Fonte: Rodriguez, Martius Vicente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A cadeia de valores e a vantagem competitiva
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
Sistema de Informação Gerencial
É A BASE DE TODA A EMPRESA
PETI Planejamento Estratégico de TI
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Logística e Gerenciamento da
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Estoques R02.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
PLANO DE NEGÓCIO.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Revisão 2 b.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Cadeia de Valor.
Funções de administração
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Função da Administração:
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Repensando a Logística
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
Plano de negócio.
Gestão da Tecnologia da Informação
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Programa Soluções Tecnológicas
Estratégia Empresarial
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Plano de Negócio Exercício.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
PETI Planejamento Estratégico de TI
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Contabilidade Gerencial
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Rodriguez, Martius Vicente MODELO DE GESTÃO Gestão Empresarial: Organizações que aprendem Fonte: Rodriguez, Martius Vicente

Grupo 1 ADRIANA ITACIR ANDRÉA JORGE CLEONE MÁRIO IONARA MARCOS JEANE OLY MÁRCIA REINALDO MARLY VICENTE ROSELY

GESTÃO “É a forma como os relacionamentos entre as pessoas se estabelecem na busca de um objetivo comum.” Reflete a forma de gerenciar a organização; Forma de planejar e executar as tarefas. rodriguez (2002, p. 155)

MODELO DE GESTÃO Deve ser explícito e Claro para todos; Realizar sinergia entre as pessoas; Apresentar como se integram os sistemas internos, formais e informais. Rodriguez (2002, p. 156)

Pilares de Sustentação do Modelo De Gestão PESSOAS: comportamento esperado para o diferencial competitivo; PROCESSOS: sistemas formais das informações, decisões e delegação; TECNOLOGIA: eficiência em softwares e equipamentos. Rodriguez (2002, p. 156)

Suportados pela: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: projetos voltados para a educação continuada; Orientados pelas: ESTRATÉGIAS: direcionam a atuação e definem as metas a longo prazo; CLIENTES: Rodriguez (2002, p. 157)

Relacionamentos Execução Relacionamento Resultado

Questionamentos O modelo de gestão é claro e todos os empregados conhecem? Como está funcionando cada nível da empresa? (estratégico, tático e operacional); Qual a forma de gestão? Os processos estão definidos e claros?

Questionamentos Quem tem competência para tomar as decisões? E quem pode alterar estas? A empresa é orientada para o cliente ou para o produto? E sua atuação? Quais indicadores deve-se acompanhar? Há um sistema de conseqüências com os resultados? Quais competências deve-se manter? Rodriguez (2002, p. 159)

A Estrutura do Modelo de Gestão (Rodriguez 2002, p. 160) Missão Visão Políticas Cultura Objetivos Estratégicas F o r n e c d s I n s u m o Planejamento P r o d u t s Acionistas Empregados Sociedade Cliente Pessoas/Meio-ambiente Tecnologia Apoio Produção Logística de Saída Logística de Entrada Avaliação do Negócio e das Pessoas (Rodriguez 2002, p. 160)

Definição da Missão Expressão da razão e Existência da Organização; Estabelecimento do negócio, do segmento de mercado e abrangência; Definição dos Produtos/serviços a serem prestados: bens tangíveis, intangíveis ou atividades executadas; Definição de quem são os clientes. Rodriguez (2002, p. 162)

Tipos de Produtos GENÉRICOS: normalmente oferecido; ESPERADOS: satisfaz as necessidades dos clientes; AUMENTADO: com características superiores às esperadas; POTENCIAL: possui fator surpresa. Rodriguez (2002, p. 164)

Tipos de Clientes Juran, (1989) AFETADOS: sofrem influência do produto; IMPACTADOS: dependem do produto oferecido; POTENCIAIS: eventualmente podem utilizar o produto. Rodriguez (2002, p. 166)

Tipos de Cliente em Relação ao Processo: FINAL: consomem o produto: INTERMEDIÁRIOS: distribuem ou revendem os produtos; INTERNOS: dentro da organização. Rodriguez (2002, p. 167)

Exemplo de Missões Prima pela Excelência em Qualidade nos Serviços Prestados na Área de Contabilidade. (Organização Cristal LTDA); Produzir controles eletrônicos personalizados para automação de máquinas e equipamentos, que atendam com agilidade e confiabilidade, as necessidades técnicas dos clientes, perpetuando parcerias com justa lucratividade.(Empresa GTA Eletrônica);

Exemplo de Missões Destacar-se no mercado atacadista de gêneros  alimentícios,  atendendo às necessidades   de   fornecimento de  matéria-prima  que fomente os negócios das empresas por nós atendidas, aprimorar sempre nossos produtos e serviços, propiciando: retorno do investimento, auto realização dos colaboradores, prosperidade  como empresa  e capitalização para empreendi- mento paralelo ou correlato.(Distribuidora de gêneros alimentícios Monte Claro)