Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Setor Elétrico
Meio ambiente e desenvolvimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Políticas de Investimentos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Sistema de Gestão de Eficiência Energética – SGPEE ANEEL
MENU GERAÇÃO DISTRIBUIÇÃO FISCALIZAÇÃO.
MENU GERAÇÃO DISTRIBUIÇÃO FISCALIZAÇÃO.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Área de Negócios de Exploração e Produção
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Movimento Brasil Competitivo
Control Objectives for Information and related Technology
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
Índice de Sustentabilidade Empresarial
A MORAL DA PARCIALIDADE
Aula 04 Processo Administrativo
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
A Governança Corporativa
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
4º Período Ciências Contábeis
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
Planejamento e Responsabilidade Social
Tópicos Contemporâneos de Administração
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Centro de Ensino Superior do Amapá
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança cooperativa
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Administração Financeira e Orçamentária I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Arquitetando o Setor Elétrico do Futuro: Governança, Transparência e Qualidade Antonio Araújo da Silva Superintendente de Fiscalização Econômica e Financeira.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica Relatório Anual de Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Setor Elétrico Brasília, novembro de 2006 Maria de Fátima F. Vieira Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira – SFF

Relatório

Relatório

Relatório

Relatório

Sustentabilidade Corporativa ESTRUTURA Sustentabilidade Corporativa Tem como base o conceito TBL “Triple Bottom Line” modelo de gestão inspirado em valores e processos com os objetivos de: Criar valor econômico, social e ambiental ; Evitar e/ou minimizar danos resultantes da atuação da empresa; e Reconhecer que a sociedade depende da economia e que a economia depende do ecossistema global

ESTRUTURA Permitir análises e acompanhamento de elementos econômico-financeiros, sociais, ambientais e setoriais de forma integrada.

ESTRUTURA Dividido em cinco dimensões: Dimensão Geral Dimensão Governança Corporativa Dimensão Econômico-Financeira Dimensão Social e Setorial Dimensão Ambiental

DIMENSÕES Cada dimensão contempla descrições de atividades e indicadores de desempenho (quantitativos e qualitativos). A empresa deve expor suas considerações de forma descritiva e quantitativa permitindo entender os valores e itens do indicadores de desempenho.

INDICADORES DE DESEMPENHO Informar, sob a forma de números e/ou descrições: Situações e/ou diagnósticos anteriores; Ações corretivas; Prioridades e estratégias; Valores; Resultados obtidos; e Metas a alcançar. Quantitativos (valores monetários, dados físicos) Qualitativos (análises, explicações para melhor entendimento dos quantitativos)

INDICADORES DE DESEMPENHO Compatíveis com os princípios do Pacto Global (Global Compact) da ONU: Princípio de Direitos Humanos – preocupações com o consumidor, administração da cadeia de fornecimento, bons relacionamentos na comunidade. Princípio de Direitos do Trabalho – eliminar a discriminação no ambiente de trabalho, abolir o trabalho forçado e infantil. Princípio de Proteção Ambiental - abordagem preventiva aos desafios ambientais, encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente. Princípio contra a Corrupção - Algumas empresas do Setor Elétrico aderiram ao Pacto Global

DIMENSÃO GERAL Informações gerais da empresa: Tipo de sociedade; Contrato de concessão; Negócio; Forma de gestão; História, missão, princípios e valores; Mensagem da Administração; Relacionamento com partes interessadas; Canais de comunicação; Controles de riscos; e Indicadores operacionais e de produtividade.

DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA Modelo, práticas adotadas, adesão aos níveis diferenciados de GC. Prestação de contas – relatórios, mecanismos de transparência aos acionistas, princípios éticos. Relacionamentos com Acionistas – previsões estatutárias sobre conduta e situações de conflito. Conselho de Administração – critérios de escolha, estrutura e funcionamento (conselheiros independentes). Garantia a direitos de tag along para as suas ações preferenciais.

DIMENSÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Dar transparência ao desempenho e impactos econômico-financeiros. Apresenta indicadores: Geração e distribuição de riqueza (empregados, governo, terceiros, acionistas e os valores retidos) – Análise da DVA; Detalhamento da distribuição da riqueza ao governo (tributos e encargos setoriais); Inadimplência setorial; Investimentos na Concessão; e Desempenho: margem, EBITDA, liquidez, rentabilidade e endividamento.

DIMENSÃO SOCIAL E SETORIAL Indicadores Sociais Internos e Externos: Empregados e trabalhadores terceirizados; Clientes/Consumidores; Fornecedores; e Comunidade, Governo e Sociedade. Slide 2/24

DIMENSÃO SOCIAL E SETORIAL Indicadores Setoriais Universalização; Tarifa de Baixa Renda; Programa de Eficiência Energética – PEE; e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Científico (P&D). Slide 2/24

DIMENSÃO AMBIENTAL Indicadores Ambientais (dados físicos, recursos aplicados, resultados alcançados) Impactos, Ciclo de Vida e Preservação Ambiental: Recuperação de áreas degradadas; Preservação de Áreas de Patrimônio da União; e Disposição de Resíduos. Educação Ambiental. P&D Voltados ao Meio Ambiente. Eficientização Energética. Slide 2/24

PRÓXIMOS PASSOS Emissão do Despacho pelo Superintendente da SFF – Alteração do Manual de Contabilidade Disponibilização do Manual de Elaboração do Relatório Anual de Responsabilidade Socioambiental no site da ANEEL Slide 2/24

FIM Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Setor Elétrico Maria de Fátima F. Vieira Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira – SFF Contatos: (61) 2192-8811 fvieira@aneel.gov.br