A Oferta do Consumidor sob a Ótica do Marketing Autor do Artigo: Wagner B. Godinho Equipe: Adilson de Almeida Alex Spirandelli Edenilson Bitencourt Fabrizio Silveira Leandro Soares Leonardo Zorato
Introdução Caso Marta Escolha de seu Primeiro Carro
Comparação entre Modelos Preço
Comparação entre Modelos Conforto
Comparação entre Modelos Segurança
Comparação entre Modelos Custo de Peças de Reposição
Comparação entre Modelos Definição de Prioridades Satisfação Conveniência Custo Benefício
Satisfação e Valor Percebido Conceitos Boss (1993,p.s) “... A qualidade do Serviço fornecido por uma empresa se traduz pela satisfação de seus Clientes” Kotler (1993, p.s) “... Um cliente procura entre os produtos e serviços oferecidos, aquele que lhe oferece o máximo valor”
Satisfação e Valor Percebido Situações que podem Ocorrer: Descontentamento ou Decepção Satisfação Superação das Expectativas
Satisfação e Valor Percebido “ Valor entregue ao cliente é a diferença entre o Valor Global Percebido e o Custo Total” Diferenciação Criar Valores ao Consumidor
Recursos do Consumidor Por Engel, Blackwell e Miniard Econômicos Temporais Cognitivos
Recursos do Consumidor Novos Aspectos a serem considerados Econômicos* Temporais* Sensoriais Emocionais Espaciais
Recursos Econômicos Curiosidades Os 20% mais ricos possuem 40% do capital Os 10% mais ricos possuem 25% do capital Fonte Banco Mundial (1996)
Recursos Econômicos Concessão de Crédito Consumo x Expectativas Futuras Consumo x Potencial de Mercado
Recursos Temporais Tempo x Consumo Tempo Remunerado Tempo Obrigado Tempo Discricionário
Recursos Temporais Atividades que Consomem Tempo
Recursos Temporais Compra de Serviços
Compra de Bens Duráveis e não-duráveis Recursos Temporais Compra de Bens Duráveis e não-duráveis
Recursos Temporais Atividades Simultâneas
Atributo de Reduzir O Valor do Tempo Recursos Temporais Atributo de Reduzir O Valor do Tempo
Recursos Sensoriais Percepção sensitiva
Recursos Sensoriais Recursos Cognitivos
Recursos Sensoriais Distribuição da capacidade cognitiva Direção Intensidade
Chamar a atenção dos Consumidores Recursos Sensoriais Recursos Sensoriais Chamar a atenção dos Consumidores
Recursos Sensoriais Chamar a atenção dos Consumidores
Recursos Emocionais
Recursos Emocionais Componentes Cognitivos Sentimentos Conativo
Recursos Espaciais Custo do Espaço
Recursos Espaciais Dimensões de Produtos
Considerações Finais Considerações Finais
FIM