PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Trabalho Docente
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Perfil do Profissional
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Cja- Colégio Jorge Amado
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Contexto de atuação do CME
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O profissional da gestão escolar e suas implicações
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Atuação dos agentes de Controle Social
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS Ir. Isaura Paviani Coord. Provincial da Rede ESI e Diretora do Medianeira

REDE ESI Educação Scalabriniana Integrada

“A EDUCAÇAO FORMA OS HOMENS VIRTUOSOS”. João Batista Scalabrini Bem aventurado João Batista Scalabrini - 1892 -

MISSÃO “Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos.” MISSÃO

Ser referência em educação e na acolhida personalizada. VISÃO Ser referência em educação e na acolhida personalizada.

A escola é um Sistema Aberto Um centro de aprendizagem Um Organismo vivo

ORGANOGRAMA e marketing Coord. Gestora Recepção SOE SPE Pedagógica Gestora COORD. ADMINISTRATIV A Recepção SOE SPE Conselho de Classe Secretaria Serviço de Cantina Coord. de curso SOP Gestão do RH Serviço de Tecnologia e Informação Informática e marketing ASSITENTE SOCIAL Bibliotecária Recursos Financeiros e RH Serviço de Conservação e Manutenção Gestora e coordenações Serviços de apoio administrativo Serviços de apoio pedagógico

Acolhida, Esperança, Itinerância, Comunhão na diversidade . VALORES

ACOLHIDA

ESPERANÇA

ITINERÂNCIA

COMUNHAO NA DIVERSIDADE

“Conjunto de valores, percepções, conceitos e práticas que um grupo compartilha, e a partir do qual se chega a uma forma de enxergar o mundo e interagir com ele, e em torno do qual o grupo se organiza.” (Thomas Kuhn)

Leis Educacionais Brasileiras Foco Lei 5692/1971 Regime Militar Conteúdos Habilidades, Competências. Lei 9394/1996 Regime Democrático PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Médio) RCNs Referenciais Curriculares Nacionais (Educação Infantil)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA QUADRO TEÓRICO GESTÃO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Liderança Planejamento Estratégico Foco no cliente e no mercado Informação e análise Gestão das Pessoas Gestão dos processos Resultados da Organização 1. Identificação da Instituição 2. Pressupostos Teóricos 3. Gestão Administrativa 4. Gestão das Pessoas 5. Gestão Pedagógica

Monitorar Meios, suportes Aprender Ensinar Manter e atualizar Cantina Assessoria Pedagógica Positivo Processo de Matrículas Assessoria do SINEPE SOP – SOE - SPE Cantina Biblioteca Serviços Laboratórios Educação Infantil Centro Convivência Acessos à escola Pesquisas Processo Avaliativo Projetos socais Ensinar Avaliação Aprender Lousas e redes sociais Especialização Processo de seleção de RH Seminários, cursos Mudanças metodológicas Meios, suportes

Ensinar Aprender ... O ALUNO! PEIES ENEM ... O CENTRO... OBA OM/PB Especialização docentes Mudanças Metodológicas Ensinar Aprender Avaliação Institucional e Pedagógica Pesquisa de Opinião Assessoria do SINEPE Assessoria Pedagógica Positivo Seminários e cursos internos e externos ... O ALUNO!

Atividade Mental Significativa Perspectiva Construtivista Aprendizagem Significativa Atividade Mental Significativa Perspectiva Construtivista Relação da Teoria com a Realidade Psicologia Genética Sócio Interacionismo Papel da Afetividade Piaget Vygotski Ausubel Vallon

DOCUMENTOS IMPORTANTES REGIMENTO ESCOLAR. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PLANO ESTRATÉGICO. PLANO DE GESTAO DE PESSOAS. PROPOSTA SCALABRINIANA DE PASTORAL ESCOLAR. DIRETRIZES GERAIS DO APOSTOLADO DA MSCS.

PLANOS TÁTICOS E OPERACIONAIS. PLANOS DE ESTUDOS. MANUAL DA FAMÍLIA. CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO. CÓDIGO DE ÉTICA DOS ALUNOS. LEGISLAÇAO : LDB; FILANTROPIA, PARECERES (CFE E CEE); RESOLUÇOES, PROCON.

ESTRATÉGIAS PASTORAIS CELEBRAÇAO DA SEMANA DO MIGRANTE CELEBRAÇAO DA SEMANA DA FAMÍLIA PROJETOS : DIVERSIDADE RELIGIOSA, FESTA DAS NAÇÕES, PESQUISA COM MIGRANTES, CAMPANHAS PARA MIGRANTES INVERNO , SEMANA DA CRIANÇA E NATAL GESTAO DE SALA DE AULA, ENFOQUE EM VALORES SCALABRINIANOS E OUTROS. FOCO NA FORMAÇAO INTEGRAL COM ASSERTIVIDADE E NOS RESULTADOS.

