A Oferta do Consumidor sob a Ótica do Marketing

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BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

A Oferta do Consumidor sob a Ótica do Marketing Autor do Artigo: Wagner B. Godinho Equipe: Adilson de Almeida Alex Spirandelli Edenilson Bitencourt Fabrizio Silveira Leandro Soares Leonardo Zorato

Introdução Caso Marta Escolha de seu Primeiro Carro

Comparação entre Modelos Preço

Comparação entre Modelos Conforto

Comparação entre Modelos Segurança

Comparação entre Modelos Custo de Peças de Reposição

Comparação entre Modelos Definição de Prioridades Satisfação Conveniência Custo Benefício

Satisfação e Valor Percebido Conceitos Boss (1993,p.s) “... A qualidade do Serviço fornecido por uma empresa se traduz pela satisfação de seus Clientes” Kotler (1993, p.s) “... Um cliente procura entre os produtos e serviços oferecidos, aquele que lhe oferece o máximo valor”

Satisfação e Valor Percebido Situações que podem Ocorrer: Descontentamento ou Decepção Satisfação Superação das Expectativas

Satisfação e Valor Percebido “ Valor entregue ao cliente é a diferença entre o Valor Global Percebido e o Custo Total” Diferenciação Criar Valores ao Consumidor

Recursos do Consumidor Por Engel, Blackwell e Miniard Econômicos Temporais Cognitivos

Recursos do Consumidor Novos Aspectos a serem considerados Econômicos* Temporais* Sensoriais Emocionais Espaciais

Recursos Econômicos Curiosidades Os 20% mais ricos possuem 40% do capital Os 10% mais ricos possuem 25% do capital Fonte Banco Mundial (1996)

Recursos Econômicos Concessão de Crédito Consumo x Expectativas Futuras Consumo x Potencial de Mercado

Recursos Temporais Tempo x Consumo Tempo Remunerado Tempo Obrigado Tempo Discricionário

Recursos Temporais Atividades que Consomem Tempo

Recursos Temporais Compra de Serviços

Compra de Bens Duráveis e não-duráveis Recursos Temporais Compra de Bens Duráveis e não-duráveis

Recursos Temporais Atividades Simultâneas

Atributo de Reduzir O Valor do Tempo Recursos Temporais Atributo de Reduzir O Valor do Tempo

Recursos Sensoriais Percepção sensitiva

Recursos Sensoriais Recursos Cognitivos

Recursos Sensoriais Distribuição da capacidade cognitiva Direção Intensidade

Chamar a atenção dos Consumidores Recursos Sensoriais Recursos Sensoriais Chamar a atenção dos Consumidores

Recursos Sensoriais Chamar a atenção dos Consumidores

Recursos Emocionais

Recursos Emocionais Componentes Cognitivos Sentimentos Conativo

Recursos Espaciais Custo do Espaço

Recursos Espaciais Dimensões de Produtos

Considerações Finais Considerações Finais

FIM