Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ser legalmente responsável Atender aos requisitos desta Norma Satisfazer as necessidades dos clientes, autoridades regulamentadoras e organizações que fornecem reconhecimento. NBR e DICLA e Organização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Atendimento à Norma em qualquer local que esteja operando: instalações permanentes, móveis e temporárias. Parte de uma organização maior com outras atividades: definir responsabilidades do pessoal chave de modo a evitar conflitos de interesse. A gerência deve ter responsabilidade pelo projeto, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade. NBR e DICLA e 6.1.4Organização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ter pessoal gerencial e técnico com autoridade e recursos para cumprir suas tarefas e identificar ocorrência de desvios e implementar ações; Ter meios para assegurar que a gerência e o seu pessoal estejam livres de quaisquer pressão e influência Ter políticas e procedimentos para assegurar proteção das informações confidenciais e direitos e propriedades dos seus clientes. NBR a,b,c DICLA a,b Organização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ter políticas e procedimentos para evitar envolvimento em quaisquer atividades que poderiam diminuir a confiança na sua competência e integridade. Definir a estrutura organizacional e gerencial do Laboratório. Especificar a responsabilidade, autoridade e o inter- relacionamento de todo pessoal que gerencia/realiza/verifica. NBR d,e,f DICLA c,d Organização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Prover supervisão adequada do pessoal, inclusive daqueles em treinamento. Ter gerência técnica que tenha responsabilidade total pela técnica e recursos. Nomear um gerente da qualidade, com acesso a alta administração. Nomear substitutos para pessoal-chave gerencial. NBR g,h,i,j DICLA e,f,g Organização
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A gerência deve implementar indicadores da qualidade para monitorar e avaliar os serviços prestados ao paciente. Quando identificar oportunidades de melhoria, a gerência deve considerá-las independente de onde ocorram. A gerência deve assegurar participação em atividades de melhoria da qualidade. A gerência deve fornecer acesso educacional e treinamento para todo o pessoal e usuários dos serviços laboratoriais. DICLA Organização