ATIVIDADES DOS COLEGIOS QUE GARANTEM A ESPIRITUALIDADE SCALABRINIANA ORAÇOES DIÁRIAS COM ALUNOS NAS ENTRADAS CELEBRAÇOES EUCARISTICAS SEMANAIS RETIROS COM ALUNOS POR SERIE/ TURMAS RETIROS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CURSOS DE TEOLOGIA A NIVEL DE EDU. INFANTIL E ENS. FUND. I. REUNIÕES MENSAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

\ DIRETRIZES   1. Vivência do Carisma Scalabriniano pelos colaboradores, alunos e familiares. 2. Excelência em todos os serviços prestados. 3.Trabalho em equipe com ética e responsabilidade nas relações. 4. Desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e analítico. 5. Estimulo ao desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências dos agentes da educação.

8.Formaçao continuada dos colaboradores. 6. Educar / aprender com amor e firmeza. 7. Utilização de metodologias atualizadas e contextualizadas no processo ensino-aprendizagem. 8.Formaçao continuada dos colaboradores. 9.Buscar o autoconhecimento e o conhecimento cientifico do fazer pedagógico. 10.Cultivo de um ambiente adequado ao crescimento humano, intelectual e ao desenvolvimento profissional.

11. Aplicação das diretrizes do PISA, MEC, ENEM, CFE e conselhos dos respectivos estados. 12. Interdisciplinaridade enquanto força motriz. 13. Aplicação da compreensão de que o homem é complexo, único em sua diversidade, conserva a unidade do múltiplo e a multiplicidade do uno. 14. Compreensão de que um projeto pedagógico articula três aspectos importantes: 1º ÉTICO-POLITICOS, 2º EPISTEMOLÓGICO, 3º DIDATICO-PEDAGÓGICOS, 15.Das diretrizes acima resulta o processo de avaliação pedagógica sendo que a mesma não é conclusiva, mas indicativa do grau de conhecimento que o aluno obteve para sua aplicação em diferentes situações práticas.

A EDUCAÇAO AINDA É O MELHOR INVESTIMENTO JOSE LUIZ ROSSI A CLASSE “C” TORNOU-SE EM 2010 A MAJORITÁRIA COM + OU – 100 MILHOES DE BRASILEIROS. DADOS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA ATÉ 2014 AS CLASSES “D” E “E” CONTINUARÃO A ENCOLHER DE 44 A 29 MILHOES PARA 40 A 16 MILHOES RESPECTIVAMENTE, REPRESENTANDO MENOS DE 30% DA POPULAÇAO TOTAL DO PAIS.

“...É um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, à relação com o outro. Neste sentido, educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação continua da personalidade. Na hipótese de uma experiência profissional de sucesso, a educação como meio para uma tal realização é, ao mesmo tempo um processo individualizado e uma construção social interativa.” (Jacques Delors)

SABEDORIA PROCESSO PEDAGOGICO CONHECIMENTO A PRÁTICA DOS COLEGIOS DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO SABEDORIA

Não esqueçais nunca, a escola para que alcance verdadeiramente seu objetivo, deve estar em harmonia com os afetos da família, e o ensinamento da família deve estar em harmonia com o ensinamento que as crianças recebem do Colégio.” João B. Scalabrini, 1892

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

“O POVO É SÁBIO E JÁ APRENDEU QUE O ÚNICO CAMINHO PARA A ASCENSÃO SOCIAL É A EDUCACÃO.” JOSÉ LUIZ ROSSI

O que sustenta a educação scalabriniana? PESQUISA DE CAMPO APLICADA NAS 4 CIDADES ONDE ATUAMOS COMO MISSIONÁRIAS SCALABRINIANAS A PESQUISA FOI APLICADA PELAS ESCOLAS. O PROCESSO RESTANTE FOI ASSUMIDO PELO CSEM COM O AUXILIO DA COORD. PROVINCIAL DO APOSTOLADO E DA REDE ESI-PCR. O OBJETIVO DA MESMA ERA E É RESPONDER O QUE SEGUE: O que sustenta a educação scalabriniana? Como ser scalabriniana na Educação? Que diferenciais temos como escolas scalabrinianas? Qual a mística que perpassa a Educação scalabriniana?

AS MUDANÇAS SÃO A ÚNICA CERTEZA QUE TEMOS. ALVIN TOFFLER