COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Conselho Estadual de Assistência Social
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Contexto de atuação do CME
Encontro Estadual de Formação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Revisita ao PPP.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
O papel pedagógico do órgão gestor
Administrador Público – CRA/DF
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA SECRETÁRIO MARCO TEBALDI TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC. REUNIÃO COM SDRs e GEREDs.
Transcrição da apresentação:

COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação

HISTÓRICO Criado pela AMOSC juntamente com os profissionais da área de educação pela necessidade de uma integração maior e o delineamento de ações conjuntas a serem desenvolvidas em nível regional. Iniciou 1997.

FINALIDADE O COSEME/AMOSC é órgão colegiado de decisões, com finalidade de analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito da Educação dos municípios integrantes da associação para desenvolvimento de políticas educacionais.

QUEM INTEGRA O COSEME Gestores Municipais de Educação dos 20 municípios da região da AMOSC:

POPULAÇÃO: hab. ALUNOS:

INSTRUMENTO REGULATÓRIO DO COSEME É regulado por um Regimento Interno aprovado através de Assembleia do Colegiado e homologado em Assembleia de Prefeitos.

COMPETÊNCIAS Propor, analisar e sugerir medidas visando a melhoria na qualidade do ensino público; Manifestar-se sobre questões do ensino público municipal no âmbito da Microrregião da AMOSC; Desenvolver estudos acerca de questões educacionais e de gestão do ensino; Propor e coordenar a execução de ações de capacitação dos recursos humanos em educação;

Promover eventos, juntamente com órgãos de instância estadual e nacional para o desenvolvimento da educação; Estimular atividades que se proponham a colaborar com o poder público municipal no âmbito da educação; Realizar estudos e pesquisas sobre situação do ensino na Microrregião da AMOSC; Gestionar para o cumprimento de acordos e convênios; Organizar e aprovar seu Regimento Interno e suas alterações,

COMPOSIÇÃO Dirigido por uma diretoria composta de:  Coordenador Geral;  Vice-coordenador;  Secretário Geral;  Primeiro Secretário. São eleitos para mandato de 1 (um) ano permitido uma recondução

SÃO ÓRGÃOS DO COSEME Assembleia do Colegiado; Assessoria em Educação da Amosc; Diretoria do Colegiado

REUNIÕES Assembleias Ordinárias ocorrem bimestralmente e sempre que necessário a Diretoria convoca reunião Extraordinárias; Na primeira assembleia do ano é eleita nova diretoria, realizado um planejamento de ações e estabelecido cronograma de reuniões; Reuniões são descentralizadas.

PRINCIPAIS ATUAÇÕES ÚTIMOS ANOS Municipalização - moção suspensão do PLC 014/09; Reinvindicação Transporte Escolar; Reunião integrada com colegiado de Administração e Procuradores Jurídicos sobre Piso Nacional dos Professores; Realização de capacitações conjunto (ensino da música, educação inclusiva, contação de história, conselho de educação, OLP...

PRINCIPAIS ATUAÇÕES ÚTIMOS ANOS Encontros com professores do 1º ao 5º ano e por áreas de ensino; Participação Fóruns da UNDIME; Participação Seminários Plano Nacional de Educação; Solicitação de capacitação do SIGPC/FNDE; Estudos de Legislação;

Qual a importância do Colegiado para ação do Gestor de Educação? Um espaço importante para troca de experiências e superação de problemas; Importante acompanhar as discussões, o que é prioridade e o que é assumido em conjunto enquanto região; Através dos repasses e discussões é possível avançar o colegiado tem papel fundamental na vida do gestor de educação; Espaço que da mais segurança aos gestores; Auxílio para sanar as dificuldades do dia a dia é um apoio importante; Vital o fortalecimento do Gestor e de suas ações passa e deve passar pela discussão do colegiado.

Obrigada! Locenir de Moura Assessora em Educação