O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Educação e Práticas Pedagógicas
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Programa Ler e Escrever
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Características de um bom professor de biologia
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Metodologia da Pesquisa Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Laboratório de Aprendizagem
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Formação Básica do professor sólida formação teórica unidade teoria e prática compromisso social e democratização da escola trabalho coletivo articulação entre formação inicial e formação continuada

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR FORMAÇÃO TEÓRICA saberes conceituais e metodológicos da área saberes integradores- relativos ao ensino da área saberes pedagógicos

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Conhecer e apropriar-se do livro texto Evitar transmissão mecânica do conteúdo dos livros ou apostilados A, O , E , U etc... Importante conhecer a história da ciência, da disciplina. SABERES CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA ÁREA dominar os conteúdos que vai ensinar o que isto significa? saber o livro texto universitário? Dominar o conteúdo do livros didático do Ensino Fundamental ou Médio?

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR conhecimento é histórico como se deu a construção do conhecimento da disciplina orientações metodológicas próprias da disciplina Conhecer a inserção social da disciplina Acompanhar a evolução dos estudos da disciplina em questão Estabelecer relações interdisciplinares com áreas afins

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR SABERES INTEGRADORES como se ensina determinada disciplina? do mesmo jeito que aprendi? forma dogmática, mecanizada, memorização, etc. Relação Teoria e Prática saber o conteúdo saber ensinar o conteúdo conteúdo escolar 3 tipos de conteúdos: Conceituais Procedimentais Atitudinais

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Concepções espontâneas sobre o conteúdo senso comum conhecimento da experiência Esquemas conceituais prévios dos alunos o aluno não é uma “ tábula rasa” Como o aluno aprende? Referencial construtivista: ação do aluno na re-construção dos conhecimentos ação do professor: atividades problematizadoras, desestabilizadoras, questionadoras favorecer a reflexão, o pensar, a pesquisa

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR professor precisa - saber sobre os conceitos espontâneos dos alunos Saber fazer questões que mobilizem esses saberes saber construir atividades inovadoras saber dirigir os trabalhos dos alunos, manejo de classe Abrir espaço para o diálogo, para a fala dos alunos, para a divergência Possibilitar a passagem do senso comum ao conhecimento científico

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR SABERES PEDAGÓGICOS Planejar Estratégias de ensino Como se dá a aprendizagem Como se comunicar Como organizar a aula......etc..... Favorecer a argumentação Linguagem científica Perceber contradições Evidências Aprendizagem colaborativa

O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR

O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR

O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR