O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Formação Básica do professor sólida formação teórica unidade teoria e prática compromisso social e democratização da escola trabalho coletivo articulação entre formação inicial e formação continuada
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR FORMAÇÃO TEÓRICA saberes conceituais e metodológicos da área saberes integradores- relativos ao ensino da área saberes pedagógicos
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Conhecer e apropriar-se do livro texto Evitar transmissão mecânica do conteúdo dos livros ou apostilados A, O , E , U etc... Importante conhecer a história da ciência, da disciplina. SABERES CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA ÁREA dominar os conteúdos que vai ensinar o que isto significa? saber o livro texto universitário? Dominar o conteúdo do livros didático do Ensino Fundamental ou Médio?
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR conhecimento é histórico como se deu a construção do conhecimento da disciplina orientações metodológicas próprias da disciplina Conhecer a inserção social da disciplina Acompanhar a evolução dos estudos da disciplina em questão Estabelecer relações interdisciplinares com áreas afins
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR SABERES INTEGRADORES como se ensina determinada disciplina? do mesmo jeito que aprendi? forma dogmática, mecanizada, memorização, etc. Relação Teoria e Prática saber o conteúdo saber ensinar o conteúdo conteúdo escolar 3 tipos de conteúdos: Conceituais Procedimentais Atitudinais
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Concepções espontâneas sobre o conteúdo senso comum conhecimento da experiência Esquemas conceituais prévios dos alunos o aluno não é uma “ tábula rasa” Como o aluno aprende? Referencial construtivista: ação do aluno na re-construção dos conhecimentos ação do professor: atividades problematizadoras, desestabilizadoras, questionadoras favorecer a reflexão, o pensar, a pesquisa
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR professor precisa - saber sobre os conceitos espontâneos dos alunos Saber fazer questões que mobilizem esses saberes saber construir atividades inovadoras saber dirigir os trabalhos dos alunos, manejo de classe Abrir espaço para o diálogo, para a fala dos alunos, para a divergência Possibilitar a passagem do senso comum ao conhecimento científico
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR SABERES PEDAGÓGICOS Planejar Estratégias de ensino Como se dá a aprendizagem Como se comunicar Como organizar a aula......etc..... Favorecer a argumentação Linguagem científica Perceber contradições Evidências Aprendizagem colaborativa
O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR
O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR
O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR