II A PSICOLOGIA APLICADA AO CONTEXTO ORGANIZACIONAL/ OBJETIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Principais características da Abordagem Comportamental
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Prof(a): Patrícia Braz
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Faça uma analogia com o corpo Humano.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Marco Doutrinal e Marco Operativo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Módulo: Gestão de Pessoas, Talentos e Competências
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
O Atual Papel do RH nas Organizações
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Gestão Com Pessoas.
Mercado de Trabalho.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Processos Administrativos Aula 1
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
MODELOS ORGANIZACIONAIS
Administração de Recursos Humanos
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas no Setor Público
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

II A PSICOLOGIA APLICADA AO CONTEXTO ORGANIZACIONAL/ OBJETIVOS Conceituar psicologia nas organizações. Conhecer as áreas de atuação do psicólogo nas organizações. Refletir sobre o diálogo indivíduo X organização.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? Zanelli (2008) define organização como um sistema orientado, em essência, para o alcance de objetivos comuns. E cita como exemplos: Fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, clubes de recreação, sindicatos, associações de bairro, etc.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? As organizações constituem, segundo Chiavenato (2000) grupamentos sociais dos quais participamos para satisfazer necessidades que não satisfaríamos sozinhos.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? E ainda Chiavenato (2000) acrescenta que uma dupla que se reúne para realizar um trabalho acadêmico já constitui uma organização porque compartilha o mesmo objetivo.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? Participamos de organizações desde a mais tenra idade. A primeira delas é a família. Nela as pessoas desempenham papéis específicos e possuem, também, objetivos comuns.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? As organizações podem ser informais ou formais, dependendo do papel que desempenhamos dentro da mesma. Podemos colaborar na decoração de nossa rua para a copa do mundo e sermos colaboradores de uma organização de trabalho.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? As organizações que constituem maior desafio para o homem quando adulto são as organizações de trabalho. O maior desafio consiste na satisfação de objetivos individuais e organizacionais. Quando estes não são muito distanciados para o colaborador, acontece a satisfação.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? Fiorelli observa que cada colaborador ao adentrar ao espaço organizacional participa da “cerimônia do batismo” onde lhe serão informadas várias condições para que o mesmo participe, a contento, da organização.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? É a partir deste batismo que o indivíduo começa a conhecer a cultura da organização e a perceber o quão próximo ou distante encontra-se situado na mesma.

INDIVÍDUO X ORGANIZAÇÃO Se o meio oferece uma cultura muito distante da nossa realidade, nos são exigidos maiores sacrifícios em prol do grupo. Em muitos casos acontecem as chamadas ressocializações.

INDIVÍDUO X ORGANIZAÇÃO Quanto mais presentes os sacrifícios maior será a probabilidade de existência de conflitos no espaço organizacional. Mito de Procusto (da Grécia Antiga – o esticador – que amputava as pernas dos visitantes que não coubessem em sua cama para visitas ou as esticava, de modo que o tamanho de corpo e cama fossem exatos. Ninguém sobrevivia a gama de sacrifícios impostos por ele.)

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL A psicologia organizacional, assim intitulada com maior frequência em países europeus, faz menção aos fatores contextuais imediatos do trabalho e do comportamento do trabalhador. (ZANELLI, 2008)

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Esta pode ser dividida em seis subespecialidades (In Zanelli, 2002): Psicologia de pessoal: concentra-se no estudo das diferenças individuais para realização de seleção e treinamento.

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Comportamento organizacional - a organização influencia seus colaboradores assim como é influenciada pelos mesmos. Neste ramo são estudados estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, a comunicação etc.

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Ergonomia – estuda as relações homem-máquina e sua adaptação.

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Aconselhamento de carreira – compreende a integração da pessoa ao seu posto de trabalho, avaliando satisfação e possibilidades de troca de posto para maior aproveitamento do colaborador.

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Desenvolvimento Organizacional – observa o crescimento da organização bem como o de seus colaboradores. Diagnostica e planeja a resolução de problemas encontrados na área do trabalho.

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Relações Industriais – trata especificamente de problemas que envolvem empregados e empregadores. O psicólogo e/ou outro profissional que cuide desta área deve conhecer a legislação trabalhista, interagir com sindicatos e intermediar negociações entre vários segmentos do trabalho.

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Ao contrário do que se pensa a psicologia clínica tinha espaço no Brasil até a década de 60. (ZANELLI,2002) A psicologia escolar e a organizacional já contavam, nesta época, com três décadas de existência.

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Estabelecidas pela Lei 4.119, art.13§1º estão a orientação e mensuração psicológica para processos de seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. Quanto as questões relativas a ajustamento as políticas de RH de cada empresa tendem a estabelecer consenso com a cultura vigente na mesma.

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Bastos e Galvão Martins (1990, citados em ZANELLI, 2002) apresentam algumas funções para os psicólogos atuando dentro das organizações: Contribuir para a produção teórica sobre o comportamento humano no contexto organizacional; Trabalhar equipes multifuncionais que resolvam problemas relativos ao RH;

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Analisar as atividades relacionadas a cada função para subsidiar elementos que favoreçam o desenvolvimento dos colaboradores e a modernização administrativa; Promover treinamento e desenvolvimento de pessoal; Realizar avaliação de desempenho; Implementar políticas de estágio na organização.

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Supervisionar as atividades de estagiários, quando existirem; Construir o perfil profissiográfico para cada função em período prévio à atividade de recrutamento e seleção. Implantar e atualizar planos de cargos a salários.

O Desenvolvimento da Psicologia Organizacional no Brasil Analisar as atividades relacionadas a cada função para subsidiar elementos que favoreçam o desenvolvimento dos colaboradores e a modernização administrativa; Promover treinamento e desenvolvimento de pessoal; Realizar avaliação de desempenho; Implementar políticas de estágio na organização.

Psicologia Organizacional, Para quê? A aplicação de conhecimentos da psicologia e de áreas afins no contexto organizacional possui críticos severos no sentido de questionar sua utilidade ao meio corporativo. Faz-se mister entender que onde existem pessoas, existem conflitos oriundos do campo o qual tais pessoas transitam. Se está com a psicologia uma boa chance de compreensão das diferenças e dos atípicos, porque não apostar na sua atuação dentro das organizações?