Engenharia de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
NORMA ABNT ISO 9000.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Sistemas de Gestão Integrada
Qualidade de Processo A Série ISO 9000
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade
Qualidade – ISO 9000.
EJRos Assessoria Técnica Ltda
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
A EMPRESA A Odisséia Consultoria e Treinamento Ltda – ME está há mais de 04 anos no mercado, sempre no segmento da Qualidade, com Treinamentos e Palestras...
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Qualidade
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Gestão da Qualidade.
ISO/IEC NBR Qualidade de TI.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Sistema de Gestão da Qualidade
Q - Normalização calendário Introdução Conceito Objetivo Níveis
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUA- LIDADE ISO9001 E CERTIFICAÇÕES
Aula 9 – Conceito de Conformidade
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
Sistemas de Gestão da Qualidade
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
ISO 9000.
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos da ISO 9001 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Gestão da Produção e Logística
Qualidade e a ISO 9001.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
Curso de Administração Disciplina: TGA
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
Teoria dos Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Produção AULA 8 Engenharia da Qualidade I CURSO DE FÉRIAS Janeiro de 2010 Prof. Kléber Barros

Organização Internacional para Padronização O que é a ISO ? Organização Internacional para Padronização

História e Filosofia da ISO A ISO foi fundada em 1947, tem sede em Genebra (Suíça) e é uma federação mundial de organismos de normalização nacionais de, aproximadamente, 120 países. Sua missão é promover o desenvolvimento da normalização, e atividades correlatas, no mundo, com os objetivos de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e de desenvolver a cooperação nos campos da atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica.

O trabalho técnico da ISO consiste no desenvolvimento de acordos internacionais, mediante processo consensual, para aplicação voluntária. Estes acordos são publicados como Normas Internacionais, das quais a ISO elaborou, até o presente, um número superior a dez mil.

Conciliando os interesses de produtores, consumidores, governo e comunidade científica, a ISO elabora, publica e difunde normas internacionais relativas a todos os domínios de atividades, exceto no campo elétrico-eletrônico, o qual é responsabilidade da IEC - INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMISSION

Norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes, ou características para atividades ou seus resultados. As normas em geral são baseadas em conhecimentos consolidados da ciência, da tecnologia e das experiências anteriores.

Normas ISO série 9000 Origem e Evolução 1987 Motivações Militares e de Segurança 1994 Três modelos “rígidos” 2000 Modelo único, permitindo exclusões 2008 Maior clareza e melhoria na tradução, maior sinergia com conceitos da ISO 14000, aumento do foco nos resultados e na melhoria contínua

O que a ISO série 9000 não é ? As normas ISO série 9000 fornecem diretrizes e/ou requisitos sobre QUAIS características devem ser consideradas no sistema de gestão de uma organização, mas NÃO ESTABELECEM COMO estas características devem ser implementadas. Este caráter genérico dá a essas normas uma ampla aplicabilidade. “Todos os requisitos desta Norma são genéricos e se pretende que seja aplicável para todas as organizações, sem levar em consideração o tipo, tamanho e produto fornecido.Quando algum(ns) requisito(s) desta Norma não puder(em) ser aplicado(s) devido a natureza de uma organização e seus produto, isso pode ser considerado para exclusão.”

As normas ISO série 9000 não tratam de qualquer especificação técnica do produto. Contudo, elas são complementares (e não alternativas) a todas as especificações técnicas, normas ou regulamentos aplicáveis aos produtos ou operação da empresa.

Fonte: CB-25, (2007) www.abntcb25.com.br IMPORTANTE ! ►

www.abntcb25.com.br - Site que fornece interpretações das Normas

Publicadas desde 1987, a atual versão da família ISO 9000 compõem-se das seguintes normas: NORMAS E DIRETRIZES PROPÓSITO NBR ISO 9000:2005, Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário. Estabelece o ponto de partida para o entendimento das normas e define ternos e definições fundamentais usados na família ISO 9000, necessários para evitar interpretações erradas durante seu uso. NBR ISO 9001:2008, Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Essa é a norma de requisitos usada para avaliar a capacidade de uma organização em atingir os requisitos do cliente e regulamentares aplicáveis e, assim, satisfazer a seus clientes. Passou por três revisões em 1994, 2000 e 2008; NBR ISO 9004:2000, Sistemas de gestão da qualidade – diretrizes para a melhoria do desempenho. Essa norma fornece um guia para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade de uma organização para beneficiar todas as partes por meio da contínua satisfação dos clientes. Passou por duas revisões, 1944 e 2000. Em 2009 estava prevista uma nova revisão.

ISO 9001 A ISO 9001 é a norma principal, que apresenta os requisitos de gestão da qualidade que compõem o sistema de gestão da qualidade estabelecido como modelo pela ISO, e que tem por finalidade a certificação de sistemas da qualidade segundo seus requisitos. A ISO 9001:2008 substituiu a ISO 9001:2000

ISO 9001 é obrigatória ? Não, pois as Normas são de adoção voluntária. Regulamentações Técnicas são obrigatórias! Há vários produtos de Cerificação Compulsória pelo INMETRO, dentre eles: Botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo); Mangueira para GLP; Regulador de pressão de GLP; Fusível (rolha e cartucho); Capacete; Extintor de Incêndio; Brinquedos ...

Benefícios potenciais da Certificação pela ISO 9001 Redução da variabilidade dos processos e dos produtos pela padronização das atividades, proporcionando maior controle sobre os processos. Maior domínio da empresa sobre sua tecnologia em função do controle de seus processos (codificação e difusão do conhecimento individual).

Redução das perdas pelo maior nível de organização interna, pela prevenção das falhas operacionais, pela redução do retrabalho e pela cultura de aprendizagem e melhoria contínua que se instala na Organização. Maior confiança da Direção e da Gerência sobre a capacidade de atender os requisitos dos clientes. Maior confiança dos clientes sobre a capacidade da Organização atender aos seus requisitos, gerando maior satisfação. Maior motivação dos empregados pelo melhor entendimento das implicações do seu trabalho cotidiano e pelo seu envolvimento nas decisões. Aumento da produtividade.

Quais benefícios os consumidores obtêm com a ISO 9001 ?! ISO 9001 e o Consumidor Quais benefícios os consumidores obtêm com a ISO 9001 ?! Possibilidade de um produto melhor e mais barato. Produto de aceitação (qualidade) internacional. Mais opções. Reflexos na sociedade. Atendimento às requisições do comércio exterior (barreiras não tarifárias) BARREIRAS NÃO-TARIFÁRIAS - Mecanismos usados pelos governos com o objetivo de controlar o volume, a composição dos produtos e o destino do comércio internacional (exemplo: cotas de importação).

ISO 9001:2008 O Modelo de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) adotada pela ISO 9001:2008 baseia-se fortemente nos princípios de gestão estabelecidos pela qualidade total. São oito os princípios de gestão da qualidade estabelecidos pela ISO: Foco no Cliente Liderança Envolvimento de Pessoas Abordagem de processo Abordagem Sistêmica para a Gestão Melhoria Contínua Tomada de Decisão baseada em fatos Benefícios Mútuos nas relações com os fornecedores

Princípio 1 - Foco no Cliente Determinar necessidades & expectativas do cliente As organizações dependem dos clientes Requisitos Satisfação do cliente

CLIENTE = INVESTIMENTO Um cliente satisfeito... ... comenta com quatro outras pessoas sua satisfação Um cliente insatisfeito... ... divulga a vinte e sete outras pessoas sua insatisfação A conquista de um novo cliente é cinco vezes mais cara que a manutenção de um existente

Princípio 2 - Liderança Princípio 3 - Envolvimento das Pessoas Os líderes estabelecem unidade de objetivo, orientação e ambiente interno no qual as pessoas se tornam plenamente envolvidas. Princípio 3 - Envolvimento das Pessoas As pessoas são a essência da organização. O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefício da organização.

Princípio 4 – Abordagem de Processo Um resultado desejado é mais eficientemente atingido quando os recursos e as atividades são gerenciadas como um processo. Princípio 5 – Abordagem Sistêmica Identificar, entender e gerenciar um sistema de processos inter-relacionados para um dado objetivo contribui para a melhoria da eficácia e da eficiência.

Princípio 6 – Melhoria Contínua Melhoria contínua é um objetivo permanente da organização. Parte da gestão da qualidade que focaliza no aumento da capacidade de atender os requisitos. Princípio 7 – Tomada de Decisões Baseadas em fatos Decisões eficazes são baseadas em análises lógica e intuitiva de dados e informações.

Princípio 8 – Benefícios Mútuos nas relações com os fornecedores O relacionamento mutuamente benéfico entre a organização e seus fornecedores aumenta a capacidade de ambos de criar valor.

Estrutura da Norma ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da direção Clientes e Satisfação Clientes e Requisitos Gestão de recursos Medição, análise e melhoria Realização do produto

Transição para da ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Principais Dúvidas: 1. A ISO 9001:2008 contém novos requisitos? Não. Há apenas esclarecimentos de alguns dos requisitos atuais da ISO 9001:2000, com base na experiência de oito anos de aplicação da Norma. 2. Já pode ser emitido um certificado para a Norma ISO 9001:2008? A Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 foi publicada em 28/11/2008 e sua vigência se iniciará em 28/12/2008. Desta forma, um certificado em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 poderá ser emitido a partir de 28/12/2008.

3. Quando o “certificado ISO 9001” atual da minha organização poderá ser alterado  para a versão 2008? O certificado para a nova Norma será emitido após uma auditoria de supervisão ou de recertificação. 4. Qual será a validade do novo certificado? O certificado na nova versão terá a mesma validade do certificado original válido na ISO 9001:2000. 3 anos. 5. Há um prazo final para a mudança do certificado? Sim. Vinte e quatro meses após a publicação da ISO 9001:2008 nenhum certificado na ISO 9001:2000 será válido. Ou seja, todos os certificados ISO 9001:2000 válidos, serão trocados até 14/11/2010. 6. Como posso saber as principais diferenças da ISO 9001:2008 e a ISO 9001:2000? As diferenças entre a ISO 9001:2000 e a ISO 9001:2008 estão detalhadas no anexo B da ISO 9001:2008.

EXEMPLO DE ALTERAÇÃO: Ítem 6.2.2: Competência, Treinamento e Consciência: Foi alterado tirando o foco da atividade de treinamento e esclarecendo que o treinamento é um meio para chegar às competências necessárias.