Feedback Ana Carolina Facundo R1 MFC/UFPE.

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Transcrição da apresentação:

Feedback Ana Carolina Facundo R1 MFC/UFPE

Definição Origem inglesa REALIMENTAR ou DAR RESPOSTA -reenvio à origem de informação sobre o resultado de um trabalho efetuado; -retroação, retorno; -comentário, opinião, critica.

Definição Áreas Engenharia Educação médica Administração Psicologia Informática Empresas etc Informações usadas pelo sistema para o seu ajuste. Se refere às informações que descrevem o desempenho dos alunos em determinada situação ou atividade.

Objetivo/ Finalidade Gerar uma informação capaz de reforçar um padrão de desempenho ou de mudar esse padrão gerando um processo de aprendizagem, o qual deve ser constante, contínuo. Feedback > desenvolvimento profissional contínuo > habilidade médica essencial.

Importância Incertezas Sentimentos de inadequação Ausência Presença Incertezas Sentimentos de inadequação Distância dos objetivos propostos Falsa confiança Medo exagerado do erro. Conscientização Autopercepção Reflexão crítica sobre si mesmo Autoconfiança

Importância Desejo dos estudantes em receber o feedback Estudo com 3.000 alunos do último ano de medicina e residentes: -95% > dar e receber feedback eficaz > 2ª + importante habilidade entre 36 habilidades de ensino -atrás apenas de "estar aberto a perguntas"

O Feedback eficaz Exige: - compreensão do processo - ambiente propício - relação de confiança - preparo de professores e preceptores - enfoque nas competências e atitudes

O Feedback eficaz Exige: - estabelecimento dos objetivos de aprendizado - considerar as reações emocionais do aprendiz - permitir que o aluno desenvolva seu raciocínio - repetição em diferentes momentos

Técnica/ Postura "Técnica do sanduíche" (Fora do cardápio?) Topo DEFINIÇÃO Recheio ERRO Base CARACTERÍSTICA N. M. A

Técnica/ Postura http://youtu.be/EFssuJLG0Q o

Técnica/ Postura Sanduíche + elaborado Topo Consenso, relembrar os objetivos, pontos de concordância, fe- char acordo. Recheio Descrever a situação, esperar que a pessoa se expresse, evitar julgamento, ser específico. Base Características positivas, revelar intenção positiva.

Técnica/ Postura 1- Desrespeito, inimizade. Não recomendadas Recomendadas 1- Desrespeito, inimizade. 2- Não levar em consideração os pensamentos e sentimentos da pessoa antes de dar o Feedback. 3- Atitude de julgamento. 4- Foco na personalidade. 5- Baseado em boatos. 1- Respeito, amizade, mente aberta. 2- Considerar pensamentos e sentimentos de quem vai receber o Feedback. 3- Não julgar. 4- Foco no comportamento. 5- Baseado em fatos observados.

Técnica/ Postura 6- Generalizações. 7- Dar demais ou pouco Feedback. Não recomendadas Recomendadas 6- Generalizações. 7- Dar demais ou pouco Feedback. 8- Não sugerir melhorias. 9- Basear no que não é objetivo, ou no que não foi negociado. 6- Ser específico ao dar o Feedback. 7- Dar em qtde adequada. 8- Dar dicas, sugerir melhorias. 9- Basear em objetivos definidos e negociados anteriormente.

Dificuldades para um Feedback eficaz Múltiplas ocupações e tarefas de docentes e discentes (realização de ensaios). Falta de treinamento, discussão e desmistificação do assunto. Medo de ofender. Vontade de manter a autoestima do aluno.

Assertivo A DOER / "Ato de tortura" Nosso desafio Assertivo A DOER / "Ato de tortura" Respeitoso É DOAR / "Ato de coragem" Descritivo Oportuno Específico

Nosso desafio Inserido precocemente nas rotinas de avaliação. Docentes devem ser estimulados já praticá-lo. Encarado e aplicado de forma natural. Conscientização do nível de competência para busca do aprimoramento. Facilitador de aprendizado.

FIM :) Abraço "biduíche" Feedback de amor