Competências associadas à planificação, gestão e avaliação de projectos Competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação
Bibliografia para consulta Whetten, D. & Cameron, K. (2005). Developing Management Skills. New Jersey: Pearson Prentice Hall.
Competências de gestão essenciais (essencial management skills) Whetten e Cameron (2005) Que atributos estão associados a uma gestão eficaz? Investigação com 402 indivíduos considerados “highly effective managers in their own organizations in the field of business, health care, education, and state government”
Competências de gestão essenciais (essencial management skills) Whetten e Cameron (2005) Como é que se tornou tão bem sucedido nesta organização? Quem falha e quem é bem sucedido nesta organização e porquê? Se tivesse que preparar alguém para o suceder que conhecimentos e que competências faria questão de lhe ensinar de modo a que o seu sucessor fosse bem sucedido? Se pudesse desenhar um currículo ou um programa que o ajudasse a ser um melhor gestor que conteúdos escolhia? Pense em outros gestores que conheça. Que competências é que eles demonstram que expliquem o sucesso que têm?
Competências essenciais de gestão (essencial management skills) Whetten e Cameron concluem: As competências de gestão não são um segredo São competências comuns/úteis em diversas áreas e contextos As 10+ são de natureza comportamental (behavioral skills), não são características de personalidade, nem dependem da sorte/azar ou mesmo do timing Competências essenciais de gestão 1 Comunicação verbal 6 Delegar 2 Gestão do tempo e do stresse 7 Estabelecer objectivos e articular metas 3 Tomada e gestão de decisões 8 Auto-consciência e auto-conhecimento 4 Reconhecer, definir e resolver problemas 9 Trabalhar em equipa 5 Motivar e influenciar os outros 10 Gestão de conflitos
O que são?
4 clusters de competências Cameron e Tschirhart (1988) Ex: Comunicação e formação de equipas Ex: assertividade, poder e influência Participação e relações humanas Competitividade e controlo Inovação e iniciativa privada Manutenção da ordem e racionalidade Ex: Resolução criativa de problemas Ex: Gestão do tempo e tomada racional de decisões
O gestor competente… “That is, the most efficient managers are both participative and hard-driving, both nurturing and competitive. They are able to be flexible and creative while also being controlled, stable, and rational” (Quinn, 1988, citado por Whetten & Cameron, 2005, p. 10)
Competências de um gestor: Modelo de Whetten e Cameron (2005) Competências pessoais Competências interpessoais Competências de grupo Competências específicas de comunicação
Assess Apply Learn Practice Analyse Uma abordagem ao desenvolvimento das competências (Whetten & Cameron, 2005) Assess Apply A L P Learn Avaliação da competência Aprendizagem da competência Análise da competência Prática da competência Aplicação da competência Practice Analyse
Avaliação Aplicação Aprendizagem Pratica Análise Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Avaliação Conceptual learn Aplicação A P Aprendizagem Avaliação da competência Aprendizagem da competência Análise da competência Prática da competência Aplicação da competência Pratica Análise Behavioral practice
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componentes Estratégias Objectivos Avaliação da competência Inquéritos Role plays Avaliar a competência e o conhecimento na 1ª pessoa; criar condições para a mudança Aprendizagem da competência Texto escrito Guia orientador de comportamentos Aprender os princípios correctos e o racional de referência e orientação da competência Análise da competência Casos Conhecer e compreender adequadas e inadequadas situações relacionadas com a competência. Saber o que funciona (princípios e comportamentos) Prática da competência Exercícios Simulações Aplicar os guiões de orientação da competência. Adaptar os princípios à sua pessoa. Receber feedback e orientação Aplicação da competência Testes/provas (comportamentais e escritos) Transferir a aprendizagem para situações reais de vida. Criar condições para continuar o desenvolvimento desta ou outra competência.
1. Competências pessoais Desenvolver a auto-consciência Gerir o stress pessoal Resolver problemas de forma analítica e com criatividade
2. Competências interpessoais Comunicar de forma apoiante, treinar e aconselhar Ganhar poder e influência Motivar os outros Gerir conflitos
3. Competências de grupo Empoderar/capacitar (empowering) e delegar Formar equipas/grupos de trabalho Conduzir mudanças positivas
4. Competências específicas de comunicação Fazer apresentações orais e escritas Conduzir entrevistas Conduzir reuniões
Competências de um gestor Aplicação do modelo de aprendizagem ao desenvolvimento da competência pessoal de AUTO-CONSCIÊNCIA
Relembrando: Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componentes Estratégias Objectivos Avaliação da competência Inquéritos Role plays Avaliar a competência e o conhecimento na 1ª pessoa; criar condições para a mudança Aprendizagem da competência Texto escrito Guia orientador de comportamentos Aprender os princípios correctos e o racional de referência e orientação da competência Análise da competência Casos Conhecer e compreender adequados e inadequadas situações relacionadas com a competência. Saber o que funciona (princípios e comportamentos) Prática da competência Exercícios Simulações Aplicar os guiões de orientação da competência. Adaptar os princípios à sua pessoa. Receber feedback e orientação Aplicação da competência Testes/provas (comportamentais e escritos) Transferir a aprendizagem para situações reais de vida. Criar condições para continuar o desenvolvimento desta ou outra competência.
Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência Componentes Estratégias Avaliação da competência Questionários de diagnóstico sobre auto-conhecimento e auto-consciência, sobre estilos de aprendizagem, locus de controlo, tolerância à ambiguidade Aprendizagem da competência Texto escrito sobre as dimensões/áreas e enigmas da auto- -consciência, compreensão e apreciação das diferenças individuais Análise da competência Discussão de estudos de casos envolvendo a auto- -consciência, tomada de decisão sobre dilemas Prática da competência Exercícios práticos para o desenvolvimento da auto- -consciência Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação da competência Personal Assessment of Management Skills (PAMS) Objectivo: obter um perfil inicial sobre as competências de gestão pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação associadas à planificação, gestão e avaliação de projectos Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: Discordo fortemente Discordo Discordo um pouco Concordo um pouco Concordo Concordo fortemente
Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação da competência Self- Awareness Assessment (SAA) Objectivo: obter um perfil inicial sobre a competência de auto-consciência Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: Discordo fortemente Discordo Discordo um pouco Concordo um pouco Concordo Concordo fortemente
Relativamente à minha auto-consciência 1 Procuro informação acerca dos meus pontos fortes e pontos fracos junto das pessoas de forma a aperfeiçoar-me. 2 Quando recebo dos outros um feedback negativo acerca de mim não fico zangado nem defensivo. 3 Para me aperfeiçoar estou disposto a mostrar-me aos outros, partilhando o que penso e o que sinto. 4 Sei qual é meu estilo preferido de obtenção de informações e tomada de decisões. 5 Sei quais são as minhas necessidades interpessoais quando se trata de estabelecer relacionamentos com as outras pessoas. 6 Compreendo a forma como lido com situações ambíguas e de incerteza. 7 Tenho um quadro de referência, com normas pessoais e princípios, que orienta o meu comportamento. 8 Sinto-me responsável pelo que me acontece, de bom ou de mau. 9 Quando me sinto furioso, deprimido ou ansioso, percebo porque assim é. 10 Tenho consciência das áreas de conflito e fricção mais frequentes na minha interacção com os outros. 11 Tenho um relacionamento com uma pessoa com quem posso partilhar os meus sentimentos e informação pessoal.
Resultados do SAA Área da competência Itens Total Auto-revelação e abertura ao feedback dos outros 1, 2, 3, 9, 11 Consciência dos seus próprios valores, estilo cognitivo, orientação para a mudança e orientação interpessoal 4, 5, 6, 7, 8, 10 Resultado Global Determine os seus resultados (2 parciais e 1 global) Compare os seus resultados com a pontuação máxima possível (66 pontos) Compare os seus resultados com os do colega do lado Compare os seus resultados com as seguintes normas: ≥ 55------------------------------------ Está no quartil superior 52 – 54--------------------------------- Está no 2º quartil 48 - 51----------------------------------Está no 3º quartil ≤ 47------------------------------------ Está no quartil inferior
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Aprendizagem da competência Texto escrito sobre as dimensões/áreas e enigmas da auto- -consciência, compreensão e apreciação das diferenças individuais Valores Pessoais Conteúdos a desenvolver: Valores Culturais; Valores Pessoais, Estádios de Desenvolvimento Moral de Kolhberg; Decisões Éticas Estilos de Aprendizagem Conteúdos a desenvolver: Modelo de Aprendizagem de Kolb: learning by experiencing; learning by reflecting; leraning by thinking; learning by doing Orientação para a Mudança Conteúdos a desenvolver: tolerância à ambiguidade; locus de controlo Orientação Interpessoal Conteúdos a desenvolver: necessidades relacionais: inclusão, controlo, vinculação
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Análise da competência Discussão de estudos de casos envolvendo a auto- -consciência, tomada de decisão sobre dilemas Imagine que tem a seguinte mensagem no seu voice-mail: “Olá, daqui fala João Pereira. Achei que gostaria de saber que as suas piadas durante a nossa reunião perturbaram algumas das mulheres no meu grupo de trabalho. Francamente, penso que a situação está a passar das marcas e que devo fazer alguma coisa para evitar que o nosso local de trabalho deixe de ser considerado, por homens e mulheres, um lugar adequado. Telefone para conversarmos sobre o assunto”. Que outras atitudes poderiam ser adoptadas pelo gestor com vista à resolução do problema?
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Prática da competência Exercícios práticos para o desenvolvimento da auto- -consciência Contratação de um gestor de projectos Se tivesse que seleccionar um gestor de projectos experiente para a sua organização, tendo por base os critérios: estilos de aprendizagem, orientações valorativas, atitudes face à mudança e competências interpessoais, que questões faria aos candidatos para identificar o melhor? Questões:
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação Actividade 1: Pegue numa folha de papel e numa caneta e escreva um recado a si próprio: recomendando uma mudança (para superação de um ponto fraco) relativamente às suas necessidades de auto-consciência e apresentando um elogio (para reforço de um ponto forte) relativamente à sua auto-consciência.
Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação Actividade 1: Pegue numa folha de papel e numa caneta e escreva um recado a si próprio: recomendando uma mudança (para superação de um ponto fraco) relativamente às suas necessidades de auto-consciência e apresentando um elogio (para reforço de um ponto forte) relativamente à sua auto-consciência. Actividade 2: Troque o seu recado com o colega do lado. Faça sua a necessidade de mudança do seu colega e escreva duas auto-sugestões para a sua melhoria. Volte a trocar o recado com o colega. Leia com atenção e dê-lhe um feedback sobre o que ele sugeriu.
Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação Final da competência Self- Awareness Assessment (SAA) Objectivo: obter um perfil inicial sobre a competência de auto-consciência Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: Discordo fortemente Discordo Discordo um pouco Concordo um pouco Concordo Concordo fortemente