Técnicas Educativas e Processos Grupais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
I- Concepção de Educação
Não há docência sem discência
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A Escola e as Mudanças Sociais
Perfil do Profissional
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
A relação Professor/ Aluno
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Procedimentos de Ensino
Laboratório de Aprendizagem
Os quatro pilares da educação.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
Pratica como componente
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Docência universitária: repensando a aula
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Técnicas Educativas e Processos Grupais

Grupo: Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;

Práticas Educativas Reflexões sobre práticas educativas. Repensando nossas práticas cotidianas; Saber Acadêmico e Saber Popular; Construção Coletiva do Conhecimento;

Como aprendemos?

Como aprendemos? Teorias Construtivistas: Piaget; Vygotsky Ausubel Novak Gowin

Apredizagem Significativa “...é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária, a um aspecto da estrutura cognitiva do aprendiz. “

Apredizagem Significativa “Há um processo de interação no qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, servindo-se de ancoradouro, incorporando-o e assimilando-o; porém, ao mesmo tempo, modificando-se em função dessa ancoragem.”

Apredizagem Significativa Subsunçor Nova Idéia

Apredizagem Significativa Novak – um evento educativo implica uma ação para trocar significados e sentimentos entre professor e aluno, com objetivo de promover a aprendizagem significativa de um novo conceito. Experiência afetiva é positiva quando o aprendiz ganha em compreensão; A experiência afetiva é negativa quando o aprendiz sente que não está compreendendo;

Aprendizagem Significativa Aplicações para Práticas Educativas em Saúde: É importante estar estimulado para trabalhar Medo da violência Banho de realidade, entrar na realidade do local para compreender melhor a dinâmica Muitas coisas irritam como a invasão na sala por exemplo Depois que pude me expressar mais e me mostrei mais para o paciente a relação Melhorou O significado que é pra mim é para o paciente também, fica no mesmo patamar “Perder tempo com o paciente”...quando comecei a entender como os pacientes pesavam, ficou mais fácil para explicar “Ensinar” Precisamos aprender a falar de outra forma o que é pressão alta, cárie...para o paciente entender Realidade da unidade muito analfabetismo – mudanças: sentar em roda, trocar idéias, Produzir o conhecimento a partir do que eles tinham, do que eles traziam, tentativa de fazer aliança com a comunidade (pastores) “Falar a lingua deles”

Se colocar de uma maneira igual Valorização do conhecimento que o outro tem Trocar conhecimento também entre os profissionais Para os trabalhos em grupo é necessário estar afetado, para fazer sentido é preciso gostar Todo mundo busca afeto e atenção, é importante tratar o paciente como gostaríamos de ser tratados “ dar e receber” Dar mais atenção e compreender o que o paciente fala, fazer dinâmica

Algumas dicas Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Estética e ética; Corporeificação das palavras pelo exemplo; Risco, aceitação do novo e rejeição de formas de discriminação; Respeito à autonomia do educando;

Algumas dicas Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância; Alegria e esperança; Convicção de a mudança é possível; Curiosidade; Comprometimento; Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo;

Algumas dicas Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar; Disponibilidade para o diálogo; Querer bem aos educandos;