A cadeia de valores e a vantagem competitiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Fonte: Rodriguez, Martius Vicente
Projeto - Plano de Negócios
Análise do Ambiente Interno da Empresa
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Distribuição GRUPO 14FY.
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Administração da Produção: Conceitos
Criando valor para o cliente.
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Logística Empresarial
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Satisfação, Valor e Retenção do Cliente
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Administração de Marketing
GRUPO 4 INTEGRANTES DO GRUPO 4 194y1Gustavo Lopes Calil 09/10074
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégias do agronegócio
Marketing de Varejo.
Resumo da Questão aula Por Carolina.
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Logística e Estratégia Competitiva
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
caso Excelsior: Administrando uma Indústria Têxtil em Expansão
Cadeia de Valor.
Cadeia de Valor.
Administração da produção II
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Iniciando na logística empresarial
Gestão Estratégica das Informações
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégia Empresarial
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Cadeia de Valor.
Repensando a logística
Análise do Ambiente Competitivo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Objetivo é buscar a adequação constante da organização ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

A cadeia de valores e a vantagem competitiva Jean Philippe Révillion Baseado na obra Vantagem Competitiva de M. PORTER (1989)

“Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto “

A Cadeia de Valores Genérica Atividades de apoio Infra-estrutura da empresa Gerência de RH Desenvolvimento de tecnologia M A R G E Aquisição Logística interna Produção Logística externa Marketing & vendas Serviço Atividades primárias A Cadeia de Valores Genérica

O Sistema de Valores (Cadeia Produtiva): Cadeia de valores do(s) fornecedor(es) Cadeia de valores do consumidor Cadeia de valores da Empresa Cadeia de valores dos canais

Definição da Cadeia de Valores: São as atividades relevantes de uma empresa: a) atividades que representam custos importantes b) atividades que podem diferenciar a empresa das outras

“A cadeia de valor não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades inter-dependentes”

“O modo como cada atividade é executada, combinado com seu custo, determinará se uma empresa tem custo alto ou baixo em relação à concorrência. O modo como cada atividade de valor é executada também irá determinar sua contribuição para as necessidades do comprador, e assim, para a diferenciação”

“As atividades de valor são, portanto, os blocos de construção distintos da vantagem competitiva. Uma comparação das cadeias de valores dos concorrentes expõe as diferenças que determinam a vantagem competitiva”

“O valor, e não o custo, deve ser usado na análise da posição competitiva de uma empresa”

“Direcionadores são os determinantes estruturais do custo de uma atividade e as razões subjacentes pelas quais uma atividade é singular”

Direcionadores: Economias ou deseconomias de escala Padrão de utilização da capacidade Elos Inter-relações Aprendizagem Oportunidade Localização Fatores institucionais Integração Política de compras Políticas discricionárias

Políticas discricionárias: Características, desempenho e configuração do produto Mix e variedade de produtos oferecidos Nível de serviço oferecido Índice de gastos com atividades de marketing e desenvolvimento de tecnologia Tempo de entrega Compradores atendidos (pequenos x grandes) Canais empregados (grande varejo x pequeno comércio) Tecnologia de processo Especificidades de matérias-primas e insumos Política de recursos humanos Gestão da produção