2 Desenvolvendo um Código de Cooperação Pequenos grupos Discussão de idéias ideias Ações comportamentais específicas Concorde em fazer Concorde em NÃO fazer Combine resultados Procure o consenso

EXEMPLO DE CÓDIGO DE COOPERAÇÃO  Falamos franca, sinceramente e com gentileza aos nossos colegas Usamos aptidões ativas de ouvinte e não interrompemos uns aos outros Somos abertos, transparentes e inclusivos em nossas comunicações uns com os outros  Nós compartilhamos nosso conhecimento, nossas opiniões e nossas perspectivas com outros Encontramos razões pequenas e grandes para cumprimentar e elogiar uns aos outros Damos uns aos outros o benefício da dúvida e não tiramos conclusões prematuras  Recebemos uns aos outros fazendo contato visual e de forma calorosa  Estendemos uns aos outros as cortesias de praxe (Por favor, Obrigado, etc.)  Tratamos uns aos outros como iguais indepentemente de cargos ou condição  Somos capazes de rir de nós mesmos e trazemos humor para o local de trabalho  Damos feedback honesto e construtivo Não incentivamos conversas negativas que desmotivam outros

Página: LJ1 Diário do Aprendizado

Página: 5-5 A jornada começa hoje “Todas as mudanças significativas e duradouras, começam de dentro para fora.” - Bob Moawad Fundador do Edge Learning Institute

Relatório (Debriefing): Página: LJ Relatório (Debriefing): Quais as coisas mais importantes que você vai levar do curso hoje? Diga uma coisa que você fará para ajudar a DuPont a demonstrar seu RESPEITO PELAS PESSOAS?

Obrigado